Estudos comprovam que nem sempre é tarde para fazer algo novo, como lançar um negócio.
Antes de começar um negócio, muitas pessoas se perguntam se existe uma idade ideal para empreender.
Existem muitos estudos que falam sobre o assunto. Em alguns, a idade ideal foi determinada em 32 anos.
Mas, por outro lado, uma pesquisa elaborada pelo Founder Institute, maior incubadora de startups do planeta, trabalhou com uma amostra de cerca de 5.000 empreendedores em todo o mundo – um número bastante considerável.
O instituto fez testes de personalidade e aptidão para empresários em todo o mundo e analisou a evolução de todas as pessoas matriculadas em seus programas (aproximadamente 1.000).
E você sabe o que eles descobriram? Que os empresários mais bem-sucedidos foram aqueles que começaram mais tarde.
Ou seja, os jovens empreendedores fracassaram mais do que os “mais velhos”, principalmente por falta de experiência.
Avaliando as faixas etárias
Pesquisadores de outro instituto, o Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, fez um estudo parecido que chegou a resultados muito próximos.
A pesquisa apontou que os jovens entre os 20 e 29 anos, quando comparados a pessoas de outros grupos, têm uma maior tendência ao êxito em um negócio próprio.
Os jovens geralmente têm um alto nível de criatividade, alguns, por exemplo, encontram em espaços de entretenimento material relevante para empreender.
Por outro lado, a faixa que compreende pessoas entre os 30 e os 40 anos foi a que obteve os piores resultados.
Para os estudiosos, essa faixa etária apresenta algumas dificuldades para empreender, como a necessidade de dedicar cuidados aos filhos e aos pais já idosos.
Nesse sentido, os estudos sugerem que pessoas entre os 30 e 40 anos sejam honestas consigo antes de começar a empreender, e avaliem de maneira consciente os recursos – econômicos, humanos, de disponibilidade e tempo – com que contam.
Surpreendentemente – ou nem tanto –, o grupo etário com melhores resultados na pesquisa foi o das pessoas com mais de 50 anos.
Nessa idade, os empreendedores já alcançaram um maior nível de maturidade humana, além de contar, geralmente, com certa estabilidade financeira, e, sobretudo, possuir mais experiência.
Vejamos, com um pouco mais de detalhes, as vantagens de empreender depois dos 40.
Vantagens de empreender depois dos 40 anos
Pelo menos três características tornam um empresário tardio mais bem-sucedido:
1. Experiência
Um empresário depois dos 40 anos geralmente possui um maior grau de experiência, e não só no setor que investirá, mas também no mundo do trabalho em geral.
Os anos de vida e a experiência devem haver possibilitado que essa pessoa aprenda com muitos erros e evite cometê-los ao empreender.
2. Nível de conhecimento
O conhecimento adquirido por trabalhar durante alguns anos no setor ou simplesmente o tempo interessando-se no que deseja empreender faz com que essa pessoa mais velha tenha uma base mais sólida sobre a qual possa construir seu empreendimento.
Em resumo, pessoas com mais de 40 ou 50 anos não entram no setor despreparadas, mas já sabem como esse mundo funciona e o que desejam.
No entanto, essas pessoas também podem e conseguem adquirir e expandir os conhecimentos nessa idade.
3. Maior número de contatos
Idade e empreendimento são dois conceitos que podem e devem caminhar juntos.
Normalmente, alguém mais velho tem muito mais contatos e, portanto, pode obter colaborações, mais exposição para sua startup, parceiros adequados, etc.
Empreendedores de sucesso que começaram com mais de 40
Como você já viu, nunca é tarde demais para empreender. Mas, antes de terminar, dê uma olhada nessa lista com dois empreendedores que começaram ou alcançaram o sucesso – acredite! – depois dos 40 anos.
Ray Kroc do McDonald
Aos 52 anos, Ray Kroc conheceu Maurice e Richard McDonald, que dirigia um restaurante na Califórnia enquanto vendia máquinas.
Ray se interessou pelo restaurante e, quando este praticamente acabou em falência, Crock aproveitou para comprar essa empresa por 2,7 milhões de dólares.
A partir daí, e com a visão de negócios de Crock, o McDonalds se tornou uma das maiores franquias do mundo.
A história do empreendedor é contada em um dos filmes que tratam do mundo dos negócios.
Reid Hoffman, fundador do LinkedIn.
Hoffman passou a maior parte de sua vida decidindo o que queria fazer e sempre participou de projetos inovadores até que finalmente foi cofundador do LinkedIn.
Embora tenha começado quando era mais jovem, essa rede social profissional se tornou conhecida quando Hoffman tinha 43 anos.
Conclusão
Não existe o momento exato para começar a empreender.
Um jovem com pouco mais de 20 anos pode considerar ser esse o seu momento ideal, e lançar-se ao mundo dos negócios.
No entanto, conforme pesquisas de institutos dedicados ao mundo empresarial, algumas faixas etárias podem apresentar mais “poréns” que outras.
Esse é o caso, por exemplo, das pessoas entre 30 e 40 anos que, geralmente, nessa idade têm maiores responsabilidades relacionadas à educação de filhos e cuidado com os pais já idosos.
Contudo, cabe dizer que isso não impõe uma dificuldade intransponível.
Por outro lado, as pessoas com mais de 40 anos têm consideráveis vantagens ao entrar no mundo dos negócios.
A experiência que carregam consigo e as pontes construídas ao longo da vida são exemplos disso.
Sendo assim, diga adeus ao boato de que existe uma idade ideal e, acima de tudo, que só os jovens podem empreender.
O importante é conhecer os estágios para empreender e lançar-se.