Smart São Paulo: Vai realizar uma entrevista online? É assim que você entrevista uma pessoa à distância

Smart São Paulo: Vai realizar uma entrevista online? É assim que você entrevista uma pessoa à distância
Ainda não conseguiu se adequar a entrevista online? No texto de hoje, vou te ajudar a realizar uma entrevista online do jeito certo.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A entrevista online era uma prática usada antes mesmo da pandemia, porém é notório que seu “boom” aconteceu devido às dificuldades de entrevistar pessoas de forma presencial. Por conta do lockdown e pelas regras de distanciamento conseguir manter as empresas funcionando do mesmo modo, foi impossível.

Com isso o que antes era algo raro, passou a ser regra. Acontece que muitos acabaram não entendendo muito alguns desses processos, como por exemplo, a entrevista online. Seja por já estar tão acostumado à entrevista presencial ou por dúvidas que envolvem uma nova forma de trabalho. 

O ponto que dificultou a adaptação, foi que na pandemia muitos não tiveram tempo hábil para aprender sobre as novas formas de trabalho, e já foram lançados ao “novo normal”

É exatamente por isso, que vou te ajudar a entender como realizar uma entrevista online. Isso porque mesmo depois da pandemia, essa prática tende a continuar com força nas empresas.

Entrevistas online: uma saída em meio a crise

Mesmo com a pandemia, a vida precisou seguir nas empresas. Um bom exemplo são as entrevistas de emprego, que sempre fizeram parte do dia a dia, assim, como todo o resto, precisou ser adaptado.

E se a pandemia pode nos mostrar algo, é o quanto a tecnologia é a grande aliada de todos nós. Imagine por um momento como teria sido ainda mais difícil passar por esse momento sem a internet. A internet foi a válvula de escape para que a vida continuasse.

Familiares conseguiam se ver, através de chamadas de vídeos, além é claro, de conseguir manter contato diário, onde foi possível ficar por dentro das novidades. Mesmo para quem pegou a doença, a internet possibilitou que a vida seguisse de uma forma mais “normal”, por assim dizer.

A pandemia, causou um “dança das cadeiras” em muitas empresas, onde funcionários saíram e novos colaboradores foram contratados. Tudo para alinhar o negócio ao cenário atual.

E aqui foi onde as webcams ganharam força e tornaram as entrevistas possíveis. Porém, como toda mudança, foi preciso realizar testes, que por sua vez, geraram erros e acertos que ajudaram os entrevistadores a conseguir se adequar a esse novo modo de avaliar possíveis colaboradores.

Como boa parte das empresas trabalharam em home office, mesmo após contratar o colaborador, não foi possível vê-lo ao vivo. Onde a entrevista tinha ainda mais peso, onde seria preciso avaliar muito bem para não deixar passar nada

Mas foi graças a isso que muitos desempregados conseguiram seus empregos, as empresas puderam funcionar e conseguir empregar pessoas. A “roda” tinha que girar, e no tocante a avaliar vagas de emprego, a entrevista online foi a melhor saída. 

Dificuldades da entrevista online (e como superá-las)

A entrevista presencial possibilita uma avaliação mais completa da pessoa, já que o entrevistador consegue muitas informações com base no comportamento do entrevistado. Sabe aquela sensação de bater o olho e já ter uma análise? Então…

Além disso, as empresas já tinham o local certo para realizar a entrevista e um protocolo a seguir: até que a crise chegou! Então, em meio a ela as empresas precisaram encontrar formas mais rápidas de resolver os problemas e foi então que as entrevistas online passaram a ser o padrão de entrevistas.

E não só as entrevistas, as reuniões, as conversas entre equipes, o próprio trabalho, tudo passou a ser remoto. Então, muitas empresas passaram a ter dúvidas e dificuldades na hora de realizar as entrevistas online. 

Isso também afetou a minha empresa, e tivemos que buscar uma forma de realizar esse processo do melhor jeito (possível). E é baseado nisso, que vou apresentar dicas importantes para que as suas entrevistas online também sejam bem sucedidas.

Antes vou apresentar uma análise do porque acredito que as entrevistas online vão continuar ganhando força (bem como o trabalho remoto), mesmo após a pandemia.

Entrevistas online vão ter força mesmo após o fim da pandemia?

Acredito, profundamente, que o trabalho remoto (home office, coworkings, entre outras modalidades) vai continuar a todo o vapor, mesmo com o fim da pandemia, que logo se aproxima.

Penso isso, porque estamos falando de uma modalidade mais barata, que pode funcionar muito bem, além é claro, da preferência de muitos, que se identificaram profundamente ao trabalho remoto, e não pretendem voltar para a rotina antiga.

Além do mais, trabalhos remotos, garantem que a sua empresa possa contratar excelentes colaboradores de outros estados, sem a necessidade desse profissional estar in loco.

Por isso, a “moda” das entrevistas online deve continuar. Dessa forma é extremamente necessário que as empresas que optarem por essa escolha saibam o jeito certo de realizar uma entrevista online.

Dicas para uma entrevista online bem sucedida

Então se a sua empresa ainda vai usar as entrevistas online, seja para a reta final da pandemia ou como uma opção que continuará em voga, é preciso seguir algumas dicas para que tudo ocorra da melhor forma. 

Verifique sua internet e teste os equipamentos‍

Essa é a dica zero, afinal, sem internet não será possível realizar a entrevista online. Porém, não é só a internet que você deve verificar, os demais equipamentos, como notebook/computador, câmera/webcam, microfone, fone, também devem ser avaliados antes de iniciar a conversa.

Por isso, sempre mantenha seu computador 100%. Algo que muitos acabam deixando passar é a carga de bateria dos equipamentos. O ideal é deixar todo o equipamento carregado e de preferência já plugado com o carregador, e assim evitar, que a bateria termine durante a conversa.

Para garantir que tudo funcione, faça um teste antes de iniciar a chamada. Dessa maneira, só comece a entrevista assim que tudo estiver certo. Com isso, a entrevista não terá problemas técnicos. 

Porém… 

Tenha sempre um plano B

Internet, energia elétrica, mau funcionamento do site, todos esses são potenciais problemas, difíceis de evitar. Dessa forma, sempre tenha um plano caso, algum dos componentes dê problema durante a entrevista. 

Ter um no-break, uma internet móvel, outras plataformas que possam realizar a entrevista, será uma forma de rapidamente lidar com qualquer problema que aparecer.

Porém, ainda assim, quando falamos de comunicação remota, problemas maiores podem acontecer, que irão prejudicar ou fazer com que se tenha que remarcar a entrevista. Até porque é melhor marcar para outro dia, do que prejudicar o diálogo com o entrevistado.

Mas é claro, que isso não deve ser uma desculpa para não se planejar. Dessa maneira, da sua parte (parte da empresa), tudo deve estar planejado e estruturado, com plano B, C, D, enfim, com tudo que for preciso para garantir que tudo ocorra bem.

O local adequado

Quando falamos de entrevista online, estamos com dois principais cenários: que o entrevistador esteja na empresa ou que esteja na sua casa. Para o primeiro cenário, é mais simples, porque dá para usar o mesmo local das entrevistas presenciais (com algumas mudanças técnicas).

Já para quem vai entrevistar de casa, é preciso tomar alguns cuidados, entre os quais posso destacar:

  • Optar por um local que não seja afetado por sons e ruídos (ou que evite ao máximo essas situações);
  • Local bem iluminado;
  • Um local onde tudo fique ao alcance fácil;
  • Local organizado que remeta a um escritório convencional;
  • Local com chave, caso more com outras pessoas (principalmente com crianças e animais);
  • Um local que o entrevistador sinta-se à vontade, para que a conversa flua melhor.

Com isso, você garante um tom profissional para quem vê e garante um local perfeito para a conversa. Isso trará o melhor para ambos, fazendo com que a conversa siga sem interrupções.

Que roupa usar?

É importante que você encare a entrevista da mesma forma como se ela acontecesse de forma presencial, até porque ela tem a mesma importância. Por isso, vista-se da mesma forma que iria se vestir para uma entrevista in loco

Isso inclui, não apenas a roupa, mas também seu penteado e cuidados pessoais. Seja o mais profissional possível, e comece isso desde a escolha da roupa.

‍Evite distrações

Ao falar de adaptação de cenário, é necessário ser minucioso. Com isso, crie um ambiente que te deixe longe de distrações. Ou seja, você precisa estar 100% na entrevista e para conseguir identificar todos os detalhes importantes em uma entrevista para escolher o colaborador ideal.

Mantenha a postura

Fique bastante atento à linguagem corporal. Quando ficamos em casa é normal dar aquela “relaxada” maior do que seria se estivéssemos na empresa, por isso é tão importante manter uma linguagem corporal profissional. 

E não é porque a pessoa está em outro local, que você não deva manter contato visual, se mostrar interessado ou até mesmo sorrir. Garanta que o entrevistado sinta-se acolhido, respeitado e fale tudo que for necessário para uma avaliação mais completa. 

Conclusão

No artigo de hoje, mostrei como se preparar e executar uma entrevista online de sucesso. Foquei em entrevistas de emprego, porém, todas essas dicas são excelentes para todos que trabalham remotamente e que precisam manter contato visual com outras pessoas (em reuniões, por exemplo).

Seguindo as dicas, certamente, a entrevista vai fluir da melhor maneira possível, beneficiando a todos com essa conversa a distância. Como disse, as entrevistas online devem ser usadas por um longo período de tempo, dessa forma, é importante estar alinhado a nova forma de trabalho.

Para mais artigos relevantes, continue acompanhando o blog da Smart.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas