Entendendo o Coworking: 5 dúvidas respondidas

Uma solução para quem precisa de infraestrutura, boa localização e um ambiente agradável para trabalhar e fazer reuniões, esse é o coworking. 

Se você está começando o seu negócio e não quer ter preocupações com locação ou compra de um espaço, essa pode ser a solução que você precisa. Se você é um profissional autônomo ou freelancer, também pode se beneficiar dessa alternativa. 

Quer entender melhor como funciona essa nova forma de pensar o ambiente de trabalho? 

Então, confira esse artigo com as respostas para 5 dúvidas comuns sobre o assunto. Boa leitura!

1. O que é Coworking e como ele surgiu?

Trata-se de um espaço de trabalho compartilhado por várias empresas, independentemente da natureza de suas atividades. 

Ele surgiu como uma resposta à necessidade de trabalhadores independentes, freelancers e pequenas empresas por um espaço de trabalho flexível e colaborativo.

Além de dividir as despesas comuns, como aluguel e contas de energia, as pessoas que frequentam um coworking também podem usufruir de áreas comuns, como refeitório, auditório e recepção.

Sem falar, é claro, da possibilidade de ampliar sua rede de contatos ao interagir com outros profissionais e empresas. 

O coworking foi inventado em 2005 por Brad Neuberg, um programador americano, que trabalhava na startup Rojo. Ele estava insatisfeito com a sua experiência profissional, desejando algo que pudesse oferecer-lhe liberdade, independência e, ao mesmo tempo, um ambiente comunitário para trabalhar com outros profissionais. 

Para atender a essa necessidade, Brad criou o primeiro espaço de coworking do mundo, localizado em São Francisco, chamado Spiral Muse. Assim, ele foi o primeiro a formular propriamente o conceito, embora já existissem ideias similares. 

2. Como o Coworking está mudando as características do mercado de trabalho?

O coworking surgiu como uma solução para a falta de independência e estrutura comunitária que muitos profissionais sentiam no ambiente de trabalho tradicional. Desde então, tem evoluído para ser muito mais do que um espaço físico compartilhado. 

Com o aumento do número de adeptos, o coworking vem se tornando uma nova cultura e filosofia de trabalho que valoriza a colaboração, a flexibilidade e a adaptabilidade às necessidades individuais.

Além de possibilitar a divisão de despesas gerais e aproveitar áreas comuns, o coworking 

também gera a oportunidade de interação e networking entre profissionais e empresas.

3. Quais são as principais vantagens para freelancers, autônomos e pequenas empresas?

Algumas das principais vantagens do coworking para freelancers, autônomos e pequenas empresas incluem: 

  • Flexibilidade;
  • Baixo custo;
  • Ambiente colaborativo;
  • Estrutura adequada para trabalho;
  • Networking;
  • Acesso a equipamentos e serviços compartilhados;
  • Endereço comercial;
  • Localização estratégia;
  • Ambiente seguro;
  • Possibilidade de atender clientes em um espaço apropriado;
  • Aumento da produtividade;
  • Estímulo da criatividade.
4. O que levar em consideração ao escolher um espaço de Coworking para você?

Na hora de escolher um espaço de coworking ideal para você, é importante considerar alguns aspectos, como:

Localização: verifique se o espaço está situado em uma área conveniente e acessível para você e/ou sua equipe.

Infraestrutura: analise se o local oferece as condições necessárias para o seu trabalho, como boa conexão de internet, espaços de reunião, salas de treinamento, entre outros.

Preço: pesquise preços e veja se está dentro do seu orçamento e se as condições de pagamento são flexíveis, conforme a sua necessidade. 

Comunidade: verifique se a comunidade de trabalhadores no espaço é compatível com os seus objetivos e valores profissionais.

Serviços e benefícios adicionais: observe se o local oferece serviços e benefícios adicionais que são importantes para você e sua equipe, como serviços de recepção, café, impressão etc.

5. Quais são as projeções futuras do Coworking?

As projeções futuras do coworking são extremamente positivas, com a previsão de crescimento ainda mais acelerado nos próximos anos.

De acordo com o portal Educa Mais Brasil, a procura por coworking no mundo aumentou em 93% no primeiro trimestre de 2022. Os dados são de uma pesquisa da International Workplace Group (IWG).

Segundo a publicação, “Reino Unido e Espanha estão entre os países do mundo com destaque na quantidade de adeptos. O mercado de coworking no Reino Unido apresentou 300% de alta, enquanto na Espanha a porcentagem foi de 123%. O Brasil também está entre as nações em que o coworking está crescendo, sendo a alta de 97%.

A estimativa da consultoria imobiliária Newmark é que existem no Brasil mais de 1,6 mil escritórios de coworking. O fenômeno tem se expandido após dois anos em baixa em função da pandemia da covid-19, cuja uma das medidas de prevenção era adotar o isolamento social.”

Coworking Smart: o melhor custo-benefício 

O Coworking Smart, presente no mercado há mais de nove anos, conta com unidades de escritórios inteligentes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A nossa missão é prover soluções que agreguem valor e simplifiquem a vida dos nossos clientes.
Se você estiver procurando um ambiente moderno e bem equipado para trabalhar e fazer as suas reuniões, seja Smart! Dúvidas? Entre em contato conosco, clicando aqui.

Leia Também