Se você está a frente de uma empresa ou de um time dentro de uma, certamente monitorar metas e resultados é uma de suas prioridades. Para este fim, nada melhor do que contar com metodologias certeiras e que ajudem a engajar toda a equipe no atingimento dos objetivos. Diante disso, é provável que já tenha esbarrado por aí com uma delas que se tornou bastante popular nos últimos anos entre os negócios brasileiros: os OKRs.
Neste artigo, vamos explicar, afinal, o que são OKRs, qual a sua importância e como você pode adotá-los na sua empresa!
O que são OKRs? Objectives and Key Results!
Para começar a entender o que são os OKRs, basta traduzir sua sigla. Em português, podemos chamar esta metodologia de “objetivos e resultados-chave”. Desta maneira, já é possível imaginar um pouco sobre seu funcionamento.
Este sistema de metas foi desenvolvido pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas se tornou popular entre as startups do Vale do Silício depois de ter sido um dos motores de crescimento acelerado para o Google. O segredo para tanta eficácia está na simplicidade de planejamento, mensuração e avaliação das metas, geralmente em ciclos trimestrais e anuais.
Esta metodologia de gestão de metas é importante e tem ganho espaço também por permitir que cada colaborador ou cada área enxerguem o quanto podem contribuir para o resultado global da empresa. Para entender melhor como isso funciona, nada melhor do que saber como o próprio Google utiliza os OKRs em seu dia a dia. Assista abaixo à entrevista com a Head de RH do Google, Monica Santos, realizada pela Endeavor.
Na prática: como eles funcionam?
Ok, você provavelmente já entendeu em linhas gerais como esta metodologia funciona para definir e acompanhar metas. Mas, na prática, como utilizá-las?
Basta pensar que os OKRs estão divididos, como o próprio nome diz, em objetivos e resultados principais que levam a esta meta. Ou seja: o objetivo diz aonde sua empresa quer chegar e os resultados contam como isso deve acontecer, sempre dentro de um período específico de tempo e de forma mais objetiva possível. Em geral, são definidos até 5 objetivos principais (para a empresa, para a área, para o funcionário) e, para cada um desses objetivos, de 2 a 5 resultados que devem ser alcançados para chegar lá.
Para ilustrar, separamos um exemplo abaixo:
Objetivo: Reduzir os custos da empresa
- Resultado 1: Reduzir em 20% o custo com aluguel
- Resultado 2: Implantar novo sistema de iluminação LED no escritório
- Resultado 3: Reduzir em 15% o custo em benefícios por meio de negociação com fornecedor
Este exemplo pode ser um dos objetivos para a área Financeira de um negócio e já ajuda a perceber como é mais simples de planejar e acompanhar as metas.
Vale lembrar que os OKRs precisam envolver todo o time, passando por diferentes etapas na sua elaboração:
- Definição dos objetivos globais pelos executivos da empresa
- Envolvimento dos líderes de cada time para que apresentem suas percepções
- Primeiro esboço dos OKRs para o ano e para cada trimestre
- Ajustes finais, considerando os feedbacks dos colaboradores
- Apresentação final para toda a empresa
Depois disso, não é apenas “salvar o planejamento” e revisá-lo no fim do período: é preciso manter foco no acompanhamento semanal!
Definir e acompanhar continuamente é o segredo para o sucesso
O grande poder desta metodologia está na transformação de cultura que vem junto com ela no processo de acompanhamento dos resultados. Com um modelo de pontuação para cada um dos “key results” estabelecido e um ritual de preenchimento de um dashboard de acompanhamento compartilhado, é possível realmente ter uma cultura de performance e de crescimento – tudo isso de uma forma bastante natural.
Os ajustes de rota também ficam mais claros pois, a toda semana, é possível saber o quanto se está mais próximo ou mais distante de um objetivo. Da mesma forma, é possível saber qual objetivo merece mais ou menos investimento de tempo e dinheiro para ser realizado.
E agora, como implementar os OKRs?
Neste artigo, apresentamos a você as primeiras informações sobre o que são OKRs e sobre como eles podem contribuir para uma cultura de resultados na sua empresa. Mas, como toda metodologia de gestão de metas, é preciso se aprofundar para começar a colocar em prática um modelo efetivo.
Por isso, caso tenha interesse em adotar os OKRs, recomendamos realmente ir fundo no conhecimento: participar de algum curso, buscar cases de sucesso, ler artigos e estudos sobre o tema. Desta maneira, com certeza será maior o engajamento do time e a precisão dos objetivos definidos!