Um empreendedor Smart precisa ter algumas características extremamente importantes e, é sobre elas que vamos falar hoje.
Se você já possui um negócio e busca aprimora-lo, entenda que antes de mais nada, precisa melhorar a parte de liderança.
Um empreendedor precisa ter algumas características essenciais para que possa “comandar” sua empresa com sucesso, uma delas é entender a importância de saber liderar.
Todo empreendedor precisa saber ser líder, independente se você tem ou não funcionários, é líder da mesma forma porque você está se liderando, e liderando a empresa.
Com isso, se faz necessário alcançar a máxima excelência para que seu negócio chegue onde almeja. É nesse momento que a liderança Smart entra para ajudar a entender o que você precisa ter para ser um líder Smart.
Existem características específicas, que essa liderança apresenta, por isso listamos as principais:
Características de um líder smart
Não adianta ter um ótimo time se tem um líder que não exerce seu papel corretamente. É como ter uma Ferrari e não saber dirigir.
Por isso, para que você seja um ótimo “condutor”, separamos as principais características desse tipo de líder.
Ser Justo:
Um líder justo não é aquele carrasco que todos temem, mas aquele que define limites para todos de forma extremamente justa e clara.
Por exemplo, elaborar um manual do colaborador é uma boa alternativa porque é possível pontuar o que vai ser aceito e o que não vai ser aceito na empresa.
Dessa forma, o colaborador não poderá afirmar que não tem conhecimento desses limites, pois ele terá o manual do colaborador com tudo claramente escrito.
Um líder Smart precisa usar sua inteligência para manter a ordem, de uma forma que a própria equipe desenvolva o senso de responsabilidade sobre as regras e acima de tudo sobre suas responsabilidades.
Ser Coerente:
Ser um líder coerente é importante porque todos confiam na sua palavra, não adianta você falar algo e fazer algo totalmente diferente, você estará sendo incoerente.
Sendo um líder incoerente pode trazer algumas situações desagradáveis por exemplo, na sua equipe alguém se tornar o líder pelas suas costas, mas você continua acreditando que exerce esse papel muito bem mas na verdade, já substituíram você.
Por fim, com uma boa coerência a sua equipe terá mais confiança e segurança em tudo na empresa.
Ser Flexível:
Obviamente que você deva ser totalmente duro com seus funcionários, mas é preciso ter firmeza para conseguir fazer o negócio crescer.
Mas, ter a flexibilidade é bom até para criar boas relações, mas não seja tão flexível a ponto de prejudicar a empresa.
Seja amigo dos seus colaboradores, esteja aberto para esclarecer dúvidas e faça com que o ambiente de trabalho seja um lugar legal.
Por fim, no momento de cobrar, cobre mas sem grosseria ou seja, tenha a flexibilidade.
Empreendedor smart
Independente se a sua empresa é registrada ou não, você precisa pensar lá no final, que é o seu lucro.
É nesse momento que entra a parte de quanto você vai investir e por quanto você vai vender.
Entenda que a empresa que deve servir o empreendedor, mas saiba que no início não é assim porque é aquele treinamento, após esse início lembre-se dessa frase que citamos.
Dessa forma, o lucro é o seu ponto principal a ser pensado, porque sem o lucro, qual o motivo de continuar com a empresa?
Entenda que a empresa é geradora de lucros, para conseguir esses lucros é necessário ter certeza que esse produto ou serviço que você escolheu, interessa as pessoas e qual o público se interessa mais.
Tudo isso é algo importante a se pensar para não ficar no prejuízo e ter que acabar fechando seu negócio por falta de lucro.
Para identificar se dá dinheiro, utilize a técnica do porco-espinho que é essa:
- O que eu gosto?
- Dá lucro?
- Você sabe fazer bem?
Com essas perguntas vai ser mais identificar seu ramo e se isso interessará as pessoas para realizar a aquisição seja do seu produto ou serviço.
Porque sabemos que não dará muito lucro, se você escolher algo que gosta mas não sabe fazer, lembre-se que a qualidade é importante em qualquer área.
Mas se é o seu desejo fazer parte dessa área que é boa financeiramente, comece a se preparar, pesquise ou faça cursos.
E não pense que apenas pensar nos lucros é errado, na verdade, é uma questão de sobrevivência, porque o empreendedor não tem aposentadoria, ou seja, tudo que ele ganha hoje é importante guardar um pouco para não passar por situações desagradáveis.
Com isso, entenda que a procura do lucro não é a ganância mas é uma busca necessária.
Por isso é importante ser um empreendedor smart porque é possível observar onde é a sua fonte de lucro e ainda é um diferencial ser esse tipo de empreendedor.
Dessa forma, observe seu lucro e analise se o que você está oferecendo para as pessoas é interessante ou não.
Por fim, estude sua empresa, faça cursos se necessário e não esqueça das características que são essenciais para um líder smart.
Conclusão
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e não esqueça de compartilhar para todos.
Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco pelas redes sociais.
Até o próximo artigo!