Contabilidade para pequenos negócios: será que realmente é necessário?

Contabilidade para pequenos negócios

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Hoje, vou te mostrar as vantagens de contratar uma contabilidade, para você poder chegar à sua própria conclusão. Afinal, contabilidade para pequenos negócios, vale a pena?

Contabilidade para pequenos negócios é um tema bastante discutido entre os novos empreendedores, que se enquadram como ME e MEI, onde não há a obrigatoriedade de contratar uma contabilidade. 

Onde os processos são mais “suavizados” em relação a questões contábeis, porém essa “suavização” ainda precisa de cuidados e de alguém para organizar todas as questões aplicáveis, caso opte por não contratar os serviços de um escritório contábil.

Além disso, o empreendedor poderá economizar o dinheiro que usaria para contratar uma contabilidade para usar de outras formas na empresa. Porém, até que ponto vale a pena não investir no trabalho de um profissional? Vou analisar no texto de hoje!

Vantagens de ter uma contabilidade para os pequenos negócios

Antes de você decidir se deverá contratar ou não, uma contabilidade para seu negócio, vou apresentar algumas vantagens em contar com o serviço de um (bom) escritório de contabilidade, assim poderá tirar suas próprias conclusões.

É importante ressaltar que essas dicas são aplicadas para empresários que não possuem conhecimento elevado sobre o assunto. Então vamos considerar que o empresário em questão é leigo no tema. Caso a empresa tenha alguém especialista, o cenário muda de contexto.

Embora, mesmo que o empreendedor domine o assunto, possivelmente, ele terá que cuidar da empresa, tomar decisões, participar de reuniões e outros assuntos que vão tomar praticamente toda a sua rotina. Desse modo, mesmo que você entenda de contabilidade, ainda será preciso avaliar muito bem.

Vantagem 1: interpretação mais confiável

A primeira vantagem em ter uma contabilidade para pequenos negócios, está no ponto de lidar com as leis brasileiras que são bastante confusas e podem ser um verdadeiro desafio para leigos interpretarem. Ainda mais se o empreendedor for o responsável pela contabilidade e pela empresa.

Dessa forma, contratar os serviços de uma contabilidade vai ajudar muito no entendimento das leis e nos cálculos complexos sobre questões de impostos e de pagamentos. Evitando cometer erros que poderão prejudicar e muito a empresa.

É claro, que o grande motivo de pequenas empresas não terem uma contabilidade é pelo valor do serviço. Mas hoje em dia, existem opções com valores atrativos, como por exemplo a contabilidade digital/online. Para entender mais sobre o assunto, vale a pena ler o artigo sobre os Prós e contras da contabilidade online.

Além disso, é importante parar para pensar, até que ponto vale a pena economizar um pouco de dinheiro, e ter um trabalhão, além de correr o risco de cometer algum erro que pode prejudicar a empresa? Reflita sobre isso.

Vantagem 2: registro de informações

Uma das principais funções da contabilidade está ligada ao registro de informações a respeito da empresa. Mantendo um verdadeiro histórico sobre as finanças da empresa, recursos humanos, etc.

Dessa maneira, você terá um registro confiável a respeitos de suas informações. Porque as contabilidades seguem alguns padrões que tornam o entendimento sobre a sua empresa muito mais fácil e correto.

Essas informações precisam estar 100% organizadas para que facilite a forma que a sua empresa cuida da gestão financeira do negócio. Além do mais, caso precise de uma informação antiga, será bastante cômodo contar com os serviços de uma contabilidade que tenha todas as informações arquivadas.

Vantagem 3: menos dor de cabeça com burocracia

Acredite, cuidar da contabilidade é bastante estressante. Ainda mais quando entra em questões burocráticas, dessa forma, você não precisará fazer tudo sozinho e poderá focar no que realmente importa.

O mesmo é válido quando você abre a empresa, contar com a ajuda de profissionais especializados vai garantir um processo muito mais fluido e menos desgastante. 

Vantagem 4: declaração de impostos

A contabilidade para pequenos negócios faz ainda mais sentido quando se aproxima a data de fazer a declaração do imposto de renda da empresa. São em momentos-chave como esse que é possível perceber o quão mais simples fica o processo quando se conta com um trabalho especializado.

Inclusive, ano que vem terão algumas mudanças por conta da reforma tributária, o que vai mudar os números e porcentagens sobre os impostos das empresas. Com isso, uma contabilidade vai entender muito melhor todas essas mudanças e aplicar da forma correta

Vantagem 5: Fluxo de caixa mais organizado

A contabilidade também irá te ajudar “indiretamente”. Com as informações bem organizadas da contabilidade, será possível utilizar os dados para organizar o fluxo de caixa.

É claro, que essa é uma função da própria empresa e do empreendedor e a contabilidade não fará tudo por você. Mas com a organização da contabilidade a sua empresa vai poder manter um fluxo de caixa bem mais organizado e propenso a ficar no positivo.

Vantagem 6:  ajuda na tomada de decisões

Existem muitas decisões importantes que o empreendedor deve tomar para o andamento da sua empresa. Essas decisões podem gerar dúvidas, que podem ser esclarecidas com a ajuda especializada de uma contabilidade.

Dessa maneira, a contabilidade aparece como um conselheiro importante, para decisões ainda mais importantes que você (como empreendedor) terá que tomar.

Vantagem 7: softwares especializados

Softwares especializados vão tornar todo o processo contábil muito mais fácil. E as contabilidades contam com softwares modernos que garantem um trabalho muito mais rápido e sem erros. Que certamente irão acontecer se a empresa organizar tudo em planilhas simples.

Considerações finais: vale a pena contratar uma contabilidade?

Como o título traz uma questão, agora é o momento de responder. É importante ressaltar que aqui vou usar minha opinião pessoal, que você poderá usar como um conselho. O objetivo é mostrar uma saída para que pequenas empresas consigam trabalhar melhor.

Dessa forma, posso afirmar que contratar uma contabilidade é a saída mais inteligente, principalmente se você está começando agora e visa crescimento para o seu negócio. Se você apenas tiver uma ME, que use de forma esporádica, para emitir poucas notas, é possível que você mesmo cuide.

Agora, quando falamos de um negócio com maior fluxo de documentos e etc, que opera diariamente e produz serviços e/ou vende produtos de forma consistente. Então, para esses casos, é aconselhável contar com o apoio contábil.

Quando trabalhamos com profissionais tudo é mais seguro e garantido. Com isso, uma contabilidade poderá te ajudar com muitas questões e dúvidas. As contabilidades servem como “conselheiros”, como vimos na lista de vantagens. 

Desse modo, a contabilidade para pequenos negócios vai ajudar nos processos, cuidar dos impostos, do imposto de renda, além de dar um apoio extra. 

Dito isso, é preciso fazer uma análise antes de contratar uma contabilidade para chamar de sua. Procure referências, marque uma reunião e avalie você mesmo. O mesmo vale para a contabilidade online, que costuma ser mais barata, mas em muitos casos será uma excelente saída.

Se você foi convencido a procurar uma contabilidade, temos um artigo muito esclarecedor sobre isso: 7 dicas na hora de contratar um escritório de contabilidade 

Leia, e entenda como avaliar se o escritório de contabilidade vai ajudar a sua empresa, realmente.

E o valor gasto para contratar uma contabilidade?

Não será qualquer contabilidade que você deverá contratar. Se contratar a opção cara demais, poderá comprometer o seu orçamento, da mesma forma que contratar uma barata demais, poderá entregar um trabalho incompleto.

A questão do valor realmente é uma questão importante a se considerar nas pequenas empresas, onde cada pequeno investimento faz uma diferença enorme nos números.

Mas alguns gastos são necessários e de médio a longo prazo (alguns trazem resultados imediatos) vai ajudar o seu negócio a se desenvolver ainda mais. Dessa forma, tenha uma boa organização financeira, mesmo antes de abrir o seu negócio ou mesmo após.

Até porque é totalmente contraproducente abrir um negócio sem nenhum planejamento e sem recursos financeiros para cuidar do bom andamento da empresa. É claro, que possivelmente você não consiga contratar a melhor contabilidade da cidade, mas ainda assim encontrará uma boa para você.

Quanto antes você aprender que se tratando de negócios, não dá para fazer tudo sozinho, melhor. Até certo ponto é possível, porém em algum momento você vai precisar de profissionais qualificados para te ajudar a crescer ainda mais. Alguns gastos são necessários, e a contabilidade é um deles. 

Conclusão

No artigo de hoje, mostrei um pouco sobre a contabilidade para pequenos negócios, onde você acompanhou todas as vantagens e a minha análise sincera sobre o assunto. Desse modo, acredito ficou muito mais fácil para você mesmo responder, se vale a pena uma contabilidade para pequenos negócios, ou não.

Conte sobre o seu veredito nos comentários. Gostaria muito de saber a sua opinião sobre esse tema. Além disso, compartilhe esse artigo nos seus grupos de WhatsApp, e ajude que essa análise chegue para mais pessoas.

Para mais artigos sobre empreendedorismo e dicas sobre contabilidade, continue acompanhando o blog da Smart. Ele conta com atualizações diárias e cada artigo vai te ajudar de uma forma, para conseguir empreender de uma maneira mais efetiva e inteligente.

Agradeço a sua leitura, quero saber a sua opinião e nos vemos em breve!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas