Descubra o que é motivação organizacional e conheça seus benefícios!

Seus colaboradores já não parecem motivados? Entenda a motivação organizacional, o que é e como implementar no ambiente de trabalho.

Todo gestor já teve que tomar decisões difíceis e definitivas com respeito a um funcionário desmotivado. Porém, isto não precisa ser assim!

Se você entender e implementar a motivação organizacional no seu ambiente de trabalho, é possível que você possa eliminar o problema antes dele existir.

A motivação organizacional vai dar ao seu colaborador aquele impulso que ele precisa para se manter motivado e seguir dando o seu melhor pela empresa.}

O que é motivação organizacional

Que profissionais motivados são mais produtivos, isso todos já sabemos. A grande questão é como manter estes trabalhadores motivados para que possam seguir gerando lucro e ideias inovadoras.

A motivação no trabalho compreende os incentivos internos e razões externas que levam o trabalhador a se comprometer com seu trabalho, estar disposto a buscar novos desafios e tentar sempre melhorar seu desempenho.

Já a motivação organizacional corresponde aos incentivos estruturais que uma empresa ou uma liderança pode oferecer para este trabalhador.

Como identificar se o seu grupo de trabalho está desmotivado

Um bom gestor deve saber identificar os sinais que mostram que seu grupo de trabalho está desmotivado e implementar exercícios de motivação organizacional para que as engrenagens voltem a funcionar corretamente.

Entre os sinais mais claros de desmotivação está o “olho no relógio”. Trata-se daquele profissional que está sempre se queixando da carga horária, discorda de tudo e está apenas esperando o fim da jornada para ir embora.

É fácil de ser identificado, pois, este colaborador apresenta uma clara diminuição no seu rendimento. Se ele produzia um número X em sua jornada diária e este número caiu para a metade, pode não ser apenas cansaço. Ele pode estar desmotivado com o seu trabalho.

Passar a realizar apenas as tarefas diárias necessárias ou urgentes e, muitas vezes, não as finalizando, também demonstra que este colaborador não está apenas com pressa de ir para casa.

Outro indicativo claro são as constantes desculpas e faltas no trabalho. Um trabalhador desmotivado tende a querer passar mais tempo longe do escritório e acaba criando escusas para isso.

Se o gestor sabe ser democrático deve identificar com mais facilidade estes sinais e ter a possibilidade de conversar com o colaborador ou grupo de trabalho, para saber como ele ou eles se sentiriam mais confortáveis.

Porém, alguns fatores podem vir de casa. Um empregado que está constantemente irritado, usa palavras negativas e se isola também está desmotivado, mesmo que isso não reflita na sua produtividade.

Para identificar estes sinais de desmotivação foi que no início dos anos 60 o escritor e pesquisador americano Frederick Herzberg desenvolveu a Teoria dos Dois Fatores em seu livro “A Motivação Para Trabalhar”.

Teoria dos Dois Fatores

Herzberg comprovou que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do profissional, sendo eles fatores motivacionais (intrínseco) e higiênicos (extrínsecos).

Os fatores motivacionais estão ligados ao próprio trabalhador e aos seus objetivos dentro da empresa. São as tarefas, os deveres e as críticas que o empregado recebe na empresa e como ele os encara.

A autorrealização ao desempenhar uma tarefa que lhe agrada influi neste fator motivacional. Sentir que o trabalho não tem a carga de trabalho, e sim a leveza de estar fazendo algo que se gosta.

O reconhecimento e a ascensão no cargo também são importantes. O trabalhador que lida com o elogio e a crítica construtiva está mais próximo de atingir a satisfação no ambiente de trabalho.

Já os fatores que não competem ao colaborador foram chamados de higiênicos por Herzberg. Estes fatores estão ligados à área onde o funcionário atua e são determinados pela organização, cultura e estrutura da empresa.

É aqui onde a motivação organizacional pode ser implementada!

Herzberg escolheu o termo “higiênicos” para demonstrar seu caráter preventivo e fundamental, já que é muito fácil manter a casa limpa limpando um pouquinho por dia do que fazer uma grande faxina mensal!

Ou seja, uma empresa pode evitar fontes de insatisfação antes que estas contaminem o ambiente de trabalho. São diversos os fatores que podem gerar insatisfações, mas, como você pode evitar que eles apareçam, gerando uma motivação organizacional no empreendimento?

Como implementar na sua empresa

Estes fatores se referem às condições e o ambiente onde o funcionário trabalha, como salário, política da empresa, tipo de supervisão, clima entre a direção e funcionários, local da empresa e qualidade do ambiente.

Você pode ser um líder liberal e estar sempre em contato com seus colaboradores para identificar os problemas internos, ou simplesmente proporcionar um ambiente de trabalha para sua equipe perto da praia.

Seja como for, uma medida que você pode tomar agora é melhorar a qualidade do seu local de trabalho. Desta maneira você garante que seus profissionais vão estar confortáveis e ter toda a infraestrutura necessária.

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Entre hoje mesmo em contato e leve mais motivação organizacional para sua equipe de trabalho!

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