Durante a pandemia de COVID-19, muitas empresas adotaram o trabalho remoto de casa. Em home office, a rotina ficou diferente para todos, pela proximidade ainda maior da casa e do trabalho, as pessoas quebraram um pouco da barreira que separava seu lado profissional do lado humano.
Infelizmente, nos últimos tempos, passamos e ainda estamos passando por uma pandemia. No artigo de hoje, vamos entender como as lideranças do futuro aprenderam com essa crise e que lições podemos tirar disso.
Para pequenos empreendedores que estão se reerguendo ou começando do zero (além de profissionais independentes, que perderam seus empregos na crise e estão trabalhando por conta própria), entender esse momento será de grande aprendizado.
3 lições que aprendemos durante a pandemia
Vamos às lições que as lideranças do futuro aprenderam durante a pandemia:
- Aprender a ouvir mais
Durante a pandemia, as empresas puderam conhecer mais dos anseios e pensamentos dos seus colaboradores, para a liderança do futuro funcionar após a pandemia, será necessário entender cada vez mais que os colaboradores são seres humanos.
Dessa forma será muito importante ouvi-los, tanto pelo lado profissional, quanto pelo lado humano. Para ter a certeza que o colaborador está dando o seu melhor, e que veja na liderança um amigo e um companheiro de trabalho preocupado com o seu bem-estar.
- Confiar na sua equipe
Foi um momento de muito importância para ver o comprometimento da equipe, e demonstrar confiança na equipe. O momento era delicado, muitas pessoas estavam com medo, por elas e pelos familiares, foi necessário levar isso em conta. Como já dito, os colaboradores são humanos, foi um excelente momento para demonstrar que a liderança do futuro se preocupa com pessoas.
Entender isso, com certeza foi importante para o colaborador saber que não está sozinho e foi muito importante para o colaborador demonstrar que consegue dar conta do seu trabalho.
Foi um momento que ensinou que ter uma equipe de confiança, e uma equipe que acredita na liderança, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
- Dar espaço para o colaborador
Como já dito, a pandemia trouxe uma sensação muito grande de medo e desconfiança, muita gente perdeu familiares e amigos para a doença, empresas perderam colaboradores, colaboradores perderam seus empregos e muita gente ficou doente.
Por ser um momento tão único e triste, foi necessário trabalhar ainda mais o lado humano. Nesse momento, as empresas tiveram (ou deveriam ter feito) que respeitar a dor de cada um e dar espaço para o colaborador se adaptar à nova rotina.
Além desse respeito, aprendemos que as pessoas são muito afetadas por fatores externos, é muito importante que a liderança do futuro entenda esse lado, e torne uma rotina trazer o colaborador mais para perto e porque não, ajudá-lo com todo o apoio em momentos de dificuldade. O colaborador não é uma peça em um engranagem, ele é um elo forte, responsável pelo sucesso da empresa.
Um exemplo na prática: decisões de uma liderança do futuro
Vamos mostrar os ensinamentos (veja a matéria completa aqui) que Sérgio Zimerman, presidente/líder e fundador da Petz (rede Pet Shop), aprendeu com a pandemia.
- Imaginou o futuro
Ele aceitou imaginar o pior cenário possível que a pandemia poderia trazer. Dessa forma, ele pode visualizar esse futuro e criar estratégias rápidas para superar as dificuldades. Ele fez de tudo para reforçar seu caixa, para manter os seus colaboradores. Além disso, focou em antecipar os pagamentos dos (pequenos) fornecedores para manter a empresa ativa.
- Abraçou as mudanças
“Não é mais forte que vence na vida, mas o mais adaptável”, essas são palavras do próprio Sérgio.
Com isso em mente, ele não teve medo de tentar coisas novas, se reinventando e sendo diferente dos demais. Dessa forma, foi possível trabalhar com a cultura (que ele defende), de que mudanças são as únicas certezas das empresas (ainda mais em momentos de crise, como uma pandemia).
- Aprendeu rápido
Como o momento era algo totalmente novo, Zimerman começou a pôr as ideias em prática, sem poder fazer pesquisa de mercado e também sem poder ter uma consultoria. Ele aprendeu que em alguns casos, erros são importantes, para aprender e não repeti-los.
Vale lembrar, que existem excelentes estratégias para ter sucesso, esse exemplo é para mostrar a superação de uma liderança do futuro em um momento nunca antes visto por ele e por todos nós.
- A importância de decisões em tempo real
Sérgio teve que aprender a ganhar tempo, para decisões importantes. Dessa forma, ele fez reuniões diárias para entender quais os passos importantes, e ainda que dessem errado, ter a agilidade de controlá-los rapidamente.
- Divergências são necessárias
Segundo Zimermam: “Uma vez que os dois lados (opiniões divergentes) esgotam os argumentos, um consenso é formado e a companhia toma uma decisão de melhor qualidade.”
Com isso, ele só corroborou que é necessário ouvir todos os lados, a liderança do futuro deve saber ouvir e discutir (com argumentos) para chegar ao melhor caminho.
Conclusão
Nesse artigo, aprendemos algumas lições que as lideranças do futuro aprenderam com a pandemia de COVID-19.
Entendemos que mesmo em momentos de crise um líder deve estar preparado para agir da melhor forma, e aprender com isso, para poder manter a sua empresa e seus colaboradores.
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Nos vemos em breve!