Precisando de caixa? 3 formas de conseguir capital de giro sem recorrer a empréstimos

melhor-capital-de-giro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O capital de giro é o que garantirá o lado financeiro da empresa. Ter formas para conseguir capital de giro sem recorrer a empréstimos, será fundamental ao empreendedor

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre capital de giro e dar excelentes dicas de como conseguir capital de giro sem recorrer a empréstimos. Além disso, vamos te ajudar a entender como deverá agir para garantir um dinheiro saudável para seu empreendimento.

O que é Capital de Giro? 

É o fundo financeiro de reserva, para garantir recursos para a empresa funcionar independente das entradas do caixa.

Existem diferenças no Capital de Giro?

Podemos dividir os tipos de capital de giro em quatro:

Capital de giro líquido

Esse é composto pelos recursos financeiros da empresa. Exceto pelos não circulantes, que são os recursos garantidos no médio ou longo.

Que podem  ser de quatro tipos: Investimentos, de médio e longo prazo, intangíveis e imobilizados. Como exemplo de capital de giro líquido temos os bens e imóveis.

Capital de giro próprio

Refere-se a todo dinheiro disponível para uso da empresa, sem necessitar de empréstimos.

Capitais de giro associados a investimentos 

Os capitais de giro associados a investimentos, são destinados a pagamento de despesas que a empresa terá que efetuar sobre investimentos. Exemplo: financiamentos para compra de equipamentos.

Capital de giro no negativo

Quando o capital de giro está no negativo, significa que a empresa não terá recursos disponíveis para pagamento dos seus débitos.

dinheiro-empresa

Como conseguir capital de giro sem ser por empréstimo? 

Agora chegamos ao cerne da questão, como conseguir capital de giro sem recorrer a empréstimos.

Vamos citar as 3 principais estratégias para conseguir capital de giro sem empréstimos: descontos de duplicatas, compra de carta contemplada e refinanciamentos de bens.

Descontos de duplicatas

O desconto de duplicatas é quando a empresa repassa para o banco duplicatas e o banco antecipa o valor para a conta corrente da empresa, com a cobrança de juros pela antecipação.

Os modos de descontos de duplicatas podem ser vários, mas vamos apresentar as mais comuns:

Cobrança simplificada: nesse modo, a empresa recebe os valores das duplicatas e o banco considera que a empresa irá quitar seu compromisso no prazo devido, pelo pagamento dos seus clientes. Caso não sejam quitados, o valor será descontado da empresa.

Cobrança caucionada: já nesse outro modo a empresa irá contratar um empréstimo e o banco tomará como garantia as duplicatas de suas vendas. E a empresa poderá solicitar uma parte como adiantamento.

Atenção! A empresa será a responsável pela quitação dos títulos em caso de não pagamento. É necessário ter cuidado e organização, para esse tipo de operação, podendo ser um “tiro no pé” no financeiro da empresa.

Compra de carta contemplada

Para esse tipo de operação, a empresa comprará uma carta de crédito que já foi contemplada e o dono a colocou para venda. Dessa forma a empresa terá um valor elevado e poderá assumir o pagamento de parcelas acessíveis, garantindo assim um bom capital de giro.

Além disso, com essa compra de carta contemplada a empresa poderá garantir o investimento em diversos outros setores, desde ampliação até compra de equipamentos, por exemplo.

Refinanciamentos de bens

Para o  refinanciamento de bens, a empresa utilizará de um bem já quitado como garantia, dessa forma, fazendo um empréstimo com taxas mais atraentes. Recomendamos esse tipo de operação para quando a empresa estiver em uma situação de alto risco.

Porque a empresa colocará um bem seu (já quitado) como garantia, ficando alienado até que todo o pagamento seja efetuado. Ao chegar nesse ponto é possível que a empresa não tenha tido um controle correto e organizado das suas finanças. É um sinal de alerta!

Porém, caso não reste outra possibilidade, será extremamente necessário que a empresa tenha a certeza que irá conseguir quitar a dívida. Planejando uma estratégia para que a empresa possa pagar esse refinanciamento dentro dos prazos.

Como manter a saúde do capital de giro?

A melhor forma para ter um caixa da empresa saudável, é agir com cautela e planejamento. Será necessário ter muita disciplina com o financeiro da empresa para evitar surpresas desagradáveis.

Será fundamental para o empreendedor saber negociar sempre que necessário, principalmente com devedores e fornecedores. Sempre que possível, negocie pagamentos à vista com desconto, junto aos seus fornecedores e incentive formas de receber à vista de seus clientes.

Acompanhe de perto toda a administração do dinheiro da sua empresa, dessa forma, estará a par de tudo o que acontece e poderá decidir da melhor forma, garantindo um recurso saudável.

Conclusão

No artigo de hoje, aprendemos sobre como conseguir capital de giro sem ter que recorrer a empréstimos, aprendemos maneiras que poderão ajudar empreendedores a lidar com a falta de recursos em suas empresas, de uma forma justa e honesta.

Para mais artigos relevantes para empreendedores, continue lendo nosso blog. Você irá encontrar excelentes dicas, que ajudarão a empreender de uma forma inteligente.

Agradecemos a sua leitura e nos vemos em breve.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas