Principais motivos para fechar sua empresa (IMEDIATAMENTE!)

Fechar empresa

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

No texto de hoje, vamos descobrir alguns motivos que indicarão se a sua empresa deve ser fechada imediatamente (ou não). Além disso, vamos dar dicas para quem pretende iniciar um negócio e não está a fim de ter que fechar logo de cara.

Existem muitos jeitos de administrar uma empresa do jeito certo, mas muitos empreendedores por inexperiência ou por puro empirismo, preferem não utilizar as diretrizes corretas, seja por achar irrelevante ou para reduzir custos (de forma errada) nos processos.

Nesse artigo, vamos entender a mentalidade e práticas por trás de algumas empresas que já fecharam, por não entender sobre empreendedorismo e/ou sobre o mercado que está inserido.

Fique atento para descobrir se a sua empresa está seguindo com boas práticas ou se está rumo a um colapso total. Para poder dar a volta por cima ou evitar alguns erros, fique conosco neste texto. 

Principais motivos que causam fechamento de empresas

Muitos vão dizer: DINHEIRO!. Sim, está correto, porém resumir o fechamento de uma empresa unicamente pelo dinheiro, é deixar para trás uma lista de motivos que levaram a falta de dinheiro.

Vamos listar alguns dos principais motivos que levam a fechar uma empresa. Tome cuidado para não cometer esses erros, ou a sua empresa poderá fazer parte de uma estatística nada positiva, das empresas que fecharam no Brasil.

fechamento-de-empresa

Não planejar = chance zero de sucesso 

“É possível ter uma empresa de sucesso sem planejar? Conheci alguém que ficou rico sem planejar!” Sim, é possível, da mesma forma que é possível ganhar na loteria!

O planejamento é algo fácil de entender, mas muitas vezes é difícil de aplicar. Com planejamento, as chances de sucesso aumentam consideravelmente, planejar não é um sinônimo de sucesso, mas no mundo dos negócios podemos dizer que é quase.

O principal motivo das empresas fecharem é falta de planejamento, e será o causador de todos os outros motivos listados aqui. Planejamento que vem desde escolher seu ramo de trabalho, até gerenciar crises, tudo irá depender de planejamento. Caso contrário só restará torcer pelo melhor, jogar um jogo de azar, onde as chances de vencer são perto de zero.

Cuidado para não estar seguindo uma administração “freestyle”! Ainda mais com o mundo em meio a uma crise global, e como uma nova economia surgindo.

Gastar descontroladamente = falência chegando

Novamente estamos frente a um problema de planejamento, o planejamento financeiro. Não dá pra controlar fatores como: “quanto vou vender esse mês?” ou “será que terei lucro esse mês?”, mas dá pra controlar outros fatores que irão proteger a sua empresa de um mês/período ruim. 

Abrir uma empresa (do modo convencional) sem dinheiro é um tiro no pé, o principal fator que irá garantir a vida útil da sua empresa é ter um capital de giro positivo e generoso (dentro do possível). Não precisa ser um valor milionário, mas que garanta certa liberdade empresarial por alguns meses.

Caso não tenha dinheiro e tenha o sonho de ser um empreendedor, pesquise sobre profissionais independentes, escritórios compartilhados/coworking, freelancer e outras modalidades para empreender, gastando pouco.

Mas nem só de capital de giro viverá a sua empresa. Boas práticas dentro da administração da empresa, são essenciais. Ter a certeza de estar investindo em produtos/serviços que tragam bons retornos, pagar salários realistas, fazer investimentos pontuais (e necessários) para crescimento da empresa, evitar dar passos maiores que as pernas, etc. Existem um “sem fim” de motivos para uma administração funcionar, da mesma forma que existem um “sem fim” de motivos para uma empresa ir à ruína. 

Para iniciantes no empreendedorismo é muito comum um certo descaso com o capital da empresa, o que é uma forma de enterrar a própria empresa em um buraco sem fim.

Quando se trata de dinheiro, tenha a certeza de estar trabalhando em prol de reduzir custos de uma maneira que não prejudique a empresa, de negociar para ter descontos com fornecedores, estar capacitado ou contratar alguém capaz de gerir o financeiro da sua empresa, fazer empréstimos/financiamentos apenas com a certeza que poderá pagar e se for estritamente necessário, além de ter a certeza que possui um bom produto/serviço para oferecer aos clientes.

Afinal, o sucesso depende da qualidade da empresa e como os clientes a vêem. A melhor administração do mundo não será capaz de manter uma empresa, se o seu produto/serviço for ruim. Simples assim.

Outros fatores que mal trabalhados fecharão a sua empresa

Vamos reunir (mais) alguns motivos que poderão fechar a sua empresa:

  • Ser só mais um no mercado: será vantajoso abrir uma empresa em um mercado saturado e não trazer nada novo? Com certeza, não! Aposte em um serviço/produto diferente, saiba buscar boas referências, para poder trazer algo novo. 

Já existem milhões de empresas, busque ser diferente para trazer clientes para o seu empreendimento. Além disso, busque trabalhar com algo que seja do seu agrado e que te traga realização, dessa forma, irá refletir na sua empresa e as chances de sucesso serão bem maiores.

  • Falta de conhecimento: um empreendedor mal preparado e sem conhecimento criará uma empresa fadada ao fracasso. Não é necessário ser um expert desde que consiga contratar colaboradores qualificados, caso não seja o caso, tenha a certeza de ter capacidade de gestão.
  • Marketing “reverso”: se a sua empresa investe mal em marketing ou em alguns casos nem investe, será difícil que a sua empresa seja vista. Sem ser vista, as chances de sucesso ficam pequenas demais. Aposte em coisas novas, redes sociais são extremamente amplas e baratas para fazer uma excelente divulgação.
  • Abrir uma empresa só por abrir: tudo é uma questão de metas e objetivos, é necessário estar ciente de tudo antes de dar o passo para abrir uma empresa, para não ficar perdido depois de estar inserido no mercado.

Além disso, uma empresa deverá ter metas e objetivos para poder crescer, crescimento é necessário para o sucesso, ficar estagnado tempo de mais também poderá causar o fechamento da sua empresa. O mercado não costuma “perdoar” empresas que não buscam crescer (de uma maneira correta).

  • Falta de profissionais capacitados: além de tomar todo cuidado com planejamento e gestão, será necessário para o sucesso da sua empresa, que ela tenha profissionais qualificados. Colocar alguém despreparado, em cargos importantes e secundários, será extremamente danoso para qualquer empresa.

Se não houver uma excelência vindo de dentro da empresa, com esforços e sinergia de todos os setores, dificilmente a empresa terá êxito. Tenha a certeza de estar trabalhando com profissionais ajustados com a mentalidade e objetivos da sua empresa.

Dessa forma, todo o trabalho será bem feito e o colaborador vai entender que o sucesso da empresa refletirá no sucesso do próprio colaborador. Porém, tenha a certeza de ser um gestor que trata bem seus colaboradores, afinal, eles são os elos que manterão a sua empresa de pé. 

Bons salários e salários justos serão um diferencial, tenha a certeza de estar remunerando bem os bons profissionais e substituindo os colaboradores que estiverem em desacordo.

Feche a empresa, a concorrência agradece

A concorrência está contanto com o seu fracasso e com a sua desistência. Dessa forma, o mercado ficará maior para ela e os lucros também. Mas sabemos que não é isso que você quer, correto? Dessa forma, o texto de hoje segue como um alerta para os empreendedores.

Se a sua empresa estiver seguindo algumas das práticas que listamos aqui, como a falta de planejamento, uma gestão financeira descontrolada, ser só mais uma no mercado, estar cercado de colaboradores que não acreditam na empresa, ter um marketing mal trabalhado e falta de metas e objetivos, temos uma péssima notícia para você: sua empresa tem pouco tempo de vida.

Caso seja esse o caso, faça uma reflexão e comece a seguir com boas práticas. Para os novos empreendedores, tenha certeza de planejar tudo da melhor forma, antes e durante a vida da empresa. Para não ser um empreendedor fracassado, busque inteligência empresarial e conhecimento, para dessa forma ser um diferencial no mercado.

Importante! Caso a sua empresa esteja em um momento crítico, ou já esteja em um caminho sem volta, saiba identificar muito bem esses pontos, infelizmente, alguns erros são fatais e muitas vezes empreendedores precisam fechar o seu negócio. As vezes dar um passo para trás será necessário para aprender e voltar mais forte e capaz. Muitos empresários de sucesso acabaram fechando os seus negócios e tiveram sucesso com o próximo. Nem tudo está perdido, desde que tenha a capacidade de aprender com os próprios erros e não repeti-los.  

Conclusão

No artigo de hoje, vimos alguns motivos que fazem empresas fecharem, além disso, aprendemos boas práticas para evitar insucessos no seu empreendimento, evitando o fechamento e garantindo uma saúde financeira para criar um caminho de crescimento e sucesso para a sua empresa. 

Para mais artigos relevantes sobre empreendedorismo, continue lendo o nosso blog, acesse nosso canal no YouTube para vídeos completos que ajudarão e muito o seu empreendimento. E para os que gostam de uma boa leitura, recomendamos o livro “O Empreendedor Smart”, que irá abrir os olhos de muitos empreendedores para empreender na forma mais inteligente possível, agindo dessa forma, com certeza a sua empresa não irá fechar.

Agradecemos a leitura e nos vemos em breve.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas