Liderança Liberal: O que é, e como aplicá-la em sua Empresa?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Existem muitos estilos de liderança, porém, uma das que tem se apresentado cada vez mais em contato com os tempos modernos é a liderança liberal. Mas, você sabe o que é ou como aplicá-la?

Um líder se considera membro da equipe, e não um chefe. Um líder está sempre ao lado de sua equipe de trabalho, enquanto o chefe está em cima. 

Feita esta separação, devemos entender que há diferentes estilos de liderança.

Os principais estilos de liderança são: liderança autocrática, onde todas as decisões são tomadas por uma pessoa sem consultar o grupo de trabalho. 

A liderança democrática, onde há uma participação do grupo na tomada de decisões, ainda que o líder seja o mediador e definidor das ações. E a liderança liberal, que veremos neste artigo.

Origem

A liderança liberal foi idealizada por vários teóricos em diversos períodos da história da psicanálise. Um dos mais exponenciais foi o psicólogo alemão Kurt Lewin, também criador da famosa Teoria de Campo

Em 1939, juntamente com colegas e alunos da Universidade de IOWA, Lewin conduziu experimentos que visavam analisar o processo de tomada de decisão em variados tipos de liderança.

Também conhecida como Liderança Laissez-faire (por causa da expressão francesa “laissez faire, laissez aller, laissez passer” que significa “deixe fazer, deixe ir, deixe passar”), este modelo apresenta uma nova concepção na tomada de decisões.

O que é?

A liderança liberal é definida pela ausência de decisão direta do líder. Quem toma as decisões é a equipe de colaboradores ou o grupo de trabalho. 

O líder participa apenas quando requisitado, tanto pelos superiores quanto pelos comandados. 

A liderança liberal apresenta um gestor tem a função de ser apenas um facilitador das atividades, passando informações e estimulando seus colaboradores.

Para que funcione, o líder deve ter confiança na sua equipe de trabalho. 

Esta equipe – normalmente escolhida por ele – deve ser composta de profissionais com experiência em tomar decisões, maturidade na autogestão e conhecimento entre os profissionais.

Podemos dizer que, embora a responsabilidade seja do líder, a tomada de decisão está centrada em várias cabeças e não só em uma, como de costume.

Autonomia da equipe de trabalho

Para que as decisões possam ser verdadeiramente do grupo, não pode haver uma contaminação por parte dos chefes e demais envolvidos. 

Liderança Liberal

Cabe ao líder blindar o seu grupo e assumir as responsabilidades de cada decisão tomada pelo este.

Isso não significa que o líder deve ser omisso!! 

+ Veja também: Como Ser Um Bom Gestor? Dicas Para O Sucesso!

A liderança liberal compete ao líder do grupo uma série de responsabilidades, desde formar esta equipe de sua total confiança até encarar a responsabilidade quando a decisão gerar um resultado negativo.

O líder tem uma participação mínima no processo criativo e de decisão da equipe, porém, deve intervir sempre que julgar necessário. 

Lembre-se: se você exerce a liderança liberal, deixe espaço para o seu grupo de trabalho agir por conta própria, mas não se esqueça que no final a responsabilidade é sua.

Como aplicá-la?

A estratégia de não intervenção, também conhecida como hands off, é a maneira mais tradicional de exercer a liderança liberal. 

Como a essência deste estilo de liderança consiste em deixar o grupo trabalhar por sua conta, o líder não deve interferir em nenhuma fase do processo.

Como não vai interferir na gestão do trabalho, o líder deve ocupar-se de manter seus profissionais sempre qualificados para que eles possam tomar as decisões. 

É importante dar todas as informações necessárias para o grupo poder trabalhar e tomar as decisões corretas.

Além disso, o líder deve cuidar para que seus profissionais estejam sempre a frente no mercado. 

Para isso pode-se armar oficinas de aprimoramento, aulas de inovação, palestras de capacitação, etc.

Vantagens da liderança liberal

A liderança liberal gera um ambiente mais descontraído e proativo, o que se traduz em melhores resultados para a empresa. 

A figura do líder sisudo e carrancudo já caiu em desuso. O profissional deve sentir-se bem e motivado dentro da empresa para dar o seu melhor resultado.

Para isso é importante que o líder crie toda a estrutura necessária para que seus colaboradores possam tomar a melhor decisão. 

Estar em um ambiente propício, como escritórios executivos e salas de reuniões modernas ajudam o grupo de trabalho a apresentar suas melhores qualidades.

Cada vez mais os grandes gestores a liderança liberal buscam que seus colaboradores tenham as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Estas ferramentas você pode encontrar em um lugar próximo a você, nos escritórios inteligentes da Smart!

O relacionamento interpessoal dos integrantes da equipe também é fundamental, e isso passa pelo ambiente onde este grupo trabalhará. 

Se você ainda não conhece os escritórios da Smart Coworking, não perca mais tempo que seu grupo poderia estar transformando em lucratividade! 

Consulte hoje mesmo os profissionais da Smart e dê a sua equipe todas as ferramentas para que ela possa tomar as melhores decisões para sua empresa! 

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas