Aqui estão três razões pelas quais o COVID-19 torna os espaços de coworking ainda mais importantes

O COVID-19 matará espaços de coworking?

Isso parece ser um prognóstico lógico e imediato a ser feito na nova era do teletrabalho e do distanciamento social. A crítica está cheia de previsões sobre quais aspectos da vida serão mudados para sempre como resultado da pandemia, bloqueios e conseqüências econômicas resultantes.

Qualquer lugar ou atividade que reúna um número considerável de estranhos é um dos principais candidatos a interrupções irrevogáveis ​​e danos duradouros. Mesas compartilhadas, escritórios e áreas comuns, que exigem que as pessoas saiam de casa, podem perder permanentemente seu fascínio. Ou, pelo menos, a demanda não retornará ao que era apenas alguns meses atrás. Na cidade de Nova York, não é de surpreender que os locais do WeWork tenham estado “praticamente vazios” nas últimas semanas.

A dor do WeWork continuará – mas não acho que isso sinalize uma dor mais ampla nos espaços de coworking em geral. De fato, há pelo menos três razões pelas quais o setor de coworking deve emergir da crise do COVID-19 não apenas mais forte, mas também mais importante e necessário. Na verdade, eles provavelmente são um dos seus principais ativos de recuperação agora .

Razão nº 1: trabalhadores remotos precisam trabalhar em algum lugar

Como Richard Florida e Steven Pedigo observaram , a pandemia deve levar as cidades a “adotar o teletrabalho”. Eles citam o Tulsa Remote, um programa lançado por organizações públicas e privadas em Tulsa, Oklahoma, para atrair trabalhadores remotos de outros lugares. Os espaços de coworking desempenham um papel fundamental nesse programa, hospedando os trabalhadores remotos realocados e ajudando-os a se conectar à cena local.

Um colega meu salienta que as grandes empresas provavelmente tentarão “desdensificar” seus escritórios – tanto para ajudar seus funcionários a gerenciar a crise e a transição na recuperação, quanto para evitar futuras interrupções. Grandes empresas de todos os tipos já localizam alguns funcionários nos espaços de coworking. Com os grandes negócios emergindo como um dos “vencedores” pós-crise, provavelmente veremos essa tendência continuar.

Agora, muitas pessoas estão se acostumando com o teletrabalho pela primeira vez e descobrindo todo tipo de maneiras de facilitar o trabalho. Isso pode significar que mais funcionários e empregadores se sintam confortáveis ​​com isso. Mas isso não significa que todos esses trabalhadores remotos trabalharão em casa para sempre. Após alguns meses de bloqueio e trabalho em casa, meu palpite é que milhões de pessoas estarão ansiosas para trabalhar de outro lugar, de qualquer outro lugar .

Coworking SMART

Razão No. 2: Redução de custos

Se você é empreendedor, além de conviver com as angústias de uma pandemia que atinge todo o mundo, também está preocupado com as empresas que estão fechando as portas em todos os lugares. Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, mais de 300 mil empresas fecharam no Brasil nos últimos 4 anos, e com a rápida propagação do COVID-19, os números para os próximos 4 anos também não são nada animadores.

As empresas que estão sobrevivendo à crise precisaram tomar medidas emergenciais, reduzindo os salários de seus funcionários, adotando o teletrabalho (também conhecido como o home office) e passaram a se adaptar a uma dinâmica bem diferente do que estavam acostumados. Ao mesmo tempo, precisam manter o aluguel de um espaço ocioso, arcando com despesas como água, condomínio, conta de luz e taxas de manutenção. Com tantas despesas e pouca produtividade, é de se imaginar que muitos empreendedores estão vendo seus sonhos escorrerem pelas mãos tão rápido quanto a propagação de notícias preocupantes que afligem a população global.

Ao mudar a rotina de trabalho de uma equipe, mais desafios aparecem no caminho: como manter a motivação dos funcionários? Como otimizar a produtividade? De um lado, o problema das demandas. Do outro, o problema das despesas. O Coworking é uma solução inteligente para que o empreendedor não feche sua empresa. Em um momento de crise como esse, o melhor jeito é abrir a porta para os seus sonhos de uma forma inovadora, que economizará até 90% dos seus custos e com certeza vai te ajudar a pensar menos nos problemas e mais nas soluções!

Razão nº 3: a comunidade é a chave para a recuperação

Os espaços de coworking são motores econômicos locais por si mesmos. Em seu Relatório de impacto 2020 , lançado em janeiro, o Launch Pad revelou que, em seus cinco locais, seus negócios membros tinham:

  • Criou mais de 9.000 empregos,
  • Levantou mais de US $ 230 milhões em capital próprio e
  • Alugou mais de um milhão de pés quadrados de imóveis comerciais. *

* FD: Ajudei a Plataforma de Lançamento com o Relatório de Impacto.)

Esses são exatamente os tipos de números com os quais os líderes municipais e regionais se preocupam. No verão, depois que o período de emergência da crise diminuir, eles procurarão maneiras de criar empregos e ocupar espaço no escritório. Os espaços de coworking podem ajudar.

Tão importante quanto o impacto econômico é a dimensão da comunidade – e isso será extremamente importante para a recuperação e recuperação. À medida que avançamos para um futuro definido por algum nível sempre presente de distanciamento social, os laços da comunidade podem se desgastar. O impacto econômico para as pequenas empresas, diz Tyler Cowen, levará à “deterioração” do “capital organizacional”, que será difícil de restaurar.

Empresários, empresários e trabalhadores precisarão mais do que nunca de redes sociais e conexões locais para recuperar o equilíbrio. Já estamos vendo um certo grau de comunidades reunindo suas empresas locais por meio de shoppings de cartões-presente e outras fontes de apoio. Esse é um ótimo sinal; espero que persista.

Quando os bloqueios terminam, no entanto, não será como acionar um interruptor. Algumas empresas não reabrem; alguns sonhos empresariais serão permanentemente impedidos. A força da comunidade será essencial para ajudar as pessoas a se reconectarem, construírem novas redes e se apoiarem.

É o que os espaços efetivos de coworking fazem: eles são centros comunitários, fontes essenciais da Conexão Local que serão um ingrediente-chave na recuperação da crise.

O Coworking SMART

Presente no mercado brasiliense a seis anos, o Coworking SMART  deu início a um plano de expansão que levará a marca para outras unidades da federação. Em 2019 foi inaugurada a primeira unidade fora de Brasília, em Teresina, capital do Piauí. Este ano, a marca chega em Curitiba (PR). 

A marca traz soluções flexíveis e inovadoras para os empresários, com estrutura para atender empreendimentos de todos os portes, profissionais liberais e autônomos em regime de home office. Serviços personalizados de acordo com suas necessidades, com contratos avulsos ou fixos. Os principais serviços oferecidos são: escritório virtual; endereço fiscal para o registro de empresas; locação de salas executivas, de reuniões e treinamentos; atendimento telefônico e outros.

Você pode salvar a sua empresa agora mesmo! Para se cadastrar, basta falar com um de nossos consultores pelo WhatsApp. Eles estarão prontos para tirar suas dúvidas e conversar com você para encontrar o plano ideal para suas necessidades. Depois, você preencherá sua ficha cadastral, enviará os seus documentos e o resto é com a gente! Em menos de 24h, você poderá retomar as suas atividades, coordenando a sua equipe para manter a motivação e o incentivo de um time que com certeza precisa da sua gestão.

Conheça nossos serviços e escolha o plano mais adequado às suas necessidades. Você segue com o sonho da sua empresa agora para colher os frutos do seu sucesso em breve!

A partir de R$79 mensais você poderá economizar muito com os seguintes serviços:

  • ENDEREÇO FISCAL
  • COWORKING
  • SECRETÁRIA COMPARTILHADA
  • CONTABILIDADE ONLINE
  • CERTIFICADO DIGITAL com 50% de desconto
  • GESTOR FINANCEIRO
  • CLUBE DE NETWORKING

CADASTRE-SE AGORA e nossos consultores farão seu atendimento 100% da sua casa! Como são muitos empreendedores vivendo esta situação, as VAGAS são LIMITADAS de acordo com nossa capacidade de atendimento.

Existe o jeito antigo de trabalhar e existe o jeito SMART!

Hoje a SMART é considerado o MELHOR COWORKING de BRASÍLIA pelo melhor custo-benefício com alto padrão e contratação mais ágil. Você pode até se dar ao luxo de pesquisar, mas, voltará a ele pela certeza de que não encontrou nada igual. Aqui temos certeza que você consolidará a sua empresa inteligente com MENOS custos e MAIS resultados!

Quer ter o seu coworking e endereço fiscal em Brasília? Entre em contato com a SMART e faça sua empresa crescer!

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

Teresina/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

FONTE:

www.smartei.com.br/home-office-vantagens-e-desvantagens/

www.forbes.com/sites/danestangler/2020/04/03/here-are-three-reasons-covid-19-makes-coworking-spaces-even-more-important/#6b18b4a533ac

Leia Também