Envolver mais pessoas nas instâncias de tomada de decisão permite que mais critérios sejam considerados, e é expressão de valorização das qualidades dos colaboradores.
Envolver mais pessoas na tomada de decisões e descentralizar o comando pode ser um passo difícil, mas, ao mesmo tempo, fundamental quando muitas responsabilidades sobrecarregam uma só pessoa.
No âmbito administrativo, a descentralização é a forma organizacional que permite delegar poderes ou confiar determinadas atividades administrativas a setores que não têm uma relação direta com a administração central.
A característica fundamental da descentralização é o fato de a direção e os colaboradores que integram a organização gozarem de alguma autonomia e não estarem sujeitos a poderes hierárquicos de comando.
Uma das características de uma organização descentralizada é que as ações tendem a serem realizadas com mais agilidade. Na busca pela solução de problemas, por exemplo, mais pessoas auxiliam com informações e conhecimentos para a tomada de decisões. Um dos resultados disso é um aumento da produtividade, através de um aumento de confiança com os colaboradores.
Nesse sentido, nota-se ainda que os funcionários se sentem mais motivados e incluídos nas decisões que afetam sua vida profissional.
Em organizações muito grandes, a descentralização é necessária, porque, geralmente, os gerentes gerais não têm todas as informações e, por vezes, nem a capacidade de tomar todas as decisões necessárias.
A descentralização funciona também como ferramenta para o aumento da produtividade entre os funcionários que trabalham em regime de home office.
Organização funcional e descentralização do comando
Atualmente, os principais esforços da administração estão dirigidos a tornar as organizações mais flexíveis e responsáveis. E uma das conclusões desse processo é que é de suma importância a descentralização na tomada de decisões.
A descentralização permite que todos os níveis da organização examinem as decisões em detalhes, o que aumenta significativamente a eficiência.
Este processo caracteriza-se pelo exercício de uma autoridade funcional ou dividida com base na especialização e no conhecimento, que se expande por toda a organização, com comunicação direta entre as diferentes áreas.
As decisões são descentralizadas, promovidas pela especialidade e não pela hierarquia, dessa forma cada ênfase é colocada na especialização e cada órgão ou cargo contribui com seus conhecimentos para o cumprimento dos objetivos da organização.
Cabe ainda dizer que a descentralização não representa um benefício somente para as grandes corporações. Os micro e pequenos empresários podem também pensar em maneiras de incluir os seus colaboradores na tomada de decisões, de modo a aumentar a produtividade.
Vantagens da descentralização
· Aumento da eficiência aproveitando o tempo e as habilidades da equipe;
· A qualidade das decisões é melhorada ao aliviar os gerentes da sobrecarga de decidir sozinhos;
· Os gastos com coordenação são reduzidos devido à maior autonomia das diferentes áreas;
· Algumas decisões são tomadas mais rapidamente;
· Há mais informações sobre a situação dos responsáveis pelas decisões;
· Alta motivação e grandes expectativas de desenvolvimento são mantidas entre os gerentes de nível médio, graças a uma maior participação no processo de tomada de decisão;
· O treinamento é fornecido para gerentes de nível médio;
· Os chefes são dispensados de certas responsabilidades e estão abertos à possibilidade de assumir outras maiores;
· Maior agilidade na resolução de problemas, graças à contribuição de iniciativas dos executores,
· A tomada de decisão é melhorada ao expandi-la a outros níveis,
· Os gestores têm maior contato com o cargo onde as decisões devem ser tomadas, o que reduz os atrasos causados pelas consultas.
5 dicas para descentralizar o comando da sua empresa
Vamos conhecer agora 5 passos concretos para descentralizar o comando:
1. Envolva nos processos de tomada de decisão todas as pessoas que serão impactadas por ela ou que ajudarão a levar a cabo o planejado;
2. Valorize sua equipe. Reconheça a experiência e a competência dos integrantes de um grupo de colaboradores;
3. Esteja aberto a pontos de vista distintos. Evite criticar precocemente e aprenda a escutar as diferentes propostas;
4. Não tema as tensões que podem surgir no processo de descentralizar o comando. É algo natural tendo em vista a participação de mais pessoas;
5. Conheça as pessoas que fazem parte da sua equipe, e busque semelhanças entre elas. Isso pode ajudar a aumentar a confiança entre eles. Criar um ambiente coletivo saudável ajudará na tomada de decisões.
Conclusão
A descentralização da administração de uma empresa possibilita que mais pessoas façam parte das instâncias onde as decisões são tomadas. Medidas como essa tendem a valorizar as capacidades da equipe, uma vez que suas qualidades são colocadas em prática.
Por outro lado, a possibilidade de escutar mais de um parecer antes de decidir possibilita que mais elementos sejam considerados. Nesse sentido, destaca-se a proximidade de quem decide com as decisões tomadas. Uma boa forma de começar a descentralizar o controle é consultando a equipe sobre aspectos diretamente ligados aos colaboradores, e usando o bom senso em determinações.
Leia um artigo sobre o uso das redes sociais no trabalho e veja como transformar “vilões” em aliados.