Quais as vantagens de um coworking para startups?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Veja a seguir as inegáveis vantagens do coworking para startups, além de uma lista que comprava que um foi feito para o outro.

 Muita gente pensa ser uma boa ideia começar a sua startup na garagem de casa, no porão da casa da avó ou em um escritório pequeno no centro da cidade.

Estes empreendedores caem no conto lúdico de que os grandes inventores do mundo tecnológico começaram com pouca estrutura e quase nada de apoio técnico.

Isto é uma grande mentira.

Embora empresas como a HP tenham começado em uma garagem, só o fizeram porque eram lugares amplos, sem utilização e que contavam com todo o equipamento necessário para trabalhar.

É praticamente um milagre encontrar algum lugar assim atualmente.

O grande parceiro de Steve Jobs e cofundador da Apple, Steve Wozniak, afirmou que a Apple não foi criada em uma garagem, ao contrário do que muitos pensam.

Ele diz que, embora Steve Jobs tenha desenvolvido a sua parte inicial do projeto no seu quarto, eles não se reuniram em uma garagem nem para falar de negócios.

Ou seja, mesmo quando ainda eram jovens e inexperientes, uma coisa eles já sabiam: é preciso de infraestrutura para que um projeto importante consiga sair do papel e tenha o crescimento esperado.

Startups e o coworking

coworking para startups

A familiaridade entre às duas vai além da origem bretã dos seus nomes.

O primeiro coworking que se tem notícia foi criado em 2005 na cidade estadunidense de San Francisco. O local se chamava Hat Factory, e foi desenvolvido por Brad Neuberg.

Neste lugar alugado, trabalhavam três profissionais da tecnologia.

Como o local não era usado todos os dias da semana, Neuberg abria as portas do Hat Factory para outros profissionais (normalmente ligados à tecnologia) para poder pagar os serviços no fim do mês.

Desta forma, os coworking passaram a ser um lugar de trabalho compartilhado que conta com todas as ferramentas e equipamentos necessários para o trabalhador autônomo ou empresário.

Mas por que escolher um coworking para startups?

A seguir, vamos analisar algumas das vantagens.

Networking e troca de conhecimento

Uma das necessidades do profissional da tecnologia é estar sempre se atualizando e trocando informações. Para isso, nada melhor que um ambiente de coworking para startups.

O ambiente cooperativo incentiva a troca de conhecimento e aproxima diferentes tipos de profissionais em diferentes ramos, gerando uma rede de contatos que ajuda a todos os presentes.

 

Menos burocracia

O coworking descomplica os processos complicados de começar uma startup.

Assinar contratos, conseguir licenciamentos, solicitar alvarás na prefeitura, chamar e esperar por empresas de internet, telefone, luz, etc.

O profissional da tecnologia não precisa se preocupar com nada disso quando escolhe um coworking para startups.

Além disso, um espaço coworking é uma alternativa para o endereço fiscal da empresa, economizando também este gasto inicial.

Menos riscos

Eu sei que ninguém gosta de falar nos riscos e no possível fechamento da startup quando ela ainda nem começou, mas os perigos do mercado devem estar presentes na mente do empreendedor na hora de começar o negócio.

Ainda mais quando o assunto é um mercado tão inovador quanto o de startups!

É por isso que se comprometer com contratos longos e com o pagamento de serviços urbanos pode ser uma dor de cabeça que dure mais do que a própria empresa.

Se o profissional da tecnologia escolher um coworking para startups, minimiza os riscos de terminar o sonho de ter a sua marca conhecida mundialmente com uma pilha de contas para pagar todos os meses.

Reduz os custos

Outro grande problema, principalmente quando se está começando no mercado de startups, são os custos fixos.

Ter todos os meses uma larga conta para pagar quando você ainda nem começou a pagar a si mesmo é um grande desmotivador.

Lidar com aluguel, luz, água, internet, segurança, limpeza, além dos gastos iniciais com prestações de equipamentos e móveis, pode ser um fator de desgaste no desenvolvimento inicial da empresa.

Escolhendo um coworking para startups, nada disso será problema.

Estes serviços já estão incluídos na taxa de utilização.

Além disso, estes custos serão drasticamente menores, já que em vez de pagar pelo mês inteiro, o profissional só paga pelas horas de uso.

Localização

Outro ponto fundamental é a localização.

Você precisa passar aos seus clientes profissionalismo e mostrar-lhes que você trabalha em um ambiente de alto nível, o que é muito difícil quando você recém está começando.

Além disso, você deve estar em um lugar onde você se sinta cômodo e tenha a privacidade necessária para desenvolver a sua startup.

Existem os profissionais da tecnologia que gostariam de trabalhar no Vale do Silício brasileiro, enquanto outros preferem trabalhar próximo da praia.

Mas para todos existe uma saída inteligente!

A Smart Coworking conta com diversas unidades pelo Brasil para oferecer o melhor coworking para startups!

Se você ainda não conhece os escritórios de alto padrão executivo e as modernas estações de trabalho da Smart, clique aqui e veja onde está a unidade mais próxima a você!Fale hoje mesmo com os profissionais da Smart Coworking e dê o START na sua startup!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas