8 dicas sobre como abrir uma microfranquia

como abrir uma microfranquia

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Pensando em abrir uma microfranquia? No texto de hoje, vou apresentar algumas dicas para quem quer ser um microfranqueado. Siga comigo e descubra como abrir uma microfranquia do jeito certo.

Se você já pensou em ter seu próprio negócio, já deve ter se feito essa pergunta em algum momento: “como abrir uma microfranquia?” 

Ainda mais se você nunca teve um negócio ou não tem nem ideia de como funciona uma microfranquia. Não se preocupe, isso é mais comum do que você pensa.

Para te ajudar a entender melhor sobre o tema, vou apresentar 8 dicas para você poder abrir uma microfranquia do jeito certo. O texto não será apenas sobre uma rede de microfranquias, as dicas são amplas e vão te ajudar a encontrar o melhor caminho para você.

8 dicas para ter uma microfranquia

1. Faça uma auto análise

Antes de qualquer outra dica, é preciso ressaltar a importância do futuro empreendedor fazer uma auto análise criteriosa e verificar se realmente ele deseja ter uma franquia/microfranquia.

Só após entender se realmente é isso que quer, é que estará pronto para as demais dicas que irei dar. Ser dono de algo, ainda que seja uma microfranquia requer um espírito empreendedor, além da vontade real de empreender.

Então, se entrou nesse artigo para ter algumas dicas de como abrir uma microfranquia, primeiro de tudo é preciso que você avalie de forma geral se essa ideia é realmente o que você busca para seu futuro. Se sim, então as próximas dicas vão te ajudar bastante. 

2. Escolha um negócio que combine com você

Assim como é importante você fazer uma auto análise, será muito importante que você escolha um segmento de combine com o seu perfil. Dessa forma, vai garantir que estará trabalhando com algo que tem tudo a ver com você.

‍Nada é mais desmotivador do que trabalhar com algo que se não gosta. No curto prazo pode até funcionar, porém, no médio e longo prazo, você irá ser afetado por ter que dedicar sua vida para algo que não acredita e não lhe traz satisfação pessoal e profissional.

Então, se escolher uma microfranquia que esteja alinhada com os seus objetivos, ela precisa ser de um segmento que te motiva a aprender mais sobre e te trazer uma excelente perspectiva de futuro, suas chances de sucesso (e longevidade) são muito grandes.

3. Analise o mercado

Identificou o segmento que mais combina com seu perfil? Então é chegada a hora de analisar o mercado que ele está inserido. Além disso, é preciso verificar se esse tipo de microfranquia existe próxima a você. 

como abrir uma microfranquia

Se a resposta for afirmativa, então você deverá estudar o mercado que irá trabalhar, considerando questões com o público alvo e concorrência. Para ter uma estrutura de planejamento que seja aplicável no seu novo negócio.

Para ter mais informações sobre a rede de microfranquias que você está almejando trabalhar, verifique na COF, a Circular de oferta de franquia.

Na COF você terá diversas informações, principalmente as informações financeiras sobre a rede escolhida. Esse documento te ajudará e muito a decidir se a franquia é boa e combina com o seu perfil. Caso não seja, você poderá encontrar outra.

Além disso, é possível conseguir através da COF contatos de outros franqueados. Dessa maneira você poderá conversar diretamente com eles e verificar se realmente é o que espera/deseja.

4. Tenha uma assistência jurídica

Tão importante quanto entender como abrir uma microfranquia é fazer o processo do jeito certo. Para que tudo ocorra dessa maneira, indico fortemente que busque a assistência de um profissional capacitado na área jurídica.

Dessa forma, você não correrá o risco de ser passado para trás por uma empresa mal intencionada. Com um profissional da área te ajudando, você terá total respaldo sobre o contrato e as letras miúdas que possam vir a te gerar fortes dores de cabeça.

5. Escolha do ponto comercial

Esse item, certamente vai estar ligado ao sucesso ou insucesso do seu novo negócio. O ponto onde a microfranquia vai operar é de suma importância, sendo através dele que os clientes chegarão até você.

Um bom ponto comercial, vai agregar muito valor ao seu pequeno empreendimento. Com uma maior ocorrência de clientes e tráfego de pessoas que possam vir a se tornarem clientes da sua microfranquia. 

O contrário também é válido, um ponto ruim vai diminuir as chances de mais pessoas buscarem seu negócio. Bons lugares, quase sempre estejam atrelados a autos custos, o que pode afastar os empreendedores com menos recursos de buscarem essas opções.

Uma dica que deixo para quem procura o melhor endereço por um valor minúsculo é que busquem um serviço de coworking (escritórios compartilhados). Dessa forma, você terá a certeza de que sua microfranquia estará em um excelente endereço, pagando pouco.

Se você gostou da ideia de um endereço privilegiado, pagando pouquíssimo, recomendo que conheça a Smart Escritórios Inteligentes. Com a gente, você pagará uma parcela minúscula e terá inúmeros benefícios, dentre eles:

  • Endereço privilegiado em importantes centros comerciais de grandes cidades;
  • Um ambiente que reúne o que tem de mais moderno em escritórios;
  • Possibilidade de networking com outras empresas e profissionais independentes que também ocupam o mesmo endereço;
  • Endereço fiscal e comercial;
  • Gigantesca economia: na pequena parcela mensal já estão inclusos os gastos com aluguel, estacionamento, recepção, energia elétrica, água, limpeza, manutenção, internet de altíssima velocidade, IPTU, entre outros muitos gastos para manter um escritório convencional.

Clique aqui e descubra muito mais sobre a Smart Escritórios Inteligentes.

6. Não se esqueça da concorrência

Acima falei brevemente sobre considerar a concorrência, porém agora é hora de falar separadamente sobre isso. Conheça a sua concorrência da forma mais completa possível para poder ter o máximo de informações úteis sobre eles.

Veja os pontos fracos e fortes da concorrência e faça um comparativo realista com os prós e contras do seu negócio também. Com isso você poderá aprender com os erros deles e duplicar o que deu certo na sua franquia, além de trazer novidades ao seu negócio.

Mesmo que sua concorrência seja acirrada, isso poderá ser bom para seu negócio. Pois, o fluxo grande de pessoas aos arredores, poderá trazer novos clientes para sua empresa. Muitas vezes franquias de um mesmo segmento, podem dividir a vizinhança e ambos terem excelentes resultados. 

7. Conheça bem o seu franqueador

Tão importante como as dicas acima, é conhecer bem o seu franqueador. E quando falo em conhecer bem, é fazer uma análise profunda sobre ele. Se atentando para saber, questões como:

  • Quanto tempo essa marca está no mercado? 
  • Quantas franquias/microfranquias essa empresa possui?
  • Existe uma matriz que a marca atue?

Essas questões são importantes, para você saber com quem está lidando e entender se realmente é uma empresa séria com credibilidade no mercado, ou apenas uma forma de você desperdiçar seu tempo e dinheiro.

8. Entenda claramente o seu papel de franqueado

Para fechar a lista de dicas sobre como abrir uma microfranquia, é muito importante que você entenda bem o seu papel como franqueado. E isso é um ponto, que vejo que muitos não consideram até começar a receber uma série de diretrizes que devem seguir a risca para ser um franqueado.

É importante que você saiba que você não será o dono dessa marca, você apenas é um franqueado que deve agir de acordo com o processo de seu franqueador.

Então, se você deseja ter total liberdade e fazer as próprias regras, uma microfranquia, certamente não te possibilita fazer tudo do seu jeito. É claro, que você terá certas liberdades, porém só até certo ponto.

Agora, se você é daqueles que buscam um padrão para seu trabalho e que está pronto para seguir uma “receita”, ter uma microfranquia poderá ser uma excelente escolha.

Todas as dicas, juntamente com essa, são sobre você entender todo o entorno de ter uma franquia/microfranquia. Seguindo os pontos que foram apontados a suas chances de sucesso e realização pessoal são bem maiores.

Conclusão

No texto de hoje, te mostrei 8 dicas para entender como abrir uma microfranquia. Com elas você pode ficar mais esclarecido sobre como decidir se microfranquias são o que você procura para seu futuro enquanto empreendedor. Além de entender como tomar as melhores decisões para seu negócio.

Para mais textos sobre empreendimentos e franquias, continue acompanhando o blog da Smart. Os artigos são desenvolvidos a partir das necessidades que julgamos mais relevantes para quem pretende ou já empreende. Dessa forma, você sempre terá um excelente artigo para te ajudar.

No assunto franquias/microfranquias, temos dois textos excelentes para te ajudar com isso: 

Além disso, temos um artigo que traz um excelente questionamento para quem pretende empreender “Qual a idade ideal para empreender? Será que é tarde demais para você?”.

Não esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. 

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas