Esta é a pergunta que está na cabeça de vários empreendedores. Neste artigo, você vai encontrar respostas para esta e outras perguntas!
Vai passar! A pandemia, a crise econômica causada pelo Coronavírus, o distanciamento social… tudo isso vai passar.
O que vai ficar é o novo comportamento de compra do consumidor.
Se estamos aprendendo algo é que o mercado precisou se reinventar nestes últimos meses.
Alguns comportamentos de compra que já eram tendência, como as compras através de aplicativos, foram antecipados.
Por isso, muitas pessoas estão traduzindo a palavra crise por oportunidade.
Empreender nestes novos tempos pode ser nebuloso, mas você não precisa caminhar no escuro.
Neste artigo vamos responder às principais dúvidas que os empresários têm antes de começar a empreender nestes tempos de pandemia e crise social.
Este é o momento para iniciar um novo negócio?
Sem dúvida!
Com a diminuição dos postos de trabalho no mercado, muitas pessoas estão migrando ao empreendedorismo – e com sucesso.
Porém, antes de abrir uma empresa existem diversos fatores que devem ser considerados.
O comportamento de compra do consumidor está mudando, talvez para sempre. Isto gerou uma quebra de paradigma no modelo de compra e venda.
Se você quer saber mais sobre quebra de paradigma, leia este artigo.
Antes de começar, faça uma análise de mercado. Veja onde você pode posicionar a sua empresa e se ela se adapta às necessidades dos tempos modernos.
Depois, pesquise onde vai ser a sua área de atuação, onde o seu produto ou serviço se encaixa e como você quer vendê-lo.
Trate de usar as novas tecnologias para estar em sintonia com seus clientes.
Se você tem dificuldades para fazer isto sozinho, pode contratar uma equipe ou clicar aqui para saber como ser um bom gestor.
A troca de experiência entre empreendedores é um bom caminho para superar este desafio?
Não só é um bom caminho como é fundamental nos dias de hoje. Em tempos de incertezas, podemos apenas contar com as experiências próprias e de outras pessoas.
Já publicamos neste blog um artigo explicando as vantagens de compartilhar conhecimento e o que são as teias de interdependência.
Se você perdeu, ainda dá tempo! Leia o artigo completo aqui.
A troca de experiência com outros empreendedores, esteja eles começando a empreender ou bem posicionados no mercado, pode evitar que você cometa muitos erros!
Lembre-se que há outras pessoas passando pelos mesmos problemas que você e que uma conversa ou troca de informações pode ser decisiva na hora de tomar uma decisão acertada.
Para isso, você tem algumas ferramentas.
Desde grupos de WhatsApp a reuniões por Zoom, as plataformas digitais são um grande meio de conexão entre empreendedores.
Leia, assista vídeos, participe de web-conferências, inscreva-se em uma newsletter.
Há várias opções no meio digital que podem suprir as dificuldades causadas pelo distanciamento social.
Porém, nada substitui a 100% de interação pessoal.
Outra dica que damos é levar seu negócio ao coworking e conectar-se com outros profissionais e possíveis clientes ou colaboradores.
Se você ainda não sabe se o coworking é para você, dê uma olhada neste artigo que explica tudo sobre a inserção da sua empresa nesse ambiente.
Quais setores de mercado estão mais aquecidos?
Claro que abrir uma casa noturna ou um hotel não é a melhor ideia para o momento de distanciamento social.
Empreender em mercados seguros e em alta lhe dá uma segurança para começar no meio empresarial com o pé direito.
Obviamente que o setor de tecnologia está em alta. Com as pessoas em casa, as plataformas de streaming e os aplicativos de celular estão sendo utilizados como nunca.
Empresas de delivery que funcionam exclusivamente através do celular, tem sua marca exposta pelas ruas das principais cidades do país.
Com as empresas de mobilidade urbana, são elas as que mais aparecem nos celulares.
O setor gastronômico também voltou a se aquecer.
Embora empreender com um local fixo não seja a ideia mais segura para o momento, diversos bares, restaurantes e lancherias se adaptaram ao distanciamento social.
Desde pizzarias a cervejarias artesanais, todos tem a sua fatia neste mercado.
Com o cliente preocupado em ficar em casa, mas experimentando as experiências de sempre, o delivery apareceu para fazer este intermediário.
Outro setor que vale a pena destacar é o setor de beleza e higiene.
Com a preocupação em manter a limpeza da casa ou local de trabalho, as compras de produtos de higiene aumentaram visivelmente.
Aumentaram também os cuidados com a beleza em casa.
Na incerteza de ir a um centro de estética, muitas pessoas têm comprado produtos que possam ser aplicados no conforto do lar.
Como começar um negócio gastando pouco?
O mercado acordou para algo que parece óbvio: cortar gastos é fundamental para refletir na lucratividade!
Diversas empresas estão passando seu ponto de venda do local fixo para a internet.
Porém, você que está começando a empreender, já pode começar um passo a frente.
Para não ter que passar o mês se preocupando com o aluguel, gastos extras, limpeza, etc., sugerimos o modelo de coworking.
Para que ficar pagando 24 horas do dia por um local que você utiliza 6, 8 ou 12 horas?
Para evitar este gasto inicial que derruba muitas empresas, diversos empresários já estão nos escritórios de coworking desde a criação do negócio.
Conheça hoje mesmo a Smart Coworking e tenha seu próprio escritório!
Você não precisa estar há anos no mercado para entrar no seu primeiro escritório executivo.
Faça isso hoje mesmo e não perca mais tempo! Conheça os escritórios inteligentes da Smart Coworking buscando a unidade mais próxima de você e bons negócios!