Dicas para montar uma estratégia de Marketing no Whatsapp

Buscando uma estratégia de Marketing que atinja um público gigante e ainda gastar pouco? Saiba mais sobre o Marketing no WhatsApp Business.

Empresas de pequeno porte poderão se beneficiar e muito dos serviços do WhatsApp Business, também chamado de WhatsApp Comercial. No texto de hoje vamos mergulhar fundo dentro deste aplicativo e ensinar você como incluir ele em suas campanhas de Marketing.

Sendo um aplicativo perfeito para angariar novos clientes, trazendo maiores vendas e lucros para as empresas. Pela sua praticidade e facilidade, ele será uma ferramenta com alto poder de fala para seu negócio. 

WhatsApp Comercial 

O WhatsApp é um dos mais famosos aplicativos de mensagens do mundo, tendo sido criado em 2009. Através dele as pessoas conseguem enviar e receber mensagens de texto, imagens, vídeo chamadas, ligações via internet e áudios. Tudo isso de forma gratuita, necessitando apenas de contato com internet.

Mudando completamente as interações onlines, ele trouxe as principais vantagens de outros aplicativos famosos como o Skype e o MSN Messenger, em um só. Devido a sua fama, ele foi comprado pelo Facebook em 2014 pelo incrível valor de 22 bilhões de dólares.

Pelo seu engajamento, ele passou a ser usado por empresas para divulgar, vender e buscar novos clientes. Em 2017 foi criado o WhatsApp Business (Comercial) para atender de forma mais organizada e completa as necessidades das empresas. 

Para as empresas que possuem um número no WhatsApp comum, é possível fazer a mudança para a versão Business. Mas não é só isso, ele traz algumas outras funcionalidades que se encaixam com o perfil de empresas de todos os tamanhos.

Funcionalidades do WhatsApp Business (Comercial)

WhatsApp Business

O WhatsApp Business traz algumas opções extra em relação ao WhatsApp comum. Para as empresas isso é excelente, pois irá possibilitar acrescentar informações como: endereço, horários de atendimento, site, e-mails, etc. Garantindo dados completos e importantes sobre sua empresa.

Esses dados são o cartão de visita online da sua empresa, tome cuidado para preencher eles de forma correta. Outro ponto muito importante é que ele pode mandar mensagens para o WhatsApp convencional e para contas Business, garantindo acesso a todos os usuários.

Além disso, o WhatsApp Business garante mensagens instantâneas para os clientes (comunicação extremamente rápida), também será possível criar tags para facilitar a comunicação e organização das conversas, além de trazer métricas importantes para avaliar se as mensagens estão chegando para os clientes e se estão sendo visualizadas. 

Vantagens do WhatsApp Comercial 

Vamos trazer três das principais vantagens em usar o WhatsApp Comercial como uma ferramenta poderosa de divulgação, além de ser muito mais barato que outras modalidades de divulgação (sendo uma excelente aposta para empresas de pequeno porte, que não dispõe de tanto capital).

Familiaridade

Vale lembrar, que o WhatsApp é visto centenas de vezes por dia. É uma ferramenta de trabalho e de interação, sendo usado por, praticamente, todas as faixas etárias. Trazendo uma familiaridade muito grande entre o público e o aplicativo.

É um aplicativo que praticamente todo mundo tem e que todos sabem usar. Campanhas por WhatsApp, tem um nível muito maior de visualização que o e-mail, por exemplo, dessa forma será excelente para uso em estratégias de Marketing.

Rapidez

Sendo extremamente versátil e muito engajado, é sem dúvida um dos aplicativos mais usados do dia a dia, pelo menos no Brasil. Além de ser muito usado, é um aplicativo que as pessoas verificam a cada curtos períodos de tempo, todo mundo está sempre conferindo o WhatsApp.

A rapidez entre o envio, o recebimento e a visualização, é uma arma poderosa. Ter uma boa estratégia para o WhatsApp, aliado a rapidez, trará resultados muito mais rápidos. 

Comodidade

A comodidade também é um diferencial do WhatsApp, a sua praticidade garante um bom retorno, sem ter uma comunicação cheia de ruídos. A mensagem via WhatsApp, quando bem feita, trará uma taxa muito grande de aprovação.

Afinal, poucas ferramentas têm a vantagem de resolver tudo em poucos cliques, garantindo ao cliente um conforto muito amplo, seja para tirar dúvidas ou adquirir (sendo excelente para vendas por WhatsApp) um produto/serviço.

Marketing no WhatsApp 

Para criar uma estratégia muito boa de Marketing no WhatsApp, é preciso ter algumas ações muito claras. Para vender e divulgar via WhatsApp todo um planejamento precisa ser feito.

É preciso ter claro qual é o objetivo por trás da campanha, a forma que será feito e qual é o retorno que se espera. Com essas três perguntas simples, será possível entender os rumos que precisam ser tomados, possibilitando uma passagem de mensagem muito clara ao seu cliente/público alvo.

Com um Marketing bem elaborado, via WhatsApp, será possível melhorar o relacionamento com os clientes, dar um suporte maior para os consumidores, e apresentar novos produtos/serviços para seu público alvo. Tudo isso, com uma taxa gigante de visualizações.

Vamos trazer algumas dicas que são essenciais para o Marketing no WhatsApp, para você incluir nas campanhas da sua empresa (seja do porte que for):

  • Seja a mais pessoal possível;
  • Não encha seus contatos com spam/propagandas desnecessárias; 
  • Utilize também de outros canais de divulgação (sites e outras redes sociais, por exemplo) para fortalecer ainda mais;
  • Sempre tenho um planejamento estratégico;
  • Conecte-se também com que já é seu cliente, foque em novos, mas não esqueça dos que você já conquistou;
  • Tenha um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) via WhatsApp;
  • Faça vendas diretas pelo WhatsApp;
  • Tenha um excelente pós-venda;
  • Sempre envie mensagens de forma personalizada, isso irá engajar ainda mais os consumidores.

Conclusão

No artigo de hoje aprendemos sobre o WhatsApp Business, suas vantagens e funcionalidades extras em relação ao WhatsApp normal. 

Sendo uma ferramenta poderosa para estratégias de vendas e campanhas de Marketing. Além disso, trouxemos dicas excelentes para novos (e pequenos) empreendedores incluírem em suas empresas, para ter uma divulgação e engajamento mais amplo.

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Agradecemos a leitura e nos vemos em breve.

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