Passo a Passo para montar seu TIME SMART campeão!

O sucesso de uma empresa depende do time de profissionais que fazem parte dela. E um time campeão só pode ser formado por um empreendedor bem preparado. 

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que ao investir em um negócio, duas opções surgem diante de um empreendedor. 

Ou ele decide fazer o que todos fazem, ou se aventura em uma jornada de modo a ser um Empreendedor Smart. No Brasil, essa categoria ainda é minoritária.

O termo vindo do inglês, como muitos devem saber, significa inteligente. 

E neste contexto, refere-se à aplicação de estratégias para uma boa gestão empresarial.

Por gestão poderíamos entender várias coisas; contudo, nos basta defini-la como uma administração estruturada, que possibilita a uma empresa diminuir seus gastos, ao mesmo tempo, em que gera mais lucros.

Para obter tais resultados, no entanto, um Empreendedor Smart necessita pôr em prática meios de otimização empresarial.

Um Time Smart campeão

Na aventura chamada empreender um dos principais aspectos a serem tratados é a contratação das pessoas certas para as funções exatas.

A formação de um time bem estruturado, com colaboradores proativos e dispostos a crescer juntos é meio caminho andado para o sucesso.

Mas atenção! Estamos falando de pessoas certas para as funções exatas. 

Com isso, cabe mencionar que um Empreendedor Smart tem em consideração o crescimento não apenas da sua empresa, mas também do seu time, e de cada colaborador em particular.

E ademais, sabe contratar as pessoas de acordo às capacidades que já possuem, e às possibilidades de desenvolvimento que demonstram.

Ainda que uma gestão eficaz seja aquela capaz de produzir bons resultados, por meio da diminuição dos custos e do incremento dos ingressos, isso não significa que seja o dinheiro aquilo que deve estar sempre em primeiro lugar.

Não. Pelo contrário. Em nosso tempo urge o aparecimento de gestores com um olhar humano. 

Não podemos apostar pela objetificação das pessoas, de modo a um sucesso empresarial que destrói o outro.

Além disso, a formação de um Time Smart campeão passa necessariamente pelo conhecimento daqueles que querem fazer parte da nossa equipe, e pela apresentação a eles dos objetivos e metas da empresa. 

Por isso, trabalhe com sua equipe os princípios OKRs (do inglês, objetivos e resultados-chave).

Nessa linha, até mesmo perante uma inevitável demissão, um Empreendedor Smart deve ter em conta o cuidado e o respeito ao colaborador que será desligado da empresa.

Escalando um Time Smart

O treinador, ou melhor, empresário Saulo Da Rós, no seu livro O Empreendedor Smart dá uma série de dicas interessantíssimas para quem está querendo começar um negócio ou melhorar os resultados de uma empresa.

Um ponto central da obra, é precisamente sobre a formação de um Time Smart campeão.

Saulo nos apresenta 4 pilares fundamentais nessa empreitada:

1.    Contratação

TIME SMART
Bussiness people working in team in an office

O tempo empregado para a contratação de pessoas para um Time Smart nunca deve ser visto como algo sem importância, senão como um dos principais investimentos em um negócio.

Para isso, poderíamos inspirar-nos em grandes homens de negócios do Vale do Silício que empregam algumas horas semanais para conversar com candidatos a vagas em suas empresas.

2.    Treinamento

A experiência que um novo colaborador contratado traz consigo pode ser importante. 

Mas, isso não é suficiente, e inclusive um membro do time contratado sem experiência poderia dar melhores resultados, se treinado corretamente, em comparação com alguém experiente, mas que não recebeu o treinamento devido, ou que não quis expandir seus conhecimentos.

Invista tempo em treinamento. Poderia ser a semana inicial do colaborador, mas também, pelo menos, um dia por mês dedicado à capacitação de toda a equipe.

As capacidades inter-relacionais também devem fazer parte do treinamento, e a presença de uma empresa em um espaço de coworking pode ser uma boa ideia para fomentar as capacidades de gerir relações sãs.

3.    Cartão amarelo

Como Saulo Da Rós utiliza a metáfora com o futebol para falar de gestão empresarial inteligente, um dos pilares da formação e manutenção de um Time Smart campeão e altamente qualificado é o uso do cartão amarelo.

No futebol, o cartão dessa cor é utilizado como advertência ante uma falta grave cometida por um jogador, mas que não necessariamente é punível com uma expulsão.

Na gestão empresarial, o cartão é um comunicado formal, por escrito, entregue a um colaborador quando comete alguma falha séria, ou quando se repetem erros que já haviam sido antes advertidos.

Lembre-se, qualquer correção deve ser feita de maneira respeitosa, e tendo em conta o bem do próprio colaborador. E de preferência deve ser realizada de modo privado.

4.    Cartão vermelho

Quando definimos o que é um Time Smart campeão, falamos acerca da importância de contratar pessoas certas para funções exatas. 

E na gestão de um time de trabalho, pode haver momentos nos quais é inevitável o uso do cartão vermelho.

Essa ferramenta só deve ser utilizada quando não há mais possibilidades de ajudar um funcionário a melhorar sua atuação. 

No entanto, também poderia existir algumas circunstâncias que exijam um desligamento imediato do funcionário.

A ideia aqui não é prejudicar o funcionário, mas sim ter em consideração que pode haver colaboradores que não contribuem, mas sim geram dificuldades para o time e para a equipe.

Para essas circunstâncias, evite sempre qualquer tipo de situação vexatória para o funcionário, e trate de conversar com ele de maneira amigável e respeitosa para comunicar-lhe a demissão.

Hora do jogo

Esperamos que as dicas que apresentamos aqui ajudem na gestão do seu negócio.

A aplicação dessas estratégias de formação de um Time Smart campeão são gradativas, os passos devem ser dados pouco a pouco para chegar à vitória.

Mas não esqueça do quão fundamental é o investimento em preparação, e não apenas dos seus colaboradores. 

Um empreendedor que queira obter melhores resultados deve estar sempre se atualizando, por isso não deixe de ler O Empreendedor Smart de Saulo Da Rós.

Mas também, como sabemos que o tempo é algo muitas vezes escasso na vida dos empreendedores, convidamos você a conhecer agora mesmo os melhores cursos online para empreendedores. 

Dê uma olhada e invista no futuro da sua empresa.

Leia Também