Coworking para fotógrafos é uma boa ideia? Descubra

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Neste artigo, conheça as vantagens oferecidas em um coworking para fotógrafos.

 Se você trabalha com fotografias sabe o investimento que é necessário.

Não basta apenas ter uma câmera que atenda a todas as suas necessidades, você ainda precisa do software adequado, do espaço de armazenamento suficiente e de uma internet rápida.

Isso sem contar todos os outros periféricos, como programas de edição extras, tripé, ferramentas para limpar as lentes, flash, baterias, carregadores, memórias, etc.

Tudo isso gera um impacto financeiro já no início da atividade.

É por isso que os profissionais da fotografia encontram uma saída no coworking para fotógrafos, não só financeira como de equipamentos.

Se você faz parte deste mercado e ainda não conhece as vantagens que pode trazer o coworking para fotógrafos, não se preocupe.

Neste artigo nós vamos analisar as principais vantagens deste modelo de trabalho para os profissionais da fotografia.

Antes disso, se você é fotógrafo, você sabe da necessidade de se organizar. Leia este artigo para conhecer mais sobre planejamento semanal.

Vamos lá?

Economia e autonomia no local de trabalho

Coworking para fotógrafos

Você, profissional da fotografia, já sabe como é dispendiosa a profissão.

Existem no mercado muitos produtos semiprofissionais a um valor moderado que podem ser suficientes para fotógrafos amadores, mas não para quem trabalha com isso.

Se você quiser levar a fotografia com seriedade, vai precisar dos equipamentos profissionais que não são exatamente baratos.

Além disso, você precisa de um local de trabalho adequado, já que o profissional da fotografia precisa de internet rápida, espaço de armazenamento e tranquilidade para editar, coisa que normalmente não se consegue no home office.

Mas o estúdio fotográfico termina sendo mais um problema que uma solução.

Embora você tenha as ferramentas necessárias para trabalhar em alto nível, o custo alto pode ser uma barreira, principalmente quando o fotografo está começando.

Além disso, você precisará de um espaço para receber seus clientes, e no coworking para fotógrafos você pode ter acesso a salas de reunião e escritórios executivos para passar uma boa impressão.

Soma-se essas dificuldades a um aluguel caro, gastos de serviços como água, luz, limpeza, manutenção, etc., e o estúdio passa de ser opção a não ser viável.

Outra dificuldade é o local de trabalho engessado.

A maioria dos fotógrafos vive de mobilidade. É preciso estar em vários lugares da cidade – e às vezes até de outros países – para realizar as imagens.

Se o profissional precisa sair de onde está e ir até um escritório ou estúdio fotográfico para baixar fotos, enviar e editar, ele acaba perdendo tempo e não conseguindo enviar todo o material solicitado.

O coworking para fotógrafos é uma saída ideal para este problema.

Se há uma unidade de coworking próximo ao local da produção, o fotógrafo pode rapidamente enviar as imagens para o editor e limpar o espaço na memória.

Velocidade para envios e downloads

E para enviar fotos, baixar arquivos, limpar a memória, etc., você precisa ter uma internet que te ajude.

É normal o fotógrafo ter que mandar as fotos do dia para um editor, não só para aliviar o peso na memória como para que este possa editar e publicar as fotos com mais agilidade.

Os envios vão demorar mais quando a conexão de internet for lenta. Além disso, se a internet cai no meio do processo, é preciso fazer tudo de novo.

O fotógrafo pode somente estar precisando enviar as fotos para limpar a memória e ir para outra produção. Para isso o coworking para fotógrafos é ideal para que o profissional vá, envie as fotos e saia para o próximo trabalho.

Também é importante no caso de ter que publicar as fotos rapidamente em algum site (o que ocorre muito com fotógrafos jornalísticos). Se você está próximo a um coworking para fotógrafos, isso pode salvar seu dia!

 

Espaço de armazenamento para editar

Mas antes de subir as fotos em uma página ou rede social, elas precisam ser editadas, não é mesmo? Esta pode ser tarefa de um editor ou até mesmo do próprio fotógrafo.

E um programa de edição não roda em qualquer computador, como muitos pensam.

Dependendo do processador e da memória RAM, isso vai levar mais ou menos tempo, além de alguns programas serem compatíveis apenas com algumas máquinas.

As fotos que não vão ser utilizadas também precisam ser guardadas, como cópias de segurança. É aí que você vai usar uma HD para que o computador seja apenas para a edição.

Dessa forma, você pode carregar consigo apenas esta HD externa, sem ter que depender de toda a parafernália necessária para editar.

Do mesmo jeito, o coworking para fotógrafos dá a opção de você levar o seu computador pessoal. Se você já tem todos os programas ali e só precisa de espaço e velocidade de internet, pode buscar essa saída também.

Clima profissional aliado à descontração

O fotógrafo, por trabalhar com o lado artístico, a inspiração e criatividade, é favorecido pelo ambiente mais descontraído e colaborativo. A troca de conhecimento com profissionais de outras áreas é excelente neste caso.

Mas o profissionalismo e a metodologia de trabalho não podem ficar de fora.

É por isso que em um ambiente de trabalho como é o coworking, você tem a estrutura necessária para trabalhar de maneira produtiva e receber os seus clientes de maneira profissional.

É por isso que o local indicado é nas unidades da Smart Coworking!

Confira aqui a lista de cidades que contam com uma unidade e comece a trabalhar no coworking que mais cresce no Brasil!

A Smart Coworking tem toda a estrutura para os profissionais da fotografia crescerem e se desenvolverem na profissão.

Entre hoje mesmo em contato com os profissionais da Smart Coworking e fique bem na foto!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas