Neste artigo você vai encontrar as melhores dicas de como administrar seu negócio dando a devida importância do marketing dos novos tempos.
Desde que Philip Kotler publicou o livro “Administração de Marketing”, mais e mais empreendedores dá o devido valor à importância do marketing no mercado de trabalho.
Seja para informar a entrada de um novo produto, seja para reafirmar uma marca ou para descobrir quem é e como chegar no cliente, trabalhar a sua propaganda é cada vez mais fundamental e indispensável.
A importância do marketing nos dias de hoje
São tempos complicados para a economia, todos sabemos. Porém, aqueles que sabem como ser um bom gestor estão atentos a como utilizar o marketing empresarial da melhor e mais inovadora maneira.
Mais do que nunca se exalta a importância do marketing na aquisição de novos clientes. Em um mercado onde todos estão em todos os lugares, você precisa usar seu posicionamento estratégico para chegar a novos consumidores.
Além disso, é fundamental a construção da imagem da marca frente ao público atingido. Em tempos de crise, em que o consumidor anda mais cauteloso que nunca, é importante uma reafirmação da imagem a cada instante.
Não só corroborando a satisfação do cliente, mas também antecipando qualquer tipo de problema, a marca deve estar com sua imagem ilibada para seguir bem posicionada durante este novo ciclo de mercado.
Mostrar os cuidados da empresa com a higiene, posicionar-se frente a questões morais e revelar uma humanização da marca são alguns dos desafios modernos com os quais o marketing da sua empresa vai lidar.
Crie uma estratégia de marketing adequada
Não adianta você querer enfrentar os tempos de pandemia com uma cabeça centrada em dogmas do século passado!
Investir em uma agência de publicidade moderna e acorde com os tempos é um investimento que vai fazer você posicionar a sua marca de uma maneira atual. Para isso, você precisa traçar uma estratégia de marketing.
Primeiramente, defina seus objetivos. Você deve saber onde quer posicionar a sua marca, quais são os seus diferenciais e que tipo de empresa você quer apresentar para seus clientes.
Lembre-se que os objetivos devem ser possíveis de alcançar para evitar frustrações. Trate de focar nas suas forças e oportunidades sem desconsiderar as fraquezas e ameaças.
Aumente a visibilidade e desperte o desejo
Para isso você vai precisar conhecer quem é o seu cliente. Nos dias de hoje, a importância do marketing na aquisição de dados pessoais é tão imprescindível quanto é polêmica.
Para saber para quem ofertar você deve apontar no centro do alvo, sabendo onde estão os seus possíveis consumidores e publicitando diretamente para eles.
Outro fator fundamental é fazer uma análise correta da concorrência. É aqui onde as suas fortalezas se farão evidentes. Saber o que a concorrência está oferecendo lhe ajuda a diferenciar-se tanto em produto quanto em preço.
Aumentando a sua visibilidade você tem a chance não só de intercambiar consumidores com a sua concorrência como de apresentar seu produto para uma fatia de clientes que nem sequer conhecia seu produto ou serviço!
Com o seu produto ou serviço bem posicionado e chegando ao seu público-alvo, você pode pensar na fidelização. Para isto, a experiência de consumo deve começar no interesse e terminar na satisfação.
Você deve despertar o desejo no consumidor desde o princípio, fazendo com que ele se sinta atraído pelo seu produto ou serviço e termine recomendando o mesmo.
Segundo o próprio Philip Kotler, “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.
Utilize o marketing digital e use suas redes sociais
Sem nenhuma dúvida, a importância do marketing digital nos dias de hoje sobrepassa o marketing tradicional (nos jornais, rádios, televisão, etc.), atingindo clientes em uma esfera inatingível em outros tempos.
Uma vez estabelecido o seu público-alvo, você tem uma gama de lugares para encontrá-lo dentro do marketing digital, seja nas ferramentas de busca ou nas propagandas em redes sociais.
O interessante sobre redes sociais é que são tão variadas quanto fundamentais. Ainda que existam diversas, é importante estar em todas, já que cada uma atinge um tipo muito diferente de público.
Porém, cuidado! As redes sociais podem tanto viralizar como destruir uma marca! Lembre-se de sempre passar a sua publicidade por profissionais qualificados para não se aventurar nesse terreno nebuloso.
Faça um planejamento de marketing para a sua empresa
Depois de seguir todas as dicas anteriores, chegou a hora de planejar como a sua empresa vai trabalhar a publicidade. Para isso, tanto você quanto seus colaboradores devem estar cômodos para melhor atender seus clientes.
Se você entende a importância do marketing e do posicionamento da sua marca, também deve entender que o bem-estar da sua empresa é fundamental.
Para isso, você deve estar na melhor localização e ter os melhores escritórios executivos, salas de reuniões e auditórios. Aquele que sabe se vender também sabe vender seu produto ou serviço.
Você pode demonstrar todo o alto nível da sua empresa passando seu endereço fiscal a uma empresa de coworking.
Nos escritórios executivos e salas de reuniões de alto nível da Smart Coworking, seus clientes e colaboradores vão se sentir parte de uma verdadeira grande marca. Para saber mais sobre coworking, confira este artigo!
Da mesma maneira, você vai poder se preocupar somente em você e sua equipe dando o seu melhor, deixando de lado todos os problemas paralelos e concentrando-se nas suas vendas e nos seus clientes!
Afinal, como disse Kotler, “um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente e depois dos produtos”.
Entre em contato hoje mesmo com a Smart Coworking e defina suas prioridades!