Uma empresa que está ativa no mercado a apenas 2 meses, estão transformando o mercado ao vender alimentos próximos ao vencimento para quem quer gastar menos.
Você já parou para pensar o quanto de desperdício acontece no mundo?
De acordo com a ONU aproximadamente 17% de todo alimento disponível para consumo em todo o mundo é desperdiçado.
É desesperador imaginar algo como isso, em um país como o nosso em que grande parte da população passa severas dificuldades financeiras, e em algumas regiões até mesmo fome, vivendo em um estado de miséria.
Mas, o que poderia causar tamanho desperdício?
Um dos principais causadores dessa situação, são as regras estabelecidas pela vigilância sanitária aos supermercados e restaurantes, que para não serem penalizados com severas multas acabam descartando uma grande quantidade de alimentos e produtos próximos ao vencimento.
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Em uma entrevista a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Daniel Neuman, fundador da marca The Gourmet Tea, afirmou que essa realidade era diária em sua empresa.
Ele chegou a afirmar o seguinte: “Essa dor está presente em toda cadeia de alimentação e desperdiçar alimento é um tema muito sensível”
E foi justamente com esse incomodo que ele resolveu conversar com seu amigo, o executivo Luciano Kleiman.
Durante a conversa Daniel disse querer encontrar uma forma de reduzir esse problema tão presente em tantos outros negócios. E foi desse pensamento que surgiu a startup b4waste.
A b4waste
O principal intuito da empresa é conseguir levar alimentos próximos ao vencimento, a compradores que queiram economizar mais. Vendo um “oceano azul” nesse negócio, o empresário Hyung Jun Kim também resolveu embarcar nessa ideia como sócio.
O foco principal era encontrar uma solução simples, para um grande problema. E com essa solução, eles pretendem reduzir as perdas de quem está vendendo, por que tudo o que é preciso ser feito é colocar o produto no app.
Já no lado do consumidor, ele tem a chance de encontrar produtos de alta qualidade, que não estão vencidos e ainda economizar, pelo menos 50%, em comparação ao produto com longa data de duração.
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O app foi lançado a apenas dois meses, mais demorou quase dois anos para ser desenvolvido, e precisou de um investimento de R$ 1 milhão, e grande parte desse investimento foi para tecnologia, marketing e o comercial, é claro.
A ideia não é parar por aí, eles pensam em investir mais R$ 3 milhões nos próximos 2 anos.
Até o momento a startup tem 21 parceiros comerciais, entre eles restaurantes e supermercados, mas o foco e atingir o varejo também, como padarias, cafés e empórios.
Outros segmentos
Além de atuar com a venda de alimentos próximos ao vencimento, a empresa também deseja atuar em outros nichos, como cosméticos, por exemplo.
O intuito é poder vender qualquer produto que esteja próximo ao vencimento por um valor acessível, e reduzir o desperdício ao máximo.
A expectativa é que até o final do ano, a empresa atinja 40 mil vendas.
O que podemos tirar de lição com a b4waste?
A empresa surgiu de um problema, de algo que acabava impactando uma empresa, mas que ao observar era um problema de várias outras.
Ao invés de se lamentar e se confortar com o problema, os empresários viram nisso uma oportunidade de negócio.
E é o que tanto falo a outros empreendedores, o quanto as oportunidades estão em momentos extremamente criticos, em problemas que achamos que não existe solução.
O problema do descarte não é algo novo, a grande maioria dos negócios já havia se conformado, mas bastou um empresário com a mentalidade diferente para possibilitar uma mudança no mercado.
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A b4waste tem tudo para crescer de forma exponencial nos próximos anos. E você pode utilizar o modelo de pensamento, a forma como esses empresários agiram para crescer seu negócio, superar suas dificuldades, e até quem sabe criar uma solução inovadora.
Esse tipo de notícia é sensacional para inspirar não apenas os novos, mas até mesmo os empreendedores mais experientes, que acabam se conformando com situações, ou se acomodando esquecendo que o mercado está em constante mudança.
Conclusão
Vale a pena fazer uma autorreflexão e se perguntar se você realmente explorou o seu máximo como empreendedor. Observe se de fato, seus problemas não são, na verdade, oportunidades de negócio.
No artigo de hoje, você viu como um grupo de empresários fez de um problema, uma grande oportunidade de negócio, quem sabe você não é o próximo a realizar algo semelhante?!
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Grande abraço, e até a próxima.