Já são mais de 500 milhões de usuários no mundo e cerca de 30 milhões apenas no Brasil, todos com objetivos relacionados à vida profissional. Ou seja, se a sua empresa ainda não está apostando no LinkedIn para negócios, existe uma grande chance de estar perdendo oportunidades para vendas, marketing e, é claro, recrutamento.
Mas, se ainda existe um longo caminho a ser percorrido, não se preocupe! Neste artigo, vamos explorar a importância desta rede social no ambiente corporativo e também dar as dicas fundamentais para você começar a construir sua presença como empreendedor por lá. Confira!
A evolução do LinkedIn
Desenvolvido em 2002, por muito tempo o LinkedIn era reconhecido como uma plataforma para procurar vagas e postar currículos. Não que esse foco tenha sido deixado de lado, mas, hoje em dia, são muito mais amplas suas funcionalidades e, é claro, as possibilidades para os profissionais e empresas que se mantém ativos na rede.
Ao longo dos anos, cresceram vertiginosamente os usuários cadastrados em todo mundo e também as funções corporativas para 3 áreas principais: Recursos Humanos, Marketing e Vendas.
- Recursos Humanos: empresas podem postar vagas e construir páginas voltadas para carreira, em que exploram seus diferenciais em Employer Branding, além de encontrar possíveis candidatos com filtros avançados.
- Marketing: a ferramenta de anúncios do LinkedIn está evoluindo rapidamente. Com ela, é possível atingir o público target para vendas B2B com segmentações que consideram os dados profissionais e em formatos bastante amigáveis, como o LinkedIn InMail ou o Conteúdo Patrocinado.
- Vendas: as vendas sociais são uma tendência entre os times comerciais que tem se mostrado bastante efetiva. Para trabalhar com social selling de forma estruturada, o Sales Navigator é a plataforma do LinkedIn que faz segmentações e abordagens comerciais, integrando algumas ferramentas de CRM.
Por que o LinkedIn é uma rede social para se estar de olho?
Não é apenas pelo desenvolvimento de soluções do LinkedIn para negócios que essa rede social merece destaque. Na verdade, isso é apenas consequência de todo o crescimento da plataforma. E, se você ainda tem dúvidas sobre a importância de construir uma forte presença no LinkedIn, compartilhamos abaixo alguns números relevantes:
- 3 milhões de empresas possuem páginas para apresentar seus produtos, serviços e vagas
- Dos +29 milhões de usuários brasileiros, cerca de 4,4 milhões são Gerentes
- 94% dos profissionais de Marketing B2B utilizam o LinkedIn para distribuir conteúdo
- 59% de aumento na média de minutos de navegação dos usuários (abril 2016 x abril 2017)
- 80% dos leads gerados em redes sociais têm origem no LinkedIn
Fonte: Linkedin
Como usar o LinkedIn para negócios – as dicas básicas!
Como empreendedor, possivelmente você já tenha percebido que o LinkedIn possui um amplo potencial a ser explorado no mundo corporativo, seja para recrutar talentos, seja para vender seu produto ou serviço, seja para posicionar sua marca.
Da mesma forma, existe um universo de estratégias que a sua empresa pode explorar – e muitas delas estão documentadas pelo próprio LinkedIn nas páginas de suas soluções corporativas. Mas, antes de se aprofundar, é necessário começar com o básico. E são essas dicas que compartilhamos abaixo!
Aposte em uma conta paga
Em primeiro lugar, para aproveitar ao máximo as funcionalidades do LinkedIn, vale a pena contratar um dos planos Premium, cuja mensalidade começa em torno de R$ 50,00. Com isso, será possível ampliar a rede mais rapidamente, de acordo com o plano escolhido. Além disso, outros usuários poderão saber que você está realmente investindo nesta rede, ao visualizar o selo Premium em seu perfil.
Tenha um perfil campeão
Existem diferentes níveis de classificação de perfil no Linkedin, sendo o mais atrativo deles o chamado “perfil campeão”. Atingir esta categoria significa que seu perfil está completo o suficiente para atrair recrutadores e parceiros de negócios, oferecendo as informações mais relevantes sobre sua experiência e seus interesses. Segundo o LinkedIn, suas chances de gerar negócios aumentam 40 vezes ao preencher seu perfil!
Crie uma página para a sua empresa
Para os empreendedores, existem dois perfis a serem trabalhados: o perfil pessoal de usuário e a Company Page, que é a página da empresa. É interessante analisar as melhores práticas para realmente atribuir credibilidade para seu negócio, engajando colaboradores, clientes e prospects.
Produza e compartilhe conteúdo relevante
Depois de ter seu perfil e a página da empresa criadas, é hora de compartilhar conteúdo! Não se esqueça de realmente elaborar um plano editorial e de compartilhar conteúdo que seja relevante para os seus clientes, não apenas autopromoção do negócio. O LinkedIn é, acima de tudo, uma rede social utilizada pelos usuários para se atualizarem profissionalmente, por isso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo fará toda a diferença!
Siga influenciadores do seu mercado
Acompanhar personalidades consideradas influenciadoras em seu mercado de atuação é um grande diferencial para aumentar seu repertório de conteúdo e conhecimento, além de entender quais são as oportunidades na rede por meio dos comentários e interações. Não deixe, ainda, de se manter ativo compartilhando sua opinião!
Faça prospecção ativa
Por ser uma rede profissional, não há nada de errado em utilizá-la para encontrar potenciais clientes e parceiros de negócios. Aproveite o potencial da rede para isso, conectando-se a outros profissionais, enviando mensagens e até mesmo fazendo sua abordagem comercial, adaptada para este meio.
Pronto para começar a usar o LinkedIn para negócios?
Neste artigo, apontamos os caminhos iniciais para você começar a construir sua marca e aproveitar as possibilidades do LinkedIn para negócios. Agora, é sua hora de se dedicar a explorar esta ferramenta! Dedique pelo menos algumas horas da sua semana para se informar, atualizar seu perfil, compartilhar conteúdo e encontrar pessoas relevantes para a sua empresa. Esperamos que, a partir de então, possa começar a colher os resultados!