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5 Ferramentas para facilitar a vida dos empreendedores

Administração 3 anos atrås

VocĂȘ jĂĄ teve vontade de empreender, mas nĂŁo tirou sua ideia do papel por medo ou falta de oportunidade? EstĂĄ na hora de começar a utilizar ferramentas para empreendedores!

Segundo dados recentes levantados pelo SEBRAE em parceria com o Governo Federal, o empreendedorismo (digital e fĂ­sico) vem crescendo muito nos Ășltimos anos no Brasil. Um fator que estimulou fortemente esta tendĂȘncia foi a instabilidade econĂŽmica pela qual estamos passando nos Ășltimos anos. 

No entanto, com a retomada da economia após uma forte crise vivenciada pelo mundo por conta da pandemia da Covid-19, podemos dizer que o cenårio estå começando a ser estimulante novamente para quem quer abrir o próprio negócio.

AtĂ© mesmo pela necessidade que o brasileiro tem para complementar a renda, especialmente por conta do alto nĂșmero de demissĂ”es no mercado entre 2020 e 2022. Assim, muitas pessoas passaram a investir no prĂłprio negĂłcio. De acordo com dados coletados pelo Portal do Empreendedor, somente em 2020, o paĂ­s teve um crescimento de 13,23% neste segmento.

Pensando em vocĂȘ que jĂĄ abriu ou pretende abrir o prĂłprio negĂłcio, preparamos uma lista com 5 ferramentas essenciais para otimizar a sua rotina de trabalho como empreendedor(a) e se destacar no mercado digital. Confira a seguir! 

1- E-mail marketing: afinal, ele morreu ou nĂŁo?

 ferramentas para empreendedores

Provavelmente jĂĄ ouviu falar em e-mail marketing. Mas vocĂȘ sabe como utilizĂĄ-lo? Um e-mail marketing Ă© um tipo de estratĂ©gia que usa o e-mail como principal forma de comunicação com o cliente.

Os e-mails sĂŁo disparados para um pĂșblico formado (geralmente) a partir de uma base de contatos de clientes e/ou leads. 

Os novos meios de comunicação e com o surgimento de novas ferramentas, incluindo aquelas de automação de e-mail marketing, fizeram com que essa estratĂ©gia se tornasse uma das mais assertivas no quesito entregar o tipo de conteĂșdo certo para o pĂșblico alvo.

Além de ser uma estratégia de marketing eficiente, tem alcance global. Isso porque cerca de 92% dos trabalhadores ativos no mundo utilizam o e-mail como principal forma de comunicação.

Por isso, se vocĂȘ ouvir por aĂ­ que o e-mail marketing morreu, nĂŁo caia nessa. A ferramenta estĂĄ mais viva do que nunca e dĂĄ resultados para quem sabe aplicar corretamente as estratĂ©gias de marketing.

Apesar de as redes sociais terem tomado a frente nos Ășltimos anos, o e-mail marketing evoluiu paralelamente a essa estratĂ©gia de divulgação de marcas.

2- Utilize o Taboola, uma das principais ferramentas para empreendedores

Quando se trata de encontrar uma fonte adicional de receita para o seu site, Ă© provĂĄvel que vocĂȘ encontre o Taboola.Trata-se de uma das principais ferramentas para empreendedores do setor de tecnologia de anĂșncios. 

O Taboola Ă© conhecido por fornecer anĂșncios ao final de artigos em sites. ApĂłs a fusĂŁo com a Outbrain, que era uma de suas maiores concorrentes, o Taboola tornou-se parceiro de anĂșncios em mais de 20 mil sites, incluindo CNBC, NBC News, USA TODAY, BILD, Sankei, Huffington Post, Microsoft e Business Insider. 

Com uma rede tĂŁo grande, eles afirmam que o Taboola atinge uma audiĂȘncia de 2,6 bilhĂ”es de pessoas. E, o mais importante, eles nĂŁo sĂŁo novos no mercado. Afinal, o Taboola foi fundado em 2007, apenas um ano apĂłs a fundação do Twitter.

A ferramenta trabalha principalmente com recomendaçÔes. Quando vocĂȘ integra o sistema de recomendaçÔes da Taboola ao seu site, os visitantes começam a ver os links promovidos no lado e na parte inferior dos artigos (depende de onde vocĂȘ integrou o cĂłdigo). 

Esses links sĂŁo imagens acompanhadas dos respectivos tĂ­tulos e foram projetados para parecer nativos ao conteĂșdo do site. Os usuĂĄrios podem ou nĂŁo ignorar banners, mas provavelmente rolam para baixo e acabam visualizando os artigos do Taboola. 

Dito isto, ao contrĂĄrio dos anĂșncios grĂĄficos, o Taboola paga por cliques, nĂŁo por impressĂ”es. Portanto, o verdadeiro truque para se envolver com os usuĂĄrios Ă© fazĂȘ-los ler o conteĂșdo completamente e tambĂ©m garantir que eles estejam visualizando os links relevantes promovidos.

3- Google Analytics

O Google Analytics Ă©, sem dĂșvida, a ferramenta de marketing digital mais importante que vocĂȘ deve conhecer.

AlĂ©m de ser gratuito, o Analytics vai ajudar vocĂȘ a criar um mapa atĂ© o seu cliente ideal. 

Essa ferramenta possui um poderoso arsenal de outras ferramentas para empreendedores de anĂĄlise. É por meio do Google Analytics que vocĂȘ pode criar excelentes insights sobre o seu trabalho e criar estratĂ©gias mais assertivas.

O Analytics ajuda a entender quem Ă© o seu pĂșblico verdadeiramente. VocĂȘ conseguirĂĄ extrair dados importantes como faixa etĂĄria, gĂȘnero predominante, localização e horĂĄrio preferido de acesso ao blog dos seus clientes.

VocĂȘ tambĂ©m consegue dados como quais campanhas convertem mais, quais regiĂ”es do seu blog recebem mais cliques, quanto tempo os leitores ficam em cada pĂĄgina, entre muitas outras informaçÔes.

O Google Analytics Ă© uma ferramenta muito complexa. Por isso, recomendamos que vocĂȘ faça algum curso online para aprender pelo menos o mĂ­nimo sobre ela. VocĂȘ nĂŁo precisa se tornar um expert, mas seria bom se soubesse manusear corretamente a ferramenta.

No YouTube mesmo, vocĂȘ pode encontrar cursos bons e gratuitos sobre o Analytics!

4- Google Trends: ferramentas para empreendedores
 ferramentas para empreendedores

O Google Trends Ă© uma opção para quem nĂŁo quer pagar por um serviço como o Google Adwords, por exemplo. NĂŁo, ele nĂŁo criarĂĄ campanhas de marketing para vocĂȘ. PorĂ©m, existe uma ferramenta integrada de busca de palavras-chave.

Antigamente, o Google Adwords oferecia o planejador de palavras-chave de forma gratuita. Hoje, essa ferramenta estå muito limitada em sua versão gratuita. O Google Trends oferece recursos muito interessantes. Por exemplo, ele mostra através de gråficos a evolução da pesquisa de determinados termos ao longo do tempo.

Assim, vocĂȘ pode verificar se determinados termos tendem a crescer em pesquisa nos prĂłximos meses ou nĂŁo. AlĂ©m disso, vocĂȘ tambĂ©m consegue informaçÔes preciosas sobre a palavra-chave. Por exemplo, vocĂȘ consegue saber em qual regiĂŁo do mundo ela Ă© mais pesquisada.

Desta forma, vocĂȘ consegue direcionar uma campanha de marketing especĂ­fica para aquela regiĂŁo com a palavra-chave mais pesquisada. Outro recurso que vocĂȘ conseguiria atravĂ©s do Google Trends Ă© saber qual foi a ferramenta que mais teve buscas com essa palavra, como o Google, YouTube, etc.

5- Utilize o WordPress para hospedar o seu site

Não é à toa que o WP é o maior e mais utilizado CMS do mundo. Atualmente, são mais de 75 milhÔes de domínios registrados no WP. Além do fato de a ferramenta ser Open Source, o WP oferece muitas facilidades.

A começar pelo fato de que ninguém precisa saber programar para utilizar a ferramenta.

Claro que programadores podem utilizar códigos para fazer alteraçÔes no que precisarem. Porém, qualquer um pode criar um site utilizando as ferramentas para empreendedores prontas da plataforma.

AlĂ©m disso, o WP Ă© altamente otimizado para SEO. É muito mais fĂĄcil otimizar o SEO dentro desse CMS do que qualquer outro no mercado.

Sem contar, claro, que o fato de oferecer milhares de plugins facilita demais o trabalho. Sem alguns plugins, certamente seria necessårio ter certo domínio sobre vårias linguagens de programação.

O Ășnico problema Ă© que a ferramenta pode ser um pouco pesada. E isso pode causar uma demora maior no carregamento das pĂĄginas.

Controle suas finanças ao começar a empreender e utilize mais ferramentas para empreendedores
 ferramentas para empreendedores

Se vocĂȘ quer começar a empreender, o primeiro passo Ă© saber separar o seu dinheiro. O capital empresarial jamais deve ser misturado com o dinheiro da sua vida pessoal (aquele utilizado para pagar as contas domĂ©sticas, lazer e outros).

Manter um controle acirrado Ă© importante por dois motivos: primeiro, para vocĂȘ acabar nĂŁo investindo seu dinheiro onde nĂŁo deveria simplesmente por falta de organização. Segundo, porque em algum momento, quando vocĂȘ começar a lucrar, parte do dinheiro deverĂĄ ser reinvestido, e vocĂȘ precisa saber exatamente qual Ă© o seu fluxo. 

VocĂȘ sabia que uma Ăłtima alternativa para começar a empreender do zero Ă© trabalhar em um coworking? É muito mais barato do que investir em um escritĂłrio tradicional, e ao mesmo tempo muito mais profissional do que trabalhar em casa.

A partir de planos acessĂ­veis, vocĂȘ terĂĄ acesso a salas prontas para trabalhar, com todo o equipamento necessĂĄrio, Internet veloz, salas de reuniĂŁo, salas de treinamento, salas privativas, alĂ©m de poder contar com um atendimento personalizado e fortalecer a sua rede de networking.

Empreender em casa parece uma ideia tentadora Ă  primeira vista, mas Ă© com o tempo que vocĂȘ começa a perceber os problemas de nĂŁo se estabelecer em um ambiente profissional, como as distraçÔes domĂ©sticas, o fato de nĂŁo ter um local para receber os seus clientes, alĂ©m da questĂŁo do isolamento social.

Clique aqui, conheça os escritĂłrios compartilhados, e entenda o motivo pelo qual a tendĂȘncia do trabalho hĂ­brido serĂĄ ainda mais forte nos prĂłximos anos!