Optar pela estratégia orgânica que é como otimizar o orçamento de mídia, traz uma variedade de benefícios, neste artigo você entenderá por que deve utilizá-la.
O marketing digital é ótimo para o seu negócio, pois te auxilia quanto ao que deve ser feito para alcançar seus objetivos.
Hoje vamos falar da estratégia orgânica, que te ajuda a como otimizar o orçamento de mídia.
Essa estratégia trabalha com a atração dos clientes, mas de forma totalmente espontânea, com isso não há custo no final do seu planejamento.
Benefícios da estratégia orgânica:
- Diminui o CPA: a atração gera muito mais tráfego para o seu site e de forma que não é paga.
- Acelera o funil de vendas: os possíveis leads que descobrem o marketing de conteúdo são qualificados e com isso chegam mais rápido no final do funil de vendas, por já conhecerem sua empresa.
- Aumenta sua autoridade: essa estratégia atinge diretamente o relacionamento e o alcance entre você e seus clientes.
- Resultados: a estratégia orgânica é totalmente a longo prazo, por isso os seus efeitos aumentam ao longo do tempo.
Após compreender os benefícios, você já consegue entender que otimizar o orçamento de mídia é totalmente necessário para uma empresa.
A estrutura dessa estratégia tem uma base formada por: marketing de conteúdo, SEO e redes sociais.
O que é o marketing de conteúdo?
É considerado o combustível do inbound de marketing, é responsável por cuidar da criação e do compartilhamento dos seus conteúdos relevantes para determinado cliente.
Seu objetivo é garantir um público totalmente fiel para o seu negócio, mas é preciso ser um conteúdo totalmente de qualidade, por isso é bom optar por plataformas diferentes e otimização de SEO.
Lembre-se que qualidade precisa ser a prioridade, e no conteúdo isso é extremamente importante.
Uma dica é sempre optar por um conteúdo que tire as dúvidas de todos e que tenha tópicos bem chamativos e interessantes.
Escolha bem seus canais de distribuição, saiba utilizá-los e nunca se prenda a um só.
Se você tem a oportunidade de ter um blog, use-o para os seus conteúdos e distribua algumas prévias em outros meios de comunicação. O Instagram funciona com imagens, então opte por uma imagem que chame para o seu conteúdo.
Pense que os blogs são mais focados em conteúdos longos, já as redes sociais possuem mais fotos, então opte por conteúdos curtos.
O que é SEO?
Essa base tem o objetivo de posicionar melhor o seu site nos motores de busca como o Google.
Esse recurso é considerado o número um, composto por uma variedade de técnicas, e é uma ferramenta que atrai bastante visitantes.
Fazendo isso é totalmente possível atrair mais visitantes e ter mais autoridade. É necessário seguir as regras do SEO para ter um bom posicionamento nos motores de buscas.
Para ficar mais fácil, temos alguns exemplos de SEO que são palavras-chave, conteúdos, título e meta description.
Redes sociais:
Uma peça extremamente importante para o seu negócio, a maioria das pessoas está nas redes sociais e é muito importante você estar presente nesse meio.
É ideal para interagir com seus clientes, além disso, as redes sociais oferecem uma variedade de oportunidades, como complementar a sua estratégia de mídia orgânica e mídia paga.
É possível gerar mais engajamento unindo o Facebook Ads e o Google Ads, o que é ótimo para melhorar o seu engajamento.
O marketing de relacionamento é perfeito para fidelizar seus clientes e construir um relacionamento saudável e personalizado para seus clientes.
Por fim, não esqueça que na estratégia orgânica é necessário ter bastante planejamento.
Dicas para ajudar na sua geração de tráfego orgânico.
- Persona:
Foque bastante na sua persona, ela é de extrema importância, lembre-se que não é necessário você produzir conteúdo apenas para preencher o site ou agradar o Google.
Tenha em mente o que a sua persona quer e precisa, se for necessário, faça uma pesquisa para encontrar suas personas ideais.
- Palavras-chave:
Palavras-chave são fundamentais para ranquear muito bem nos mecanismos de buscas.
Independente do tamanho do seu blog, aposte nas palavras-chave que são uma ótima opção, sendo úteis também para saber o que os usuários pesquisam bastante.
- Descrição:
Para atrair os usuários, o Google permite que apareça uma prévia do seu conteúdo na descrição para chamar o usuário.
É possível colocar o seu título personalizado e as descrições também. As técnicas copywriting são bem-vindas para otimizar essa parte.
- Divulgue os conteúdos:
É importante focar e investir na boa divulgação do seu conteúdo, porque não basta apenas publicar.
Faça sua propaganda e atente-se à seguinte dica que é colocar seu conteúdo em vários formatos diferentes, por exemplo:
- Blog Post
- Infográficos
- Slides
- Vídeo
- E-books
Conclusão
Esperamos que este conteúdo tenha ficado claro e que você tenha gostado bastante.
Lembre-se de todas as nossas dicas para te ajudar no seu negócio e compartilhe com os seus amigos.
Não esqueça de conferir os nossos artigos, que são ótimos para ajudá-lo em qualquer assunto.
E conheça também o quanto é importante ter um coworking para o seu negócio e tudo isso pode ser encontrado na Smart.
Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.
Até o próximo artigo!