VocĂȘ jĂĄ teve vontade de empreender, mas nĂŁo tirou sua ideia do papel por medo ou falta de oportunidade? EstĂĄ na hora de começar a utilizar ferramentas para empreendedores!
Segundo dados recentes levantados pelo SEBRAE em parceria com o Governo Federal, o empreendedorismo (digital e fĂsico) vem crescendo muito nos Ășltimos anos no Brasil. Um fator que estimulou fortemente esta tendĂȘncia foi a instabilidade econĂŽmica pela qual estamos passando nos Ășltimos anos.
No entanto, com a retomada da economia após uma forte crise vivenciada pelo mundo por conta da pandemia da Covid-19, podemos dizer que o cenårio estå começando a ser estimulante novamente para quem quer abrir o próprio negócio.
AtĂ© mesmo pela necessidade que o brasileiro tem para complementar a renda, especialmente por conta do alto nĂșmero de demissĂ”es no mercado entre 2020 e 2022. Assim, muitas pessoas passaram a investir no prĂłprio negĂłcio. De acordo com dados coletados pelo Portal do Empreendedor, somente em 2020, o paĂs teve um crescimento de 13,23% neste segmento.
Pensando em vocĂȘ que jĂĄ abriu ou pretende abrir o prĂłprio negĂłcio, preparamos uma lista com 5 ferramentas essenciais para otimizar a sua rotina de trabalho como empreendedor(a) e se destacar no mercado digital. Confira a seguir!
1- E-mail marketing: afinal, ele morreu ou nĂŁo?

Provavelmente jĂĄ ouviu falar em e-mail marketing. Mas vocĂȘ sabe como utilizĂĄ-lo? Um e-mail marketing Ă© um tipo de estratĂ©gia que usa o e-mail como principal forma de comunicação com o cliente.
Os e-mails sĂŁo disparados para um pĂșblico formado (geralmente) a partir de uma base de contatos de clientes e/ou leads.
Os novos meios de comunicação e com o surgimento de novas ferramentas, incluindo aquelas de automação de e-mail marketing, fizeram com que essa estratĂ©gia se tornasse uma das mais assertivas no quesito entregar o tipo de conteĂșdo certo para o pĂșblico alvo.
Além de ser uma estratégia de marketing eficiente, tem alcance global. Isso porque cerca de 92% dos trabalhadores ativos no mundo utilizam o e-mail como principal forma de comunicação.
Por isso, se vocĂȘ ouvir por aĂ que o e-mail marketing morreu, nĂŁo caia nessa. A ferramenta estĂĄ mais viva do que nunca e dĂĄ resultados para quem sabe aplicar corretamente as estratĂ©gias de marketing.
Apesar de as redes sociais terem tomado a frente nos Ășltimos anos, o e-mail marketing evoluiu paralelamente a essa estratĂ©gia de divulgação de marcas.
2- Utilize o Taboola, uma das principais ferramentas para empreendedores
Quando se trata de encontrar uma fonte adicional de receita para o seu site, Ă© provĂĄvel que vocĂȘ encontre o Taboola.Trata-se de uma das principais ferramentas para empreendedores do setor de tecnologia de anĂșncios.
O Taboola Ă© conhecido por fornecer anĂșncios ao final de artigos em sites. ApĂłs a fusĂŁo com a Outbrain, que era uma de suas maiores concorrentes, o Taboola tornou-se parceiro de anĂșncios em mais de 20 mil sites, incluindo CNBC, NBC News, USA TODAY, BILD, Sankei, Huffington Post, Microsoft e Business Insider.
Com uma rede tĂŁo grande, eles afirmam que o Taboola atinge uma audiĂȘncia de 2,6 bilhĂ”es de pessoas. E, o mais importante, eles nĂŁo sĂŁo novos no mercado. Afinal, o Taboola foi fundado em 2007, apenas um ano apĂłs a fundação do Twitter.
A ferramenta trabalha principalmente com recomendaçÔes. Quando vocĂȘ integra o sistema de recomendaçÔes da Taboola ao seu site, os visitantes começam a ver os links promovidos no lado e na parte inferior dos artigos (depende de onde vocĂȘ integrou o cĂłdigo).
Esses links sĂŁo imagens acompanhadas dos respectivos tĂtulos e foram projetados para parecer nativos ao conteĂșdo do site. Os usuĂĄrios podem ou nĂŁo ignorar banners, mas provavelmente rolam para baixo e acabam visualizando os artigos do Taboola.
Dito isto, ao contrĂĄrio dos anĂșncios grĂĄficos, o Taboola paga por cliques, nĂŁo por impressĂ”es. Portanto, o verdadeiro truque para se envolver com os usuĂĄrios Ă© fazĂȘ-los ler o conteĂșdo completamente e tambĂ©m garantir que eles estejam visualizando os links relevantes promovidos.
3- Google Analytics
O Google Analytics Ă©, sem dĂșvida, a ferramenta de marketing digital mais importante que vocĂȘ deve conhecer.
AlĂ©m de ser gratuito, o Analytics vai ajudar vocĂȘ a criar um mapa atĂ© o seu cliente ideal.
Essa ferramenta possui um poderoso arsenal de outras ferramentas para empreendedores de anĂĄlise. Ă por meio do Google Analytics que vocĂȘ pode criar excelentes insights sobre o seu trabalho e criar estratĂ©gias mais assertivas.
O Analytics ajuda a entender quem Ă© o seu pĂșblico verdadeiramente. VocĂȘ conseguirĂĄ extrair dados importantes como faixa etĂĄria, gĂȘnero predominante, localização e horĂĄrio preferido de acesso ao blog dos seus clientes.
VocĂȘ tambĂ©m consegue dados como quais campanhas convertem mais, quais regiĂ”es do seu blog recebem mais cliques, quanto tempo os leitores ficam em cada pĂĄgina, entre muitas outras informaçÔes.
O Google Analytics Ă© uma ferramenta muito complexa. Por isso, recomendamos que vocĂȘ faça algum curso online para aprender pelo menos o mĂnimo sobre ela. VocĂȘ nĂŁo precisa se tornar um expert, mas seria bom se soubesse manusear corretamente a ferramenta.
No YouTube mesmo, vocĂȘ pode encontrar cursos bons e gratuitos sobre o Analytics!
4- Google Trends: ferramentas para empreendedores

O Google Trends Ă© uma opção para quem nĂŁo quer pagar por um serviço como o Google Adwords, por exemplo. NĂŁo, ele nĂŁo criarĂĄ campanhas de marketing para vocĂȘ. PorĂ©m, existe uma ferramenta integrada de busca de palavras-chave.
Antigamente, o Google Adwords oferecia o planejador de palavras-chave de forma gratuita. Hoje, essa ferramenta estå muito limitada em sua versão gratuita. O Google Trends oferece recursos muito interessantes. Por exemplo, ele mostra através de gråficos a evolução da pesquisa de determinados termos ao longo do tempo.
Assim, vocĂȘ pode verificar se determinados termos tendem a crescer em pesquisa nos prĂłximos meses ou nĂŁo. AlĂ©m disso, vocĂȘ tambĂ©m consegue informaçÔes preciosas sobre a palavra-chave. Por exemplo, vocĂȘ consegue saber em qual regiĂŁo do mundo ela Ă© mais pesquisada.
Desta forma, vocĂȘ consegue direcionar uma campanha de marketing especĂfica para aquela regiĂŁo com a palavra-chave mais pesquisada. Outro recurso que vocĂȘ conseguiria atravĂ©s do Google Trends Ă© saber qual foi a ferramenta que mais teve buscas com essa palavra, como o Google, YouTube, etc.
5- Utilize o WordPress para hospedar o seu site
NĂŁo Ă© Ă toa que o WP Ă© o maior e mais utilizado CMS do mundo. Atualmente, sĂŁo mais de 75 milhĂ”es de domĂnios registrados no WP. AlĂ©m do fato de a ferramenta ser Open Source, o WP oferece muitas facilidades.
A começar pelo fato de que ninguém precisa saber programar para utilizar a ferramenta.
Claro que programadores podem utilizar códigos para fazer alteraçÔes no que precisarem. Porém, qualquer um pode criar um site utilizando as ferramentas para empreendedores prontas da plataforma.
Além disso, o WP é altamente otimizado para SEO. à muito mais fåcil otimizar o SEO dentro desse CMS do que qualquer outro no mercado.
Sem contar, claro, que o fato de oferecer milhares de plugins facilita demais o trabalho. Sem alguns plugins, certamente seria necessĂĄrio ter certo domĂnio sobre vĂĄrias linguagens de programação.
O Ășnico problema Ă© que a ferramenta pode ser um pouco pesada. E isso pode causar uma demora maior no carregamento das pĂĄginas.
Controle suas finanças ao começar a empreender e utilize mais ferramentas para empreendedores

Se vocĂȘ quer começar a empreender, o primeiro passo Ă© saber separar o seu dinheiro. O capital empresarial jamais deve ser misturado com o dinheiro da sua vida pessoal (aquele utilizado para pagar as contas domĂ©sticas, lazer e outros).
Manter um controle acirrado Ă© importante por dois motivos: primeiro, para vocĂȘ acabar nĂŁo investindo seu dinheiro onde nĂŁo deveria simplesmente por falta de organização. Segundo, porque em algum momento, quando vocĂȘ começar a lucrar, parte do dinheiro deverĂĄ ser reinvestido, e vocĂȘ precisa saber exatamente qual Ă© o seu fluxo.
VocĂȘ sabia que uma Ăłtima alternativa para começar a empreender do zero Ă© trabalhar em um coworking? Ă muito mais barato do que investir em um escritĂłrio tradicional, e ao mesmo tempo muito mais profissional do que trabalhar em casa.
A partir de planos acessĂveis, vocĂȘ terĂĄ acesso a salas prontas para trabalhar, com todo o equipamento necessĂĄrio, Internet veloz, salas de reuniĂŁo, salas de treinamento, salas privativas, alĂ©m de poder contar com um atendimento personalizado e fortalecer a sua rede de networking.
Empreender em casa parece uma ideia tentadora Ă primeira vista, mas Ă© com o tempo que vocĂȘ começa a perceber os problemas de nĂŁo se estabelecer em um ambiente profissional, como as distraçÔes domĂ©sticas, o fato de nĂŁo ter um local para receber os seus clientes, alĂ©m da questĂŁo do isolamento social.
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