Por que fazer pesquisa de clima organizacional na sua empresa?

Se você ainda acredita naquela velha máxima de que trabalhador que ganha bem é trabalhador satisfeito, você vai ficar surpreso ao implementar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa.

 Às vezes, em uma empresa, nos deparamos com situações que são difíceis de entender.

Quando tudo parece andar bem, vemos problemas internos, insatisfação, atrasos e – não por acaso – queda na produção.

Isto se dá devido a um problema de avaliação do clima organizacional da empresa, algo a que um gestor eficiente deve estar sempre atento, já que o capital humano e suas relações são fundamentais para a produtividade.

É por isso que neste artigo vamos não só explicar o que é a pesquisa de clima organizacional como também indicar o passo a passo para implementar uma, na sua empresa.

Antes de começarmos, você sabe o que é motivação organizacional?

Conhece a Teoria dos Dois Fatores? Se a resposta é não, dê uma lida neste artigo que preparamos.

Tudo certo? Vamos lá!

O que é a pesquisa de clima organizacional?

clima organizacional

Dentro de um ambiente de trabalho, cada colaborador é um setor e todos os setores devem funcionar de maneira saudável para que a engrenagem funcione corretamente.

A pesquisa de clima organizacional é uma metodologia usada para identificar o grau de satisfação e motivação de seus colaboradores através do levantamento de dados e opiniões pessoais.

Também é uma forma de fomentar os estímulos pessoais de cada colaborador e o bom relacionamento entre a equipe.

Normalmente chefiada pelo setor de RH, esta pesquisa busca, através de dados, medir se o ambiente de trabalho está equilibrado, livre de crises internas e emocionalmente saudável.

Para que serve a pesquisa de clima organizacional?

A principal vantagem da pesquisa de clima organizacional é a informação.

Com esta informação é possível melhorar o rendimento da equipe através de medidas que seriam consideradas desnecessárias antes da pesquisa.

Segundo pesquisa, funcionários motivados são 31% mais produtivos. Mas como saber se de verdade eles estão motivados?

Fatores internos e externos podem afetar na produção de seu colaborador, e não basta ser um líder liberal para estar a par de tudo o que ocorre com cada membro da sua equipe.

A pesquisa de clima organizacional não vai apenas mostrar como a sua empresa pode melhorar para que os colaboradores produzam mais, mas também que táticas adotar para que eles se sintam mais à vontade para isso.

Esta ferramenta tem vários benefícios, como a retenção de profissionais competentes, a percepção individual de cada membro como parte importante da empresa e a solução de conflitos antes mesmo de eles ocorrerem.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional com a sua equipe de trabalho

É comum para gestores de RH encontrar um clima desgastado e queixas pessoais por parte dos colaboradores.

Tudo isso pode ser evitado com a implementação da pesquisa de clima organizacional.

Por isso, vamos conferir o passo a passo para que você possa implementar na sua empresa ou com a sua equipe de trabalho.

Passo 1: Planejamento e objetivos

Nesta primeira etapa, vamos definir os parâmetros da pesquisa e que tipo de objetivos queremos alcançar.

Para isso, vamos definir que tipo de perguntas faremos para conhecer melhor nosso colaborador, como mediremos as respostas, quando e como a pesquisa deve ser implementada, etc.

Dica Smart: Seja breve e direto. Uma pesquisa longa pode mascarar resultados.

Passo 2: Comunicação e aplicação

Antes de começar a pesquisa, todos devem estar avisados de sua implementação, caso contrário, fica a impressão de que você está fazendo experimentos com seu grupo.

Também é importante que as perguntas sejam as mesmas para todos.

A aplicação pode ser presencial ou por internet.

Muitas vezes o trabalhador se sente mais à vontade em responder às perguntas em casa, sem a pressão do grupo ou dos seus gestores.

Dica Smart: Uma pesquisa anônima pode render resultados mais confiáveis. Para isso, você pode entregar a pesquisa escrita a cada colaborador e ele deve devolvê-la em sigilo no departamento de RH.

Passo 3: Reunião de dados e análise

Uma vez que todos os funcionários da equipe de trabalho tenham participado da pesquisa de clima organizacional, você deve analisar os dados recebidos.

Com base nos objetivos traçados no primeiro passo, identifique quais os principais acertos e quais os principais equívocos que a pesquisa apontou.

Dessa forma, você vai poder saber onde precisa atuar de forma mais rápida e onde ainda se pode melhorar.

Dica Smart: Não pessoalize a pesquisa. Embora os comentários sejam individuais, não exponha nem personalize problemas em apenas um funcionário.

Se houver alguma denúncia grave, encaminhe para o RH e chame o colaborador para uma conversa sem chamar atenção desnecessária.

Passo 4: Motivando seu grupo de trabalho

Uma equipe de trabalho normalmente só precisa de um ambiente motivador e livre de conflitos para desempenhar um bom trabalho.

Para isso, aplique técnicas e dinâmicas motivacionais, incentive a participação de todos os setores nas tarefas e trabalhe na melhoria constante dos ambientes de trabalho.

Dica Smart: Analise se sua empresa se encaixa no modelo coworking. Com um ambiente prazeroso, o clima da empresa e a percepção do colaborador já melhora.

Para isso, você pode levar a sua empresa para o melhor coworking do Brasil. Com a Smart Coworking, além de melhorar o ambiente você ainda pode economizar usando este endereço fiscal.

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