6 lições de gestão de crise que Joe Biden tem a ensinar para os novos empreendedores

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A maneira que Joe Biden (presidente dos Estados Unidos da América) lidou com a crise do COVID-19, trouxe excelentes ensinamentos que novos empreendedores poderão aplicar na sua gestão.

No artigo de hoje, vamos apresentar 6 lições que aprendemos com a gestão de crise de Biden. Esses ensinamentos servirão para novos empreendedores nortearem a sua administração, para gestão de crise e para ter sucesso em seu empreendimento. São excelentes dicas!

6 lições da gestão de crise de Biden que podemos aplicar no empreendedorismo

Momentos de crise, como a pandemia, trouxeram ensinamentos sobre muita coisa, com o empreendedorismo não foi diferente. Vamos para 6 lições que podemos aprender com a gestão de crise de Joe Biden, e de que forma isso irá ajudar novos empreendedores.

1 – Seja claro e direto

Para ter uma gestão de crise eficiente, ou mesmo para uma gestão empresarial, em qualquer situação, é necessário ser claro e objetivo. Para medidas rápidas e eficazes, é necessário passar a mensagem sem ruídos, para que a sua equipe entenda e possa seguir no rumo certo.

Ainda mais para novos empreendedores, que não tem tanta experiência e seja possível que nunca tenha passado por uma crise, será um momento de descoberta. Sabemos que uma crise pode surgir do nada, mas é necessário absorver o impacto e seguir da melhor forma, sendo claro e direto. 

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2 – Tenha objetivos específicos

Seguindo o item acima, para uma gestão de crise eficaz, é necessário traçar objetivos claros e específicos. Muitos empreendedores passaram por uma crise, durante a pandemia, sabemos que muitas empresas fecharam e muitas pessoas ficaram desempregadas.

Ao mesmo tempo, outras empresas conseguiram passar pela crise, a gestão de crise foi fundamental para isso, adaptar-se é entender o que precisa ser feito e por em prática. 

Dessa forma, mesmo em momentos de não crise, é necessário para qualquer empreendedor (principalmente os que estão começando) ter objetivos claros, para ele e sua equipe seguirem no mesmo caminho.

3 – Estabeleça metas

Todos os ensinamentos são complementares, ser claro e objetivo é estabelecer metas para si e para a equipe. Em momentos de crise, a gestão de crise irá trabalhar com novas metas, as metas se tornam (praticamente) todas metas de curto prazo, é preciso entender o momento e reformular metas, o que antes era X, agora pode ser Y. É preciso que toda a equipe entenda e tenha um norte para seguir (todas devem abandonar X e seguir Y), metas bem elaboradas e cumpridas, são sinônimo de uma boa gestão.

Novos empreendedores, por falta de experiência prática, muitas vezes trabalham com metas irreais ou abaixo da capacidade de conquista. Quando se trabalha com metas, é necessário elaborar metas alcançáveis e reais. Em momentos de crise, pode ser necessário dar dois passos para trás, para que se passe pela crise. O bom gestor sempre vai trabalhar para o bem da equipe e da empresa.

4 – Estabeleça prioridades

Continuando com os ensinamentos sobre gestão de crise, quando o empreendedor for claro e objetivo, encontrar objetivos específicos e estabelecer as metas certas, ele terá estabelecido as prioridades.

É muito comum, principalmente em pequenas empresas com poucos colaboradores, ter muitas prioridades, isso é um erro. Claro que uma empresa pode ter vários objetivos, mas é preciso elencar níveis de prioridades. Se tudo for prioridade, nada será prioridade.

5 – Atribua responsabilidades

Crises são momentos importantes, são nesses momentos que o empreendedor e seus colaboradores são testados na prática. Atribuir as responsabilidades para cada função é essencial, não só em momentos de crise, mas principalmente, em momentos de crise.

Cada colaborador deve ter e assumir as responsabilidades de sua função, é função do gestor deixar isso claro. Quando o colaborador “foge” da sua responsabilidade, será necessário repensar a permanência do mesmo na empresa.

Estar cercado de bons profissionais será imprescindível para qualquer empreendedor obter sucesso. Quando o profissional é sério e responsável, pode ter certeza, que ele irá bater no peito e assumir a responsabilidade.

6 – Identifique e obtenha os recursos necessários para garantir o sucesso

Identificar os recursos para obter sucesso, é o que um bom gestor deve encontrar. Além disso, será necessário encontrar meios para obter esses recursos. Para a gestão de qualquer crise, ter os recursos necessários será imprescindível. 

Gerir sem recursos não será possível, você pode ter as melhores ideias, mas sem os recursos, tudo ficará apenas na teoria. Muitas empresas fecharam na crise, por não ter recursos para absorver os impactos da crise. 

Conclusão

No artigo de hoje, aprendemos ensinamentos para gestão de crise, baseado na maneira que Joe Biden lidou com a pandemia de COVID-19. Esses ensinamentos irão ajudar jovens empreendedores a lidar com momentos de crise, mas não só isso, esses ensinamentos são excelentes para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Para mais informações e ensinamentos sobre empreendedorismo, recomendamos a leitura do livro “O Empreendedor Smart”, que também traz ótimos ensinamentos para jovens empreendedores. Com exemplos práticos.

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Nos vemos em breve, obrigado pela leitura!

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