SMART BRASÍLIA: Conheça a nova mudança no Pix que já está valendo

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Pix veio para revolucionar a forma como realizamos as transações bancárias. E desde o dia 1° de abril passou a ter novas regras. 

Com certeza você já ouviu falar no Pix. Se não utiliza, ao menos já ouviu falar no assunto, que desde o ano passado foi notícia nos principais meios de comunicação, e motivo de debate na internet. 

A facilidade que chegou para transformar a forma de realizar transações bancárias, passou a ter mais facilidades desde o dia 1° de abril

A mudança é relacionada aos favorecidos, ou seja, as pessoas que você enviará dinheiro. Agora, você pode integrar sua lista de contatos ao Pix. 

Funciona assim: a funcionalidade verifica as informações da lista de contatos do seu celular (número de telefone e, e-mail), que na maioria das vezes são as principais chaves cadastradas entre os usuários. 

Dessa forma, você consegue puxar as chaves Pix sem ao menos precisar solicitar ao favorecido. 

+ Veja também: SMART BRASÍLIA: será que as Big Techs limitarão o poder de escolha pós-pandemia?

O principal intuito dessa nova funcionalidade é justamente tornar mais simples a identificação das pessoas que cadastraram os números de telefone ou e-mail como chave Pix, além de reduzir possíveis erros na hora de transferir valores. 

Se você quiser utilizar a nova função, precisa ir até o app do seu banco e atualizá-lo. Alguns bancos optaram por criar um widget (atalho) para facilitar o acesso à nova funcionalidade, confira na sua instituição financeira se foi o caso. 

Entenda como funciona

Tudo é bem simples de utilizar, funciona assim: o app do seu banco vai realizar a coleta de informações em seu celular, ou seja, os telefones e e-mails que estão salvos em sua lista de contato para enviar ao Banco Central.

Na sequência o BC retorna com a informação de quais dos dados informados, são de fato chaves Pix cadastradas. Depois disso, você realiza sua transação como de costume, nada muda nesse processo.

E como fica a privacidade do usuário?

É importante frisar que essa nova funcionalidade é totalmente opcional, ou seja, você não é obrigado a utilizá-la. 

Caso, você não queira que outras pessoas tenham acesso a sua chave Pix com essa facilidade, pode solicitar a exclusão das chaves cadastradas com seu número de telefone e, e-mails.

Isso por que, qualquer pessoa que tenha o seu contato seja e-mail ou telefone, e utilizar essa função, terá facilmente acesso a sua chave Pix, caso tenha cadastrado esses dados.

Se é algo que não queira, experimente criar uma chave com outra informação como o seu CPF, CNPJ ou uma chave aleatória (que é uma sequência de números gerada automaticamente pelo próprio sistema).

Vale ressaltar que o Pix do seu celular só terá acesso a sua agenda de contatos quando você concordar com o compartilhamento, e aceitar os termos de consentimento.

Possibilidade de alteração de dados

Essa é outra novidade do Pix, que também já está em funcionamento, que é a possibilidade de alteração cadastral em caso de mudança de nome.

Essa possibilidade se estende a pessoa física para nome completo, e pessoa jurídica para mudança de nome empresarial e titulo do estabelecimento, e o melhor: sem precisar excluir as chaves já cadastradas

O Banco Central informou, que essa nova funcionalidade irá ajudar principalmente em casos como quando a pessoa se casa, e altera o nome de solteira, por exemplo, e para as empresas que precisem alterar o nome fantasia. 

Vale frisar, que também passa a ser permitido solicitar o vínculo do nome social a uma cave Pix. 

+Veja também: [SMART BRASÍLIA] Aprenda como aplicar a gestão de crise em sua empresa

Ocorreu também uma alteração no Regulamento do Pix, com intuito que os bancos não limitem o número de transações através do Pix, e isso vale tanto para envios como para recebimentos.

Ainda de acordo com o Banco do Central, essa mudança tem como objetivo manter a competitividade equânime entre os instrumentos de pagamento. 

Entenda o que é o Pix

Trata-se de um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que dá ao usuário a possibilidade de transferir valores entre contas bancárias de diferentes instituições financeiras 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Suas transações são concluídas em no máximo 10 segundos, sem custo nenhum para pessoas físicas, e em alguns bancos nem mesmo para pessoa jurídica. 

E quem pode usar o Pix?

Qualquer pessoa, tanto física como jurídica. Basta ser correntista de um banco, ir até o aplicativo do mesmo e cadastrar sua chave Pix, que pode ser:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória (gerada pelo sistema do próprio banco)

As chaves aleatórias possuem uma sequência de 32 dígitos, mas se preferir também pode utilizar os dados da conta (Agência e número da conta). 

Para pessoa física, é possível cadastrar até 5 chaves por conta, enquanto para pessoa jurídica o máximo é de 20 chaves por conta. 

Conclusão

O Pix é uma das melhores “invenções” dos últimos tempos, e tende a facilitar cada vez mais as transações financeiras. 

Essas são apenas algumas novidades, mas com certeza muitas ainda virão com o passar do tempo. 

Tudo o que pôde facilitar os processos econômicos é bem-vindo, assim como aqueles que podem te ajudar a reduzir custos, como é o caso dos coworkings. 

Conheça os planos a partir de R$99,90 por mês para ter um espaço completo em um endereço privilegiado, e reduza os custos da sua empresa com a Smart. 

Se quiser saber mais, entre em contato com a gente. Vale a pena também conferir outros artigos aqui do blog. 

Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje, e se gostou compartilhe em suas redes sociais. 

Grande abraço, e até a próxima!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas