Inovação, tecnologia e o futuro do trabalho híbrido: por que trabalhar em um coworking?

escritório compartilhado
Devido à pandemia, as empresas precisaram se adaptar às pressas ao trabalho remoto, e assim o escritório compartilhado ganhou mais força.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A pandemia causada pelo novo Coronavírus praticamente obrigou que profissionais de todas as áreas e partes do mundo se adaptassem ao trabalho remoto. Mas com os avanços da tecnologia, da vacinação e da retomada dos coworkings, o escritório compartilhado começou a se tornar a nova tendência.

Mas não é de agora que o mercado já vinha dando mais atenção ao trabalho flexível nas grandes empresas. Aquele padrão de trabalhar de terno e gravata dentro de um escritório fechado das 08h às 18h se tornou obsoleto e não atende a maioria dos profissionais.

Assim, cada vez mais empresas estão se tornando adeptas ao modelo de trabalho híbrido, seja home office ou em um escritório compartilhado. Afinal, os benefícios previstos em lei para trabalhadores não são mais vistos como diferenciais para reter talentos.

O que é o trabalho híbrido?

escritório compartilhado

Trata-se de uma modalidade de trabalho em que o profissional pode escolher de onde quer trabalhar. Entre as opções, é possível optar por trabalhar em casa (modelo de home office), em um coworking (em um escritório compartilhado), cafés, livrarias, outras cidades ou de onde o profissional bem entender.

Já existe até um termo para isso: anywhere office, que traduzido, significa “escritório em qualquer lugar”. E todo mundo sai ganhando: ao passo que os profissionais têm mais liberdade para fazer as próprias escolhas, as empresas reduzem consideravelmente os custos.

Inclusive, por causa da pandemia, muitas empresas passaram a adotar 100% o modelo de trabalho remoto, e com isso reduziram os gastos em algumas dezenas de milhares (que envolvem contas de luz, água, Internet, aluguel, IPTU e alguns direitos trabalhistas como vale-transporte).

Acontece que nem todos os profissionais se adaptaram facilmente à rotina de trabalhar em casa. À primeira vista parece vantajoso sob diversos aspectos, mas no dia a dia, os profissionais passaram a entender que este não seria o melhor modelo, seja para quem tem crianças pequenas em casa, por barulhos externos ou quando há necessidade de levar um cliente ao ambiente de trabalho.

Foi por isso que os coworkings, espaços de escritórios compartilhados, passaram a ganhar ainda mais força. Quer entender os motivos? Confira a seguir!

1- Redução de custos ao usar escritório compartilhado

Pensando sob o ponto de vista das empresas, a adoção de escritórios compartilhados representou uma redução de custos significativa, e sem perder a estrutura profissional, localização e comodidades tanto para os profissionais quanto para clientes.

Como os coworkings são baseados no conceito de economia compartilhada, todos os custos acabam sendo divididos entre todos os usuários, o que claramente o torna uma opção muito mais econômica e viável, especialmente para quem deseja montar um escritório.

Os coworkings são espaços projetados para que o profissional chegue e trabalhe, sem se preocupar com taxas, contas, maquinário, mobiliário e outros. 

2- Maior satisfação, maior produtividade em um escritório compartilhado

Profissionais de todas as áreas buscam cada vez mais liberdade para trabalharem de onde desejam. E essa é a proposta do trabalho híbrido: proporcionar conforto, liberdade e flexibilidade.

Consequentemente, o modelo híbrido proporciona maior satisfação de uma equipe de trabalho, e como esperado, maior produtividade. Afinal, colaboradores que se sentem valorizados e satisfeitos com o modelo de trabalho tendem a se dedicar mais e obter resultados satisfatórios.

Não é à toa que grandes empresas como o Google, YouTube e agora algumas fintechs no Brasil oferecem aos colaboradores mimos como quadra poliesportiva, sala de massagem, videogame e salão de jogos com direito à sinuca e cerveja, pois elas entendem que quanto mais relaxado e satisfeito um funcionário estiver, maior será a sua produtividade. 

3- Aspectos sociais

Outro aspecto muito importante que os escritórios compartilhados de coworkings proporcionam é a socialização, um fator que faz muita falta para quem trabalha 100% do tempo em home office.

Poder bater um papo nos intervalos de trabalho, trocar experiências, tomar um cafézinho e fortalecer a rede de networking são outros benefícios que os coworkings oferecem.

Dentro de um coworking, um profissional pode criar conexões com pessoas de outras áreas, sendo uma ótima oportunidade para estimular a motivação e fechar parcerias para um novo negócio. Os escritórios compartilhados são projetados como espaços de convivência justamente para que as pessoas possam socializar.

Assim, é possível descansar, fazer refeições, trabalhar e trocar ideias e experiências com pessoas de áreas diferentes. 

Como ajustar o formato de um escritório compartilhado às demandas?

escritório compartilhado

Cada tipo e porte de empresa possui necessidades e demandas específicas. Você sabia que um coworking pode ser a solução ideal para manter a organização? 

  • Startups: se você é dono de uma startup ou trabalha em uma, a empresa provavelmente ainda está em fase de teste. O escritório compartilhado é uma ótima opção de local para trabalhar. Como a organização e a quantidade de funcionários ainda é incerta, é complicado prever a infraestrutura que será exigida, e pode ser que a empresa ainda não tenha capital suficiente para isso. A opção do coworking pode resolver o problema, já que será viável ter acesso a vários serviços, como secretariado, telefonia, internet, além do espaço moldado com salas de reuniões e salas privativas.

Para quem mais serve um escritório compartilhado?

  • Profissionais autônomos: os coworkings também podem ser uma ótima solução para quem trabalha por conta própria. Por exemplo, profissionais liberais, representantes comerciais, freelancers, que eventualmente vão precisar de uma estrutura adequada. Seja para cumprir as atividades ou para se encontrar com parceiros e clientes. Além de sair bem mais em conta do que montar um escritório tradicional, pode causar uma impressão melhor, especialmente quando houver a necessidade de se encontrar com um cliente para uma reunião de negócios;
  • Empresas de pequeno e médio porte: os coworkings também são uma boa opção para empresas de pequeno a médio porte que já estão em operação, pois alguns escritórios compartilhados são projetados com módulos de trabalho separados específicos para atender as demandas das empresas. Deste modo, é possível que as empresas separem os quadros de funcionários, mas de modo que eles ainda possam manter um contato próximo. O fato de uma empresa estar crescendo não significa que um espaço de coworking se torna obsoleto. Pelo contrário: ele é facilmente adaptável às novas necessidades, e dependendo do caso, pode se manter como a solução mais econômica e justa para um negócio.

Por que os coworkings são uma tendência para o mundo pós-pandêmico?

escritório compartilhado

Todo mundo se faz a mesma pergunta: o que será do mundo nos próximos meses? Este questionamento vem levando inúmeros governos, especialistas e empresas a pensarem sobre o cenário do mundo pós-pandêmico. 

Sob o ponto de vista corporativo, a pandemia trouxe várias mudanças no Brasil e no mundo. Como vários países adotaram o lockdown como estratégia para tentar conter a disseminação do vírus, muitos escritórios foram forçados a fechar as portas temporariamente ou definitivamente para começar a trabalhar com o novo modelo de trabalho, o home office.

De acordo com alguns especialistas, a mudança repentina acelerou o futuro do trabalho em, no mínimo, uma década. Isso porque algumas empresas já vinham adotando o modelo de trabalho híbrido, mas de forma bem gradativa. E, de repente, o modelo foi implantado às pressas. Por isso, muitas empresas tiveram que se adaptar de forma rápida.

E aparentemente, tem funcionado. Algumas empresas já anunciaram que vão adotar 100% o modelo de trabalho à distância. Por exemplo, o Facebook (dono também do Instagram e WhatsApp), e a XP Investimentos, entre outras empresas. As corporações entenderam que o trabalho híbrido ou à distância funcionam! 

Os limites do trabalho remoto

Diante de tudo isso, é possível prever que os coworkings têm tudo para crescer de forma exponencial. 

Embora trabalhar de casa tenha seus benefícios, como economizar tempo no trânsito, ainda existem muitas barreiras que os coworkings já derrubaram. Quem trabalhou no modelo de home office durante a pandemia sentiu a diferença.

Quando trabalhamos em casa, se não criarmos uma rotina, somos levados a trabalhar horas a fio sem parar. Existe ainda a dificuldade de outros moradores não entenderem a rotina do trabalhador e que por isso não está disponível para resolver problemas domésticos durante o dia.

Se isso não for conversado, e se os limites não forem impostos, a rotina pode ser interrompida a todo momento, dificultando a execução de tarefas e colocando em risco a qualidade do trabalho.

Sem contar que a casa pode acabar virando um espaço de distrações. Seja pelo barulho da televisão, dos vizinhos, das crianças e o acesso facilitado às redes sociais. Os seres humanos são seres sociáveis e precisam socializar com outras pessoas. E é aí que surge a oportunidade do coworking. 

Ao optar por um coworking, um profissional terá a estrutura completa de um escritório para trabalhar, seja sozinho ou com outras pessoas. Quer entender todos os benefícios que um coworking pode proporcionar? É só clicar aqui! 

Mais artigos

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas