Empreendedor que não é vendedor não cresce: descubra o porquê

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Você é um empreendedor e acredita que saber vender não precisa fazer parte das tuas habilidades? Você não poderia estar mais errado. Descubra porque no artigo de hoje.

Antes de mais nada, temos que definir que vender não envolve apenas um produto ou serviço. Vender pode ser sobre uma ideia, pode ser sobre convencer, enfim, vender é muito mais do que apenas vender, por mais contraditório que pareça essa afirmação.

Ser um empreendedor também envolve ser um vendedor. Se você acha que essa sentença não é real, você vai se surpreender com o conteúdo deste texto. Continue comigo e você vai descobrir que um empreendedor que não é vendedor terá muitas dificuldades em crescer.

Se você tem um negócio estagnado, será que você está sendo um bom vendedor? Se for esse o seu caso, descubra porque ser um bom vendedor vai te transformar em um empreendedor muito mais completo.

Por que um empreendedor precisa ser um bom vendedor?

A resposta é bastante simples, um bom vendedor tem um poder maior de influenciar o seu meio. A esse meio significa não apenas os clientes e o público alvo, mas também os colaboradores da empresa.

Por isso vou separar algumas situações para você poder se identificar e entender os benefícios de ser um bom vendedor. Com certeza algumas das situações refletirão seu atual momento.

Pequena empresa (onde você é o próprio vendedor)

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Se você é dono de um pequeno negócio, onde basicamente você possui e vende seus produtos ou presta algum serviço, você com certeza já entendeu que se você não souber vender, você está fadado ao fracasso.

Pense, você pode ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas se as pessoas não souberem disso, e você não conseguir transmitir, ninguém vai chegar até você.

Veja bem, não quero dizer que você não deva se preocupar com a qualidade do seu produto ou serviço, muito longe disso. Mas saber vender caminha lado a lado no grau de importância.

A forma que você conversa e se preocupa em trabalhar sua marca, faz toda a diferença. Tornar sua marca relevante vai trazer muito mais gente e dinheiro para o seu negócio. Como você é pessoa responsável pelas vendas, você deverá ser um bom vendedor

Mas você pode estar em outra situação, você é o empreendedor e possui um responsável ou uma equipe focada em vendas. Com isso você não precisa ser um bom vendedor, correto? Com certeza, não!

Venda uma ideia para seus colaboradores

Seja sua empresa grande ou pequena, e você possui responsáveis pelas vendas, você ainda terá muito mais sucesso se for um bom vendedor. Não está entendendo? Calma, eu te explico.

Como disse no começo do texto, vender não é apenas sobre vender um produto ou serviço. E esse exemplo será a resposta definitiva do porque todo empreendedor deve saber vender.

Primeira coisa: quando você possui uma empresa e traz colaboradores, você está buscando formas de resolver os problemas da sua empresa. Quando você contratar alguém para ser da limpeza, você está contratando alguém para cuidar do “problema” da limpeza.

Seguindo nesse exemplo: quando você contrata este colaborador você estará oferecendo um valor em dinheiro pelo serviço do mesmo, certo? Certo! Mas o que isso tem a ver com venda? Tudo!

Você buscou um profissional para desenvolver um trabalho, você negociou um salário e ele achou justo e ficou interessado na vaga. O que você acabou de fazer? Você vendeu uma vaga de emprego.

Ok, ainda está confuso? Vamos trazer isso para o setor de vendas. Embora você tenha uma equipe, você ainda será parte importante na forma que eles agem e atuam.

Você precisa “vender” o que você espera que eles façam, para eles entenderem realmente o que você deseja deles. Nas conversas sobre objetivos e metas, você está trabalhando com a forma que eles vão trabalhar.

Se você vender a forma que você gostaria que eles trabalhassem, e eles comprarem a ideia, tudo estará no caminho certo. Vender não é apenas trocar algo por dinheiro, ser um empreendedor é trabalhar com pessoas e vender além de tudo, ideias.

Mas é claro que se você não for um bom vendedor, você terá dificuldades em identificar bons colaboradores e poderá escolher sem “negociar” um pouco mais. Dessa forma, você estará vendendo uma vaga para a pessoa errada. Ou pior, contratou a pessoa certa, mas não soube “vender” sua ideia.

Como ser um bom vendedor sendo empreendedor?

Ok, acredito que ficou claro, que quando se é um empreendedor que não sabe vender, você estará perdendo uma excelente oportunidade de ter mais ganhos. Dessa forma, vamos te mostrar formas de maximizar suas vendas e ser um excelente vendedor.

Usando a tecnologia para vender mais

Se você não trabalha com divulgação online dos seus produtos e serviços, você estará a alguns passos atrás. O mundo hoje é completamente digital, dessa forma você terá um mercado muito maior se “vender” online.

Você ou sua equipe deve trabalhar as incríveis ferramentas online em prol de ter uma marca mais conhecida e entender seu público. O Google Ads será excelente para você entender o que as pessoas acham da sua marca, por exemplo.

Trabalhe sua marca

Já temos um artigo sobre estratégias para vender mais, recomendo que você leia esse texto. Ele vai mostrar como você poderá chegar em mais pessoas e não só isso, como trabalhar para ser um melhor vendedor (ou ter uma empresa que venda mais).

Quando você trabalha sua marca, você está utilizando do marketing para chamar a atenção do seu público alvo. Dessa maneira, você será uma marca que vende muito mais.

Quando você se preocupa com as necessidades dos seus clientes, você está vendendo a ideia de estar solucionando um problema para ele. O seu produto (ou serviço) deve vender soluções.

Conclusão

No texto de hoje, vimos a importância de ser um empreendedor que saiba vender, seja seu produto ou suas ideias. Dessa forma, trabalhe essa característica, para ser um empreendedor ainda melhor.

Para mais artigos relevantes sobre vendas e empreendedorismo, continue acompanhando nosso blog. Se não sabe por qual artigo começar, vou te deixar uma dica: de que forma eventos corporativos podem turbinar as suas vendas.

Agradeço pela leitura, e nos vemos em breve.

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