Liderança do futuro: 3 lições que aprendemos durante a pandemia

liderança-futuro

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Durante a pandemia de COVID-19, muitas empresas adotaram o trabalho remoto de casa. Em home office, a rotina ficou diferente para todos, pela proximidade ainda maior da casa e do trabalho, as pessoas quebraram um pouco da barreira que separava seu lado profissional do lado humano.

Infelizmente, nos últimos tempos, passamos e ainda estamos passando por uma pandemia. No artigo de hoje, vamos entender como as lideranças do futuro aprenderam com essa crise e que lições podemos tirar disso.

Para pequenos empreendedores que estão se reerguendo ou começando do zero (além de profissionais independentes, que perderam seus empregos na crise e estão trabalhando por conta própria), entender esse momento será de grande aprendizado.

3 lições que aprendemos durante a pandemia

Vamos às lições que as lideranças do futuro aprenderam durante a pandemia:

  1. Aprender a ouvir mais

Durante a pandemia, as empresas puderam conhecer mais dos anseios e pensamentos dos seus colaboradores, para a liderança do futuro funcionar após a pandemia, será necessário entender cada vez mais que os colaboradores são seres humanos.

Dessa forma será muito importante ouvi-los, tanto pelo lado profissional, quanto pelo lado humano. Para ter a certeza que o colaborador está dando o seu melhor, e que veja na liderança um amigo e um companheiro de trabalho preocupado com o seu bem-estar.

  1. Confiar na sua equipe

Foi um momento de muito importância para ver o comprometimento da equipe, e demonstrar confiança na equipe. O momento era delicado, muitas pessoas estavam com medo, por elas e pelos familiares, foi necessário levar isso em conta. Como já dito, os colaboradores são humanos, foi um excelente momento para demonstrar que a liderança do futuro se preocupa com pessoas.

Entender isso, com certeza foi importante para o colaborador saber que não está sozinho e foi muito importante para o colaborador demonstrar que consegue dar conta do seu trabalho. 

Foi um momento que ensinou que ter uma equipe de confiança, e uma equipe que acredita na liderança, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

  1. Dar espaço para o colaborador

Como já dito, a pandemia trouxe uma sensação muito grande de medo e desconfiança, muita gente perdeu familiares e amigos para a doença, empresas perderam colaboradores, colaboradores perderam seus empregos e muita gente ficou doente.

Por ser um momento tão único e triste, foi necessário trabalhar ainda mais o lado humano. Nesse momento, as empresas tiveram (ou deveriam ter feito) que respeitar a dor de cada um e dar espaço para o colaborador se adaptar à nova rotina.

Além desse respeito, aprendemos que as pessoas são muito afetadas por fatores externos, é muito importante que a liderança do futuro entenda esse lado, e torne uma rotina trazer o colaborador mais para perto e porque não, ajudá-lo com todo o apoio em momentos de dificuldade. O colaborador não é uma peça em um engranagem, ele é um elo forte, responsável pelo sucesso da empresa.

Um exemplo na prática: decisões de uma liderança do futuro

Vamos mostrar os ensinamentos (veja a matéria completa aqui) que Sérgio Zimerman, presidente/líder e fundador da Petz (rede Pet Shop), aprendeu com a pandemia.

  • Imaginou o futuro

Ele aceitou imaginar o pior cenário possível que a pandemia poderia trazer. Dessa forma, ele pode visualizar esse futuro e criar estratégias rápidas para superar as dificuldades. Ele fez de tudo para reforçar seu caixa, para manter os seus colaboradores. Além disso, focou em antecipar os pagamentos dos (pequenos) fornecedores para manter a empresa ativa.

  • Abraçou as mudanças

“Não é mais forte que vence na vida, mas o mais adaptável”, essas são palavras do próprio Sérgio. 

Com isso em mente, ele não teve medo de tentar coisas novas, se reinventando e sendo diferente dos demais. Dessa forma, foi possível trabalhar com a cultura (que ele defende), de que mudanças são as únicas certezas das empresas (ainda mais em momentos de crise, como uma pandemia).

  • Aprendeu rápido

Como o momento era algo totalmente novo, Zimerman começou a pôr as ideias em prática, sem poder fazer pesquisa de mercado e também sem poder ter uma consultoria. Ele aprendeu que em alguns casos, erros são importantes, para aprender e não repeti-los. 

Vale lembrar, que existem excelentes estratégias para ter sucesso, esse exemplo é para mostrar a superação de uma liderança do futuro em um momento nunca antes visto por ele e por todos nós.

  • A importância de decisões em tempo real

Sérgio teve que aprender a ganhar tempo, para decisões importantes. Dessa forma, ele fez reuniões diárias para entender quais os passos importantes, e ainda que dessem errado, ter a agilidade de controlá-los rapidamente.

  • Divergências são necessárias

Segundo Zimermam: “Uma vez que os dois lados (opiniões divergentes) esgotam os argumentos, um consenso é formado e a companhia toma uma decisão de melhor qualidade.”

Com isso, ele só corroborou que é necessário ouvir todos os lados, a liderança do futuro deve saber ouvir e discutir (com argumentos) para chegar ao melhor caminho.

Conclusão

Nesse artigo, aprendemos algumas lições que as lideranças do futuro aprenderam com a pandemia de COVID-19.

Entendemos que mesmo em momentos de crise um líder deve estar preparado para agir da melhor forma, e aprender com isso, para poder manter a sua empresa e seus colaboradores.

Para mais artigos relevantes sobre empreendedorismo, acompanhe nosso blog. Para entender o conceito e se tornar um empreendedor Smart, leia “O Empreendedor Smart” e acompanhe nosso canal do YouTube.

Nos vemos em breve!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas