Neste modelo estruturado e controlado, podemos encontrar as formas mais rápidas e eficazes de tomar decisões imediatas e acelerar os lucros. Conheça neste artigo a liderança autocrática.
Os principais estilos de liderança são: liderança democrática, onde há uma participação do grupo na tomada de decisões, mas o líder é o definidor das ações.
Liderança liberal, onde o poder de decisão está nas mãos do grupo de trabalho.
E a liderança autocrática, que veremos neste artigo.
Neste modelo de liderança, veremos que é o mais eficaz em termos de tempo de tomada de decisão, já que o poder está centrado em um líder que decide tudo, desde a concepção do projeto até a apresentação do resultado.
É, por este motivo, que acarreta menos carga de trabalho aos prestadores de serviço, já que eles recebem ordens diretas sem espaço para questionamentos ou debate de ideias.
Por outro lado, os grupos de trabalho costumam apresentar uma tensão maior, já que o estresse de apresentar resultados e a falta de diálogo com o líder pode levar à desmotivação e a geração de conflitos internos dentro da equipe.
Mas não se preocupe! Neste artigo veremos como trabalhar com este tipo de liderança de uma forma que a sua empresa vai otimizar o tempo visando a obtenção rápida de lucratividade!
Origem
A palavra autocracia emerge dos radicais gregos autos, que significa por si próprio, e kratos, que significa poder. Pode ser definida como “o poder pelo poder”.
Sua história remete ao Império Bizantino, onde o imperador se denominava “autocrator”. O que significava para a população que o seu poder era único, ilimitado e incontestável.
O que é?
Segundo definição do site do SEBRAE, na liderança autocrática o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões, enquanto os colaboradores não têm liberdades de escolha ou opinião.
Parece horrível, eu sei, porém, no mundo do empreendedorismo, esta pode ser uma saída rápida e eficaz para empresas que precisam apresentar resultados imediatos.
As principais características da liderança autocrática são o trabalho estruturado e controlado. Neste modelo, o líder define as metas, o projeto e o modo de trabalho. A informação é passada aos trabalhadores que o realizam no tempo estipulado.
Os líderes autocráticos são assertivos e obstinados. Para isso, eles precisam estar munidos de toda a informação necessária, desde antes do da implementação do projeto e durante todo seu processo.
Muitos utilizam do raciocínio rápido e processual, baseado em fatos coletados.
Dessa maneira, o líder cria uma espécie de planilha correlativa, onde tem de um lado os cenários possíveis e do outro quais decisões devem ser tomadas.
Por isso, os líderes costumam ser os que contam com a maior experiência, já que são eles que tomam as decisões sem consultar a equipe de trabalho. É preciso ter muito conhecimento de causa para não cometer erros.
Como aplicá-la?
Por ser um processo rígido, exige uma implementação clara e estruturada. Cada passo do processo deve ser cuidadosamente pensado antes de ser implementado, para que não haja falhas na estrutura.
Uma análise de dados e cenários é fundamental antes de sua implementação. Somente munido de todas as informações necessárias, o líder pode armar o seu grupo de trabalho e passar-lhes as suas atribuições.
+ Veja também: Liderança Democrática: O que é e como aplicá-la?
Normalmente na liderança autocrática o grupo de trabalho é homogêneo, ou seja, todos devem ter aptidões parecidas e exercer tarefas semelhantes.
Obviamente, esta não é uma regra e alguns líderes preferem diversificar o seu grupo e delegar tarefas específicas para cada colaborador.
Uma das características da liderança autocrática é a implementação de recompensas ou benefícios.
Como a equipe de trabalho costuma se desmotivar com mais frequência, devido à falta de participação, cria-se um modelo de recompensa ou benefícios visando mantê-los motivados.
As recompensas costumam ser financeiras, gerando um lucro extra ou uma participação em uma venda. Já os benefícios podem variar de acordo ao segmento. Pode ser uma viagem, feriados extras, menor carga horária, etc.
Dessa forma, o líder se assegura que a sua estrutura de trabalho não vai gerar estresse aos trabalhadores e que o controle pode ser feito de maneira eficaz, já que o liderado vai querer demonstrar seu trabalho.
Vantagens de escolher a liderança autocrática
Em situações estressantes ou em tempos de crise, a liderança autocrática é o modelo a seguir.
Não é à-toa que instituições com atendimentos de emergência, como os bombeiros e a polícia, utilizam deste modelo.
Se você precisa de resultados rápidos e lucro imediato, este é o modelo a seguir!
O bom líder autocrático sabe que a otimização do tempo e dos gastos é um fator primordial na sobrevivência financeira de uma empresa.
Por exemplo, um líder assertivo questionaria o fato de pagar um aluguel mensal de uma sala ou escritório, se este só é usado 6 dias por semana, 8 horas por dia, não é o ideal!
Neste exemplo, durante 480 horas do mês o local não é sequer usado! Além disso, estão as preocupações diárias com limpeza, água, luz, etc.
A maneira de evitar jogar este dinheiro fora é buscando unidades de coworking!
Por que você ficaria queimando dinheiro se existem locais para onde você pode transferir a sua empresa e economizar?
Comece a exercer sua liderança autocrática agora mesmo e conheça as salas de reuniões e escritórios executivos da Smart Coworking!