Hoje, 29 de outubro, é Dia Nacional do Livro. Que tal aproveitar a data e iniciar uma leitura estimulante? A Smart separou as 9 dicas de livro da nossa página no Facebook. Confira:
A Google integrou por sete anos a lista mundial da revista Fortune como uma das “melhores empresas para se trabalhar”. Com escritórios que são uma verdadeira área de lazer e horários flexíveis, a empresa tornou referência no mundo todo. Em seu livro “Um novo jeito de trabalhar”, Laszlo Bock – o vice-presidente de RH da Google – explora esse case de sucesso e revela como os líderes podem reter talentos, promover a criatividade, gerar satisfação e aumentar o desempenho dos seus colaboradores com ideias inovadoras.
2. O poder de pensar fora da caixa
Quando pediram para Newton Ribeiro, presidente da Imaginarium, indicar um livro para empresários, ele não teve dúvidas e recomendou “O poder de pensar fora da caixa”, de William Thorndike Jr. A obra conta a história dos oito CEOs que mais criaram valor para os seus negócios e suas características comuns. Uma delas é dar autonomia para as equipes, o que pode ser difícil para o pequeno empresário, acostumado a controlar cada ação da empresa.
A presidente da Associação Brasileira de Franchising, Cristina Franco, indica o “1929” para aqueles que desejam empreender. A obra de Ivan Sant’Anna descreve a quebra da Bolsa de Nova York e dá ao leitor um olhar mais abrangente sobre a crise brasileira. Ele mostra que o mercado dá sinais de que algo está errado e que aqueles que observam de maneira mais crítica a situação se salvam da quebra.
O diretor da Endeavor, Juliano Seabra, indica o livro “Salto”, de Matthew Syed, para novos empreendedores. Na obra, o autor detalha a importância de estudar e se especializar para ser bem-sucedido. Argumenta ainda que o sucesso da empresa não depende de talento nato e, sim, de muita dedicação, esforço e treino. O quanto e como você treina é o que faz a diferença tanto para os negócios.
Essa indicação vem direto das prateleiras de Bill Gates. Para o empresário, o trabalho de Brooks em “Aventuras Empresariais” é um grande lembrete de que as regras para administrar um negócio forte e criar valor não mudaram. “Primeiro, há um fator humano essencial em cada empreendimento empresarial. Não importa se você tem um produto perfeito, um plano de produção ou um pitch de marketing; você ainda precisará das pessoas certas para liderar e implementar esses planos”, escreve Gates.
6. Dilema da Inovação – Quando As Novas Tecnologias Levam Empresas Ao Fracasso
Certa vez, Jeff Bezos, líder da Amazon, pediu a seus gerentes seniores lerem “O Dilema da Inovação” para refletirem sobre a obra durante uma reunião da empresa. O livro mostra por que boas empresas perderam a liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura. Vale a pena a leitura.
7. Um exemplo para chamar de seu
A obra é um e-book gratuito desenvolvido pela Endeavor, em parceria com o Sebrae. O título A reúne 50 histórias de empreendedores que, entre altos e baixos, construíram um sonho. O objetivo é servir de inspiração e estímulo aos novos empreendedores. Para baixar, acesse http://bit.ly/2uirbg5
Pioneira no comércio de livros pela internet, a Amazon esteve à frente da primeira grande febre das pontocom. Mas Jeff Bezos, seu visionário criador, não se contentaria com uma livraria virtual descolada: ele queria que a Amazon disputasse de uma seleção ilimitada de produtos e preços radicalmente baixos – e se tornasse “a loja de tudo”. Para pôr em prática essa visão Bezos desenvolveu uma cultura corporativa de ambição implacável e de alto sigilo que poucos conheciam de verdade.
9. Diferente – Quando a exceção dita a regra
O fundador e CEO da Reserva, Rony Meisler conta que “Diferente – Quando a exceção dita a regra” é um dos melhores livros que já leu. A obra lança um olhar único e preciso para entender como se destacar em um mercado cada vez mais padronizado.
O que achou das nossas indicações? Tem alguma para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!