Ainda dá tempo! Dicas infalíveis para cumprir as resoluções de fim de ano e planejar suas metas de 2022

cumprir as resoluções de fim de ano

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

E aí, conseguiu concluir seus planos de 2021? Conseguiu pôr em prática tudo que foi planejado para esse ano? Ainda não? Veja que ainda é possível cumprir as resoluções de fim de ano!

O fim de 2021 se aproxima! Estou escrevendo esse texto no dia 26 de outubro de 2021, faltam pouco mais de 2 meses para acabar o ano. Com esse momento chegando, é mais um ano que está terminando, mais um ciclo que está chegando ao fim.

É comum que no começo de um novo ano, sejam traçados planos e metas para o ano que vem chegando. Porém, ao longo dos dias vai ficando cada vez mais difícil seguir a lista à risca.

Dessa maneira, muitos acabam abandonando ou postergando seus objetivos para um próximo ano (que na maioria das vezes fica só no campo das ideias e nunca é colocado em prática). Porém, hoje convido você a relembrar suas promessas de ano novo (de 2020 para 2021).

Vou te ajudar a cumprir as resoluções de fim de ano que você colocou como meta para você em 2020. É claro que não dá para fazer em pouco mais de 60 dias, tudo o que foi planejado para 12 meses, porém, essas dicas vão te ajudar a fazer o seu melhor no tempo que resta. Siga comigo e descubra!

Metas e planos

Vou dividir as dicas em dois tipos: como cumprir as resoluções de fim de ano e como se planejar corretamente para o ano de 2022 que logo se aproxima. Com isso, essas dicas vão te ajudar a entender o processo e principalmente porque é tão difícil cumprir todas as metas sem desanimar.

Vamos fazer um exercício de “regressão”: tente se lembrar dos seus planos e metas para 2021 que você fez no final de 2020. Agora, perceba o que você conseguiu fazer, o que já está encaminhado e o que ainda não deu início. Guarde essa informação para daqui a pouco.

As metas mais comuns são:

  • Estudar (seja fazendo uma faculdade ou curso de especialização);
  • Praticar exercícios físicos (seja para perder peso, melhorar a qualidade de vida ou por fins estéticos);
  • Aprender um novo idioma;
  • Ler mais;
  • Cuidar da saúde;
  • Adotar uma alimentação mais saudável;
  • Arrumar um emprego melhor;
  • Dar vida a um empreendimento;
  • Férias memoráveis;
  • Guardar dinheiro;
  • Adquirir um bem (seja uma casa ou um carro);
  • Largar alguns vícios (como cigarro e bebidas, por exemplo);
  • Entre centenas de outras metas. 

Fica claro que as principais metas e planos, envolvem formas de melhorarmos como pessoa. São todas excelentes ideias que se bem executadas, certamente, nos deixariam muito melhor.

É bastante comum que todos comecem o ano com tudo, dando partida em todos os planos, porém, ao longo do tempo muitos voltam para os velhos hábitos e/ou acabam por se desmotivarem, abandonando a ideia original e seguindo no máximo uma versão mais light da meta.

Vilões das metas e planejamentos

Quando pensamos em planos e metas para o próximo ano, a maioria acaba criando uma versão idealizada (e por vezes utópica), onde tudo parece bastante simples e facilmente alcançável.

Deste modo, as pessoas acabam não se atentando para a parte negativa que vem de carona. E é justamente ali que os vilões moram:

Falta de tempo: de nada vai adiantar você querer frequentar a academia toda semana, aprender inglês e fazer uma faculdade, se você não tiver o tempo necessário.

Falta de dinheiro: se seu objetivo inclui bens, é preciso que você tenha o dinheiro para conseguir dar seguimento, se não, corre o risco de tudo ficar apenas no “papel”.

Metas irreais: quando você não se baseia na sua realidade para bolar seus planos, você acaba criando planos idealizados, que na teoria são perfeitos, porém, na prática, não são bem assim.

Falta de motivação: esse é o ponto que mais acaba com planejamentos, afinal, se você está desmotivado com suas metas, certamente, você vai achar um jeito de ir largando, até excluir totalmente da sua vida.

Esses quatro itens são os grandes destruidores de planos e metas. Porém, para que você não se frustre e consiga cumprir as resoluções de fim de ano, vou apresentar excelentes dicas. Que certamente, vão finalizar com êxito seu 2021 e deixar o caminho todo pavimentado para 2022.

Dicas infalíveis para cumprir as resoluções de fim de ano 

Lembra do exercício de “regressão”? Então, é hora de você trazer a tona, os planos que você conseguiu concluir, certamente, foram de grande motivação e trouxeram realização para você. Isso vale também para planos que você está seguindo.

Algumas metas podem levar muito mais que um ano, algumas têm a ver com mudar o estilo de vida. Dessa forma, certas metas não devem acabar junto com 2021, mas sim continuar por muitos anos.

Agora, vou falar com quem “pausou” ou desistiu das metas para 2021, vou ajudar você a cumprir as resoluções de fim de ano e criar metas que serão mais fáceis de cumprir em 2022.

Dica para cumprir as resoluções de fim de ano: ainda dá tempo!

Como dito no início, não dá para fazer tudo que planejou para o ano em 2 meses. Porém, esse tempo vai passar de qualquer jeito, não é? Dessa forma, o utilize da melhor forma. Dependendo da meta, é possível dar um bom andamento nela em 2 meses (ou pelo menos deixar bem encaminhado).

Quando falo em cumprir as resoluções de fim de ano, não estou falando para deixar tudo pronto nesse curto tempo, mas sim fazer o máximo nesses 2 meses para facilitar a conclusão dos planos. O mundo não vai acabar no dia 31 de dezembro de 2021.

Mas não falo isso para você deixar tudo para 2022, mas sim para você fazer o máximo no tempo que resta, para entrar no ano novo com tudo encaminhado.

Ter em mente que nunca é cedo ou tarde demais para iniciar seus planos, vai ajudar a usar o tempo que resta em seu favor ao invés de ficar reclamando não ter feito. O tempo não volta, dessa forma não lamente, use o presente para dar vida aos seus planos (mesmo que um pouco atrasados).

Dica: Se suas metas envolvem algo mais simples como ler mais, você pode ler o artigo sobre os melhores livros sobre negócios para ler até o fim do ano, e concluir isso em muito menos do que 60 dias (são apenas 5 livros). 

Dicas infalíveis para as metas de 2022

Agora é hora de seguir algumas dicas infalíveis para que suas metas de 2022 sejam todas cumpridas: 

Seja realista: antes de qualquer afirmação, faça uma análise completa (levando em conta prós e contras) das suas metas, veja se realmente é possível ou se é apenas um “sonho impossível”.

Nesse sentido, ser realista envolve avaliar sua rotina como um todo, entender suas questões financeiras e emocionais e a partir disso verificar a possibilidade de se comprometer com suas novas metas. Porém, isso não é desculpa para não tentar. 

Saia da sua zona de conforto: da mesma forma que ter planos demais vai te atrapalhar, plano de menos também será muito danoso. Tendo em vista, que sempre buscamos estar em uma zona de conforto.

Então é claro, que nossa mente em alguns momentos vai trabalhar contra, porque é muito mais fácil ficar deitado no tempo livre, do que buscar por seus planos em prática.

Imprevistos acontecem: essa é uma dica de ouro, tendo em vista que muitos costumam desistir na primeira dificuldade. Dessa forma, esteja ciente que imprevistos podem acontecer. O importante é não desistir e dar um jeito de voltar para o objetivo o mais rápido possível. 

Então, mesmo que tudo não ocorra conforme o planejado, não há motivo para desistir. Imprevistos acontecem, mas não use como desculpa para desistir. Enfrente-os e lide com eles, você é capaz!

Valorize as pequenas conquistas: metas e planos não são apenas sobre o fim, mas também sobre todo o meio do percurso. Desse modo, aprenda a valorizar cada progresso, com isso você vai se apaixonar pelo processo e ficará com a motivação lá em cima.

Conclusão

No artigo de hoje, mostrei como cumprir as resoluções de fim de ano, e/ou pelo menos, deixar tudo bem encaminhado para o ano novo (dependendo da sua meta inicial). Além de trazer dicas infalíveis para que você acerte no planejamento para 2022.

Importante! Fique atento para os quatro vilões: falta de tempo, falta de dinheiro, metas irreais e falta de motivação. 

Considere as dicas: seja realista, saia da sua zona de conforto, imprevistos acontecem e valorize as suas pequenas conquistas.

Para mais artigos relevantes, continue acompanhando o blog da Smart. Vou deixar dois artigos em destaque para você ler: 

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas