Após reunirmos as informações de fontes confiáveis, conseguimos chegar no passo a passo mais simples para você que quer emitir CNPJ, confira.
Esse pode ser um tema que você acredite possuir uma complexidade muito grande ou que seja muito burocrático.
Além disso, talvez o medo de fazer algo errado durante o processo acabe te paralisando, fazendo com que você não dê esse passo tão importante para o pequeno empresário que sonha com futuro próspero.
Pensando em te tranquilizar, assim como, fazer com que esse processo se facilite para você que quer emitir CNPJ, reunimos as informações mais importantes para esse processo.
Por isso, elencamos as informações de forma progressiva, assim você não corre o risco de se embaralhar no processo e não saber qual o próximo passo para chegar no seu alvo; como emitir CNPJ.
O mais importante antes de iniciar o processo
Dando poucos passos atrás, para que você consiga ter grande assertividade nesse seu processo é necessário que em primeiro lugar você tenha consciência de qual o passo que você irá dar.
Ou seja, para qual categoria sua empresa irá, ou melhor, quais são as possibilidades que você tem nesse processo, algo importantíssimo para você que busca por como emitir CNPJ.
Por isso, separamos algumas categorias de CNPJ.
Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
Essa é a melhor opção para você que busca ter um relacionamento horizontal entre os seus sócios, porque aqui você precisa da confirmação de todos os sócios para que uma decisão seja tomada na empresa.
Mas, não para só por aí, porque outro ponto positivo é a característica de dividir os gastos da empresa com seus sócios de forma igualitária, ou seja, de igual para igual.
Sociedade Simples (SS)
O SS ou Sociedade Simples é o queridinho dos profissionais da mesma área que possuem como ponto unificador, a união entre se para que assim sejam mais fortes e possam crescer juntos.
Microempreendedor Individual (MEI)
Segundo estudos esse é um dos mais escolhidos entre os empreendedores iniciantes brasileiros, por possuir um investimento mensal pequeno de R$50,00 e a regra de poder possuir um único funcionário, assim como, ter um faturamento anual de no máximo R$81 mil reais.
Empresa Individual
Esse, é preferido pelo empresário considerado possuidor de características mais agressivas, ou seja, que não tem medo de assumir risco para que a sua empresa cresça de forma rápida.
Os riscos dessa categoria são grandes, porque, sim, há separação de CNPJ e CPF, mas não há separação de patrimônio e isso quer dizer que, se a sua empresa falir, os seus bens podem ser dissolvidos para a quitação dessas contas.
Mas, por outro lado, você terá mais benefícios que o MEI, por exemplo, como ser dessa categoria, mesmo faturando mais que o teto do MEI.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
A categoria Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é ideal para você que busca emitir CNPJ e ter a sociedade de um único sócio, ele é mais procurado por quem busca a proteção do CNPJ e CPF.
Assim, como separação de patrimônio também, mas é necessário que a sua empresa tenha um capital de 100X o salário mínimo (consulte o valor atual).
Essa categoria é ótima para você que busca por essas características, quando for emitir CNPJ.
Sociedade Anônima (AS)
Considerado como uma das principais formas mais flexíveis na hora de emitir CNPJ, mas é necessário que você tenha o cuidado de construir um estatuto que consiga cobrir todos os processos da sua empresa.
Mais importante, que seja respeitado por todos, principalmente, pelo conselho administrado, uma vez que essa opção te dar o benefício de ter vários sócios.
Mas, é necessário que todos os sócios tenham um percentual de ações da empresa em contrato, o que garante que exista uma relação horizontal de poder.
Qual a forma mais fácil de emitir CNPJ?
Você pode escolher por dois caminhos nesse processo então importante para você que quer emitir CNPJ e para a sua empresa, pois, esse passo irá determinar o futuro da sua empresa.
No primeiro caminho você pode tentar caminhar de forma autônoma, tentando realizar o processo sozinho, mas é o menos recomendável, uma vez que você não possui a expertise necessárias para analisar sua realidade e como a lei pode te beneficiar e não atrapalhar o desenvolvimento da sua empresa.
O segundo caminho, por outro lado, é optar por o auxílio de um parceiro profissional e especializado que poderá fazer com que você siga sua caminhada indo direto para o alvo, ou seja, de forma assertiva.
Você não precisará se preocupar com burocracia, nem terá o medo de errar nesse processo e ficar preso ao Estado de uma forma negativa só pagando impostos.
Conclusão
Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido qual o melhor caminho para quem busca assertividade no processo de emitir CNPJ.
Como você viu é possível emitir um CNPJ de forma fácil e sem burocracia, inclusive, sem você ter medo de fazer uma escolha errada, só é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações.