Identidade Visual: Qual a importância para os pequenos negócios?

Identidade Visual

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Por ter um pequeno negócio, você acredita que a identidade visual não tem tanta importância? Se a resposta for sim, você não poderia estar mais errado. E no texto de hoje, vou te mostrar o porquê. 

A identidade visual é muito importante para empresas que buscam tornar a sua imagem forte junto ao mercado. A identidade visual vai ajudar a sua marca a se destacar entre as demais e mostrar mais sobre os valores da sua empresa.

Porém, os empreendedores de pequenas empresas costumam negligenciar a identidade visual, o que é um grande erro, pois a identidade visual ajuda na construção da sua marca e mostrará que a sua empresa está buscando seu lugar ao sol.

Siga comigo, que no artigo de hoje, vou mostrar para os empreendedores que as pequenas empresas serão muito beneficiadas por uma identidade visual de qualidade.

Afinal, o que é Identidade Visual?

Identidade visual não é algo usado apenas por empresas, eventos, shows, etc. Empresas também podem e devem ter a sua identidade visual. Porém, como o foco são as pequenas empresas, vamos nos ater a esse contexto, para ir direto ao ponto. Afinal, tempo é dinheiro.

Dito isso, a identidade visual (nas empresas) pode ser entendida como um sistema de componentes visuais que representam a marca. De forma ampla, a identidade visual de uma empresa é composta pelo logo da empresa e todos os conceitos gráficos aplicáveis, como a paleta de cores, por exemplo.

Essa padronização de símbolos e elementos gráficos fazem parte de tudo que representa visualmente a marca. Já de forma aplicada, cada empresa terá sua própria identidade visual, seja de forma positiva ou negativa.

A identidade visual também vai além de apenas um logo, ela corresponde a tudo que foi planejado para representar a empresa. Dessa forma, podemos dizer que fazem parte da construção da identidade visual, alguns elementos, que podem ser:

  • Digitais: o site da empresa, avatares e capas nas mídias sociais, assinatura do e-mail, foto do WhatsApp, vinhetas, entre outros;
  • Físicos: cartão de visita, envelopes, pastas, papel timbrado; apresentação em revistas, camisetas, folders, embalagens, canetas, outdoors, os uniformes dos colaboradores, fachada da loja/empresa, veículos adesivados, entre outros.

Qual a importância da identidade visual (para as pequenas empresas)?

Agora que entendemos um pouco sobre o conceito de identidade visual, vamos tratar do foco do nosso artigo, as pequenas empresas. E explicar de uma vez por todas, que a identidade visual é importante para qualquer empresa, independente do tamanho.

Porém, por motivos óbvios (e quando digo óbvios, falo das questões financeiras), as pequenas empresas costumam deixar de lado os investimentos nesse segmento da empresa.

Onde muitas vezes, apenas apostam em um logo genérico e uma estampa na camisa dos funcionários. Se isso ocorrer na sua empresa, é possível que você tenha achado essa “saída” justificável e correta.

Bom, é claro que entre pagar as contas e investir em identidade visual, a escolha parece bastante óbvia, e é. Porém, não podemos diminuir a importância de uma identidade visual bem trabalhada.

Pegue os exemplos das empresas maiores, todas elas têm uma identidade visual e investem pesado nesse ponto. E acreditem, as grandes marcas não jogam para perder. Tudo o que demanda investimento é porque gerará resultados.

Tem que pensar como os grandes para poder chegar cada vez mais próximo deles. É claro, que uma empresa pequena não dispõe dos mesmos recursos das grandes. Dessa forma, é preciso utilizar movimentos exatos, para usar os recursos da melhor forma. 

Logo de cara, é preciso ter um logo que represente a empresa e que converse com o público. Afinal, será este símbolo que as pessoas vão lembrar quando pensarem na sua marca.

Não dá para dissociar o logo da empresa, é como um time de futebol, o seu escudo é tão conhecido quanto o seu nome. Já vem à cabeça quando você pensa nele. Basicamente, isso ocorre com todas as empresas também. 

Por isso, é tão importante ter um logo (e todos os elementos que já citei acima) trabalhado para representar o seu pequeno negócio da melhor forma. Com isso, a sua empresa terá um ar muito mais profissional e vai causar uma excelente impressão para todos que veem a sua marca.

Importante: da mesma forma que uma identidade visual bem trabalhada agrega valor para sua marca (junto ao mercado e aos consumidores), uma identidade visual toda poluída, feita de qualquer jeito e sem preocupação com o sucesso, vai manchar a forma que as pessoas verão a sua empresa.

Então, por mais que pareça que no curto prazo, investir em identidade visual parece um desperdício, logo você verá, que ela tem o poder de dar vida a sua empresa. Por justamente, ser algo feito para quem procura ficar mais próximo dos clientes e futuros clientes, mostra vontade de crescimento da empresa.  

Benefícios de uma identidade visual bem feita

Para entender melhor, vou listar alguns benefícios de ter uma excelente identidade visual em sua empresa:

  • Identificação por parte do público: com um processo de construção de identidade visual bem feito, o público irá entender logo de cara do que a sua empresa trata, além de criar uma relação mais harmoniosa (pela identificação simples e fácil) com os clientes. Gerando uma fácil diferenciação das outras marcas;
  • Padronização: a identidade visual vai proporcionar uniformidade e mais organização no visual da empresa. Com isso a empresa trará sua “cara” em tudo que produzir para divulgação;
  • Possibilidade de expansão/crescimento: com uma boa identidade visual, o caminho (visual) para o crescimento já estará pronto, o que ficará muito mais fácil para a empresa poder expandir, sem ter que mudar toda a sua identidade visual;   
  • Diretrizes da marca: como mostrei acima, a identidade visual pode ser usada em dezenas de elementos digitais e físicos. Se a identidade visual foi bem planejada ela já terá as diretrizes e templates, que a sua empresa vai utilizar para determinado ponto.  

Dois conceitos para melhorar a identidade visual da sua empresa: branding e neuromarketing

Esses dois conceitos são muito trabalhados pelas empresas de sucesso. Dessa forma, saber mais sobre eles, vai ajudar a sua empresa a evoluir e conseguir crescer graças a uma identidade visual bem trabalhada e que transmita o “espírito” da sua marca.

Branding

Branding é a gestão da marca de uma empresa, com ações que visam tornar a marca da empresa mais sólida junto aos consumidores. Seu processo visa resultados de médio a longo prazo, que o tempo que a sua marca terá para conseguir crescer e se desenvolver junto ao público.

Existem inúmeras ações que são planejadas e executadas para trazer os resultados. Não é apenas sobre propaganda, mas sobre criar um vínculo emocional com o consumidor. Tornando a sua marca uma referência para os clientes.

A identidade visual faz parte desse trabalho do Branding, para utilizar os melhores elementos para demonstrar os valores que a sua empresa quer passar. O Branding potencializará ainda mais o poder da identidade visual, ainda mais se trabalhado com os elementos do neuromarketing.

Neuromarketing

Identidade Visual

O neuromarketing estuda e compreende alguns fatores que influenciam os clientes na hora de comprar. É um estudo de formas de estimular a mente dos clientes e possíveis clientes a buscarem a sua empresa. Entre seus principais benefícios posso citar, que:

  • Ajuda a potencializar as vendas;
  • Ajuda no desenvolvimento de produtos direcionados aos desejos do público;
  • Melhora a experiência dos clientes com a sua marca.

Facilmente, os conceitos do neuromarketing podem ser usados na composição da identidade visual da sua empresa. Trazendo conceitos que, certamente, vão ajudar no desenvolvimento do logo, e demais elementos que compõem a identidade visual da sua marca.

Dica extra: utilizando redes sociais do jeito certo

Uma forma de potencializar a sua marca (bem como a identidade visual) é entender a plataforma que está divulgando a sua empresa. Para poder produzir o tipo de material que mais está em alta no momento.

Por exemplo: recentemente, o Instagram passou por mudanças nas suas diretrizes, onde está visando ser uma plataforma de entretenimento e não apenas de fotos. Dessa forma, é importante “nadar” a favor da maré e produzir o tipo de material que a plataforma está priorizando.

Conclusão

No artigo de hoje, mostrei o conceito e a importância da identidade visual para as pequenas empresas. Além disso, apresentei dois conceitos que, certamente, ajudarão os empreendedores a potencializar os resultados no negócio, através de um trabalho de qualidade com a marca.

O marketing é um grande trunfo de grandes empresas, com isso fica claro que a identidade visual é um dos elementos mais fortes na relação empresa e consumidores (público alvo), para conseguir chegar até mais clientes e potenciais clientes, tornando sua marca reconhecida e respeitada.

Para mais artigos sobre marketing e empreendedorismo, continue acompanhando o blog da Smart. Ele conta com constantes atualizações de artigos que, certamente, ajudarão o seu negócio, seja ele grande ou pequeno (que é nosso maior foco).

Hoje ficamos por aqui. Agradeço a sua leitura, e peço que compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a esse tema tão importante. Um forte abraço e nos vemos em breve.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas