Como o orçamento empresarial pode ajudar as pequenas empresas?

Para quem possui uma pequena empresa, muitas das suas dúvidas devem envolver dinheiro, como ganhar mais e como administrar. Dessa forma, é necessário para qualquer empreendedor, ainda mais alguém que possua uma empresa pequena, ter um orçamento empresarial bem feito. 

No texto de hoje, iremos aprender como um orçamento empresarial bem elaborado, poderá trazer grandes resultados para pequenas empresas. Saber sobre o seu dinheiro e de que forma administrar ele, será um passo fundamental para um empreendedor crescer financeiramente.

Além disso, vamos trazer dicas importantes sobre pontos relevantes, para evitar gastos e otimizar os lucros, para com isso, a sua (pequena) empresa poder crescer cada vez mais.

Entendendo as finanças

Elaborar um orçamento empresarial, nada mais é do que entender as finanças da empresa. Entendendo o financeiro, todos os gastos e investimentos serão feitos de forma fluida e controlada e toda a receita e lucro, será direcionada para o melhor ponto dentro da empresa. Vamos entender alguns pontos que deverão ser entendidos para que tudo isso ocorra. 

Conheça a situação financeira da empresa

O empreendedor deverá conhecer (totalmente) a situação financeira da empresa. Saber sobre o faturamento, saber sobre as contas a pagar, sobre as contas a receber, entre outros detalhes financeiros. De modo geral, ter noções claras quanto a tudo que envolve dinheiro dentro da empresa, só com esses dados e informações será possível elaborar um orçamento empresarial. 

Muitos empreendedores de pequenas empresas, acabam não dando tanta importância a esses e outros detalhes, o que é um erro grave, que poderá pôr tudo a perder, além do mais, não importa o tamanho da sua empresa, o empreendedor deverá tratar com máxima preocupação, tudo o que envolva dinheiro. Tendo total controle sobre as finanças, o empreendedor terá um orçamento empresarial, com todos os dados de rendimentos e gastos, para ter uma leitura precisa.

Saiba sobre os gastos fixos

Dando continuidade ao ponto acima, é necessário ter todas as informações sobre os gastos fixos da empresa. Por que isso é importante? Porque são valores fixos que a sua empresa irá pagar, independente de lucros ou despesas, são valores como o aluguel, salários de colaboradores, impostos, eletricidade e demais gastos para manter a sua empresa funcionando. 

Dica: para você que quer gastar menos, com aluguel e demais gastos com escritórios, acesse a SMART Escritórios Inteligentes, lá você poderá ter um escritório, endereço fiscal, sala de reunião, enfim, tudo que é necessário para sua empresa funcionar, com muita agilidade e com um preço justo.

Dentro do orçamento empresarial, saber os gastos fixos é fundamental, com esses dados, será possível entender o quanto a sua empresa precisa, para poder cobrir os gastos para mantê-la ativa e o quanto ela precisa para ter lucro. Ainda com esses dados, será possível estipular metas, dependendo do tipo de produto/serviço que a empresa trabalhe,

Pró labore versus Lucro da empresa

Um erro muito comum, que não deve acontecer, é confundir o pró labore com lucro. O pró labore é o salário que o sócio/proprietário recebe para si, esse valor deverá ser fixado, e deve entrar nos gastos fixos, como qualquer outro. Dessa forma, o lucro da empresa, torna-se da empresa, o que será excelente para a saúde financeira da empresa. Sem um orçamento empresarial correto, a retirada desse lucro para gastos pessoais fora da empresa acarretará em prejuízos para a empresa. 

É comum, com pequenas empresas, que os gastos pessoais e profissionais se misturem. Fuja disso!

Além de um orçamento empresarial é importante ter um orçamento pessoal. Tendo esses dois orçamentos, será possível administrar em separado o dinheiro da empresa e o dinheiro da casa. Caso seja extremamente necessário (sabemos da realidade do nosso país), é preciso entender o quanto poderá ser retirado, sem que prejudique o capital da empresa. 

Saiba identificar gastos desnecessários

Além de entender tudo sobre as finanças da empresa, também será necessário saber identificar pontos onde esteja havendo gastos desnecessários, para que dessa forma possam ser cortados, aumentando os lucros da empresa e/ou podendo reinvestir em outro setor.

Tenha todos os dados

Tenha controle sobre esses dados, sempre que se falar em orçamento empresarial, a empresa deverá ter esses dados em mãos e de fácil acesso, são apenas com informações que a empresa terá noção de tudo. É muito importante ter esses dados fidedignos, para que informações erradas não atrapalhem na administração.

Conclusão

No artigo de hoje, entendemos a importância e como elaborar um orçamento empresarial da forma correta. Além disso, vimos algumas dicas que ajudarão empreendedores de pequenos negócios a ter um controle melhor sobre suas finanças, e com isso poderão crescer junto às suas empresas.

Para mais dicas e informações relevantes sobre como empreendedores poderão ter maiores lucros, continue lendo artigos do nosso blog, será um prazer te ajudar.

Agradecemos a leitura e nos vemos em breve. 

Leia Também