Sua empresa possui uma Gestão Financeira eficiente? No artigo de hoje, traremos excelentes dicas de como pequenas empresas poderão melhorar a sua gestão.
A Gestão Financeira será a base para qualquer empresa poder buscar o lucro. As grandes empresas de sucesso, começam a partir de uma gestão financeira extremamente elaborada. Dessa forma, as pequenas empresas deverão se espelhar nelas e buscar a excelência em sua gestão.
Nesse artigo vamos entender o conceito da Gestão Financeira, seus tipos e focar em 9 pontos fundamentais para uma boa Gestão Financeira.
O que é Gestão Financeira?
Gestão Financeira são ações que irão lidar com planejamento e controle do dinheiro. Podendo ser aplicado em empresas e para pessoas físicas. Gestão Financeira em seu sentido empresarial, será a forma de administrar o dinheiro, visando sempre a maximização do lucro.
Novos empresários e/ou de pequenas empresas, precisam aprender desde cedo a importância de ter uma Gestão Financeira eficiente. No texto de hoje vamos focar em ajudar empresários de pequenas empresas e aplicar a Gestão Financeira de forma eficiente em suas empresas.
Tipos de gestão
Basicamente, a Gestão Financeira separa-se em três tipos: gestão do caixa no dia a dia, gestão de investimentos e gestão de crise:
- Gestão do caixa no dia a dia: são as ações diárias ligadas a entrada e saída de recursos financeiros, oriundo de vendas, serviços, pagamentos e etc.;
- Gestão de investimentos: como o nome sugere são as ações ligadas a investimentos, quando a empresa visa expansão (seja aumentando a empresa, modernizando ou mesmo abrindo outra unidade, entre outras formas de investimento);
- Gestão de crises: são as estratégias financeiras que a empresa irá empregar para livrar-se de momentos difíceis financeiramente, seja através de renegociação ou pagamento de algum protesto, por exemplo.
Saiba alguns pontos sobre a Gestão Financeira
Vamos apresentar 9 pontos que você deve ficar atento para ter uma boa Gestão Financeira:
Uma educação financeira de qualidade será essencial
Além de ser essencial para sua vida financeira fora da empresa, refletirá também na forma que você lida com os recursos financeiros da sua empresa.
Sua empresa deverá ter uma conta bancária somente para ela
Logo de cara, novos empreendedores já deverão desassociar sua conta pessoal da sua conta empresarial. Sendo esse um erro muito comum, juntar tudo em uma só conta.
Dessa forma, toda a gestão financeira será prejudicada, tanto a familiar, quanto a da empresa. Caso seja seu caso, pare com isso imediatamente e separe as contas.
Saiba quais são os custos do seu negócio

Esse é o básico de toda gestão, porém é negligenciado por muitos. Não cometa esse erro. Tenha sempre o controle de tudo que envolva dinheiro na sua empresa. Os dados devem ser verdadeiros e precisos, para evitar surpresas desagradáveis.
O cartão de crédito corporativo deverá ser usado apenas para assuntos relacionados a empresa
Mesmo que seja um processo lento e burocrático, obter um cartão de crédito corporativo será fundamental. Nunca use seu próprio cartão de crédito para contas da empresa. Isso poderá se tornar um caminho sem volta. Além de dificultar todo o controle financeiro.
Efetuar os pagamentos de forma online, será a opção mais rápida e eficiente
A tecnologia nos possibilitou abandonar os papéis de contas ou ter um responsável só para ir ao banco. De forma online é extremamente rápido e bastante seguro efetuar o pagamento.
Além de possibilitar também recebimentos e demais operações financeiras, como pagamento de salário, por exemplo. Tudo em poucos cliques.
Será essencial que a empresa tenha um responsável para cuidar do financeiro da empresa
Caso seja o próprio empreendedor, ele deverá saber o que está fazendo, se você possuir uma empresa, mas não entende de gestão, será essencial ter alguém que entenda para te ajudar.
Sobra ou falta de dinheiro no caixa não significa lucro, ou prejuízo
O caixa deverá sempre fechar de forma exata, a falta ou sobra só significará que o responsável não tomou a atenção devida.
Corte de custos e redução de despesas
Uma boa gestão deverá avaliar sempre que possível os seus gastos, para saber se algo poderá ser reduzido ou cortado. Vale lembrar que muitos gastos são necessários, com isso, cortar gastos sem motivo agira contra a empresa, gerando prejuízos.
Estudar e aprender termos e conceitos financeiros será fundamental
Todo empreendedor deve estudar e buscar aprender mais com a educação financeira, afinal será o conhecimento que também irá garantir o sucesso da empresa. Abrimos e fechamos a lista batendo nessa tecla, devido a sua grande importância.
Conclusão
No artigo de hoje, aprendemos a importância de uma Gestão Financeira eficiente para pequenas empresas.
Com as dicas de hoje ficará muito mais fácil não cometer alguns erros comuns que podem estar prejudicando os seus negócios, garantindo mais saúde financeira e evitando problemas mais sérios.
Para mais dicas sobre finanças e empreendedorismo, continue acompanhando nosso blog. Acesse também nosso canal no YouTube, para vídeos com conteúdos relevantes para você e sua empresa.
Agradecemos sua leitura e nos vemos no próximo artigo.