Neste artigo começaremos a compartilhar dicas e informações para a redução de custos em diversas áreas de seu negócio. Venha conhecer 4 formas de diminuir gastos com uma boa gestão estratégica.
Boa leitura!
1) PARA UMA BOA GESTÃO ESTRATÉGICA, TENHA CLAREZA DOS CUSTOS
Muitas empresas só começam a cortar gastos quando estão em um momento de sufoco, geralmente sem uma avaliação prévia e acabam cortando recursos essenciais para os resultados da organização. Por isso, torna-se necessário ter clareza de todos os custos da empresa e um fácil acesso ao seu histórico, efetuando cortes apenas aos que menos interferem no lucro e na qualidade do serviço/produto.
Na SMART Escritórios Inteligentes, os diretores Saulo e Pedro Da Rós reúnem-se mensalmente com a Gerente de Operações Gislaine Dias e o departamento financeiro para verificar as despesas do mês anterior e reavaliá-las para o mês seguinte. “Cortamos tudo aquilo que não afetará a qualidade do nosso serviço, bem como, o que não comprometerá a produtividade e a qualidade de vida de nossos colaboradores”, afirma Saulo.
2) INCLUA A REDUÇÃO DE CUSTOS NAS METAS
Tenha em mente que, quanto menos gastar, mais ganhará. Quanto mais inteligentes forem seus investimentos, mais eficiente será sua empresa e interessante seu resultado. O planejamento estratégico de uma empresa deve incluir não somente o aumento das vendas em suas metas, mas também, as de redução de gastos, após feita a análise dos custos. Desta forma torna-se possível a definição dos caminhos que levem aos índices necessários e desejados.
3) ENGAJE SUA EQUIPE COM UMA GESTÃO ESTRATÉGICA
Os colaboradores são peças-chave para que ocorra a redução de custos e a comunicação interna deve ser priorizada para que toda a equipe faça parte dessa causa, desde a limpeza à diretoria. Uma forma de tornar os cortes mais eficazes é envolver todo o quadro na definição das metas e utilizar parte da economia realizada como premiação ao time, assim que elas forem alcançadas. Essa estratégia faz parte da gestão estratégica e poderá ser utilizada na diminuição do consumo de itens como material de escritório, energia elétrica e manutenções em geral.
4) PRIORIZE O ATENDIMENTO AO CLIENTE
Afinal, quem paga os salários dos colaboradores, os patrões ou os clientes? Esta resposta deve ser analisada com carinho.
O planejamento de redução de custos não pode desviar a atenção sobre a qualidade e eficiência do atendimento àqueles que são a fonte de recursos de uma empresa, para que os cortes não repercutam negativamente sobre eles. Uma pizzaria, por exemplo, que economiza com recheios mais baratos e também atendentes sem experiência pelo menor custo com salários, com certeza causará incômodo aos fregueses e, com isso, perderá vendas e clientes.