Smart Niterói: Aprenda como identificar os sintomas de estresse no trabalho em sua equipe

Smart Niterói: Aprenda como identificar os sintomas de estresse no trabalho em sua equipe
Descubra quais são os principais sintomas do estresse no trabalho, e suas consequências na produtividade da equipe.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O estresse é algo muito danoso para qualquer equipe e consequentemente, para toda empresa. Desse modo, quanto antes você (ou o responsável) identificar a causa do estresse no trabalho, seja em sua equipe ou em um colaborador em específico, será mais fácil minimizar os danos.

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo trazendo noções claras de como antever e identificar sintomas que claramente são sinais claros de um alto nível de estresse. Com isso, siga comigo e aprenda como aplicar isso na prática diária do seu negócio.

Trabalho em equipe = Ambiente de estresse?

Até certo ponto, é aceitável dizer que o estresse é algo que faz parte de qualquer empresa. De certo modo, algum nível de estresse já é esperado quando falamos de seres humanos trabalhando (ainda mais no trabalho em equipe).

Afinal, muitas situações dentro de uma empresa são delicadas e com alto grau de importância, o que pode gerar estresse no trabalho. Desse modo, não é sobre esse grau baixo de estresse (intrínseco a praticamente todas as funções) que vou falar hoje.

Mas sim sobre o nível de estresse no trabalho que começa a atrapalhar todo o andamento da empresa. Antes que saia do controle e começar a afetar os resultados da empresa, é importante identificar esse mal, e cortá-lo pela “raiz”

3 principais sintomas de estresse no trabalho

A seguir, vou mostrar os 3 principais sintomas de estresse no trabalho que vão ajudar os empreendedores a identificarem quando os níveis começam a sair do controle. 

Energia baixando

O ideal é que a equipe esteja sempre motivada e com a energia lá em cima. A energia reduzir um pouco é normal, afinal, ninguém consegue estar sempre no seu 100%. O estresse no trabalho poderá ser identificado, sempre que a energia da equipe mostrar claramente que está baixando.

Vale lembrar que o estresse não é apenas o mau-humor ou descontentamento com algo. O estresse vai afetar outros fatores, a pessoa que antes era motivada, vai começar a cansar mais, além é claro, de demonstrar que não está rendendo o seu melhor.

Neste ponto, dependendo do nível de estresse no trabalho vai ser fácil reconhecer, porém, o ideal é nunca deixar que o estresse chegue com força total. Dessa forma, se uma equipe que antes era entusiasmada, começa a ficar desmotivada, já é uma chamada clara para o alerta do estresse no trabalho.

Qualidade do trabalho caindo

Você vai ver que um sintoma vai levando a outro, então é comum que muitos desses sintomas apareçam praticamente ao mesmo tempo. A redução de energia vai começar a afetar a qualidade do trabalho de um colaborador ou de toda a equipe.

Assim como o sintoma acima, é preciso considerar o desempenho da equipe, para verificar se realmente, a qualidade está caindo. Estou falando de bons profissionais que faziam um excelente/bom trabalho e de “uma hora para outra” começam a apresentar pequenas falhas, que só tendem a aumentar.

Alguns erros são comuns, porém se a constância começar a ser acima do aceitável, é mais um forte indício que o estresse no trabalho está influenciando o andamento das atividades.

Nervos à flor da pele

Esse é o ponto mais fácil de identificar, onde já existe todo um estereótipo da pessoa estressada, que é quando os nervos ficam à flor da pele e coisas de menor importância, acabam sendo o estopim de fortes conflitos entre os colaboradores.

Importante: o estresse nem sempre vai partir apenas dos colaboradores, quando falo sobre a equipe, estou incluindo o gestor. Sendo que o empreendedor costuma lidar com o estresse de cuidar do negócio como um todo, ainda mais se for uma empresa de pequeno porte (onde tudo passa por ele).

Dessa forma, se você for o gestor de toda a empresa, faça uma autoanálise sobre como anda os seus níveis de estresse e veja se você não está sendo afetado ou afetando os níveis de estresse de toda a equipe. Tendo em vista, que a equipe costuma ser o reflexo de seu líder.  

No blog da Smart, existe um excelente artigo para os empreendedores que buscam técnicas para aliviar o estresse em sua rotina empreendedora. Com essas dicas ficará muito mais fácil ser um chefe “zen”. 

Dentro de uma equipe, temos pessoas com diferentes características, dessa forma, o comportamento das pessoas com ou sem estresse é bastante diferente, variando de pessoa para pessoa.

Pessoas que são naturalmente mais explosivas, certamente, vão responder de maneira bem mais aflorada que pessoas que são naturalmente calmas. Com isso, sempre fique de olho em mudanças repentinas que fujam do perfil dos colaboradores.

Fique de olho no “termômetro emocional” dos colaboradores, para que qualquer sinal de um comportamento nervoso, possa ser notado e evitado. Porque dependendo do nível de estresse de alguns membros da equipe, uma simples discussão poderá se tornar uma agressão verbal e até mesmo física. 

Esse tipo de avaliação precisa ser individual, tendo em vista que (como disse acima) os colaboradores são diferentes entre si. Somente de forma individual será possível ter uma visão clara de quem está sendo mais afetado pelo estresse.

Como evitar/diminuir o estresse no trabalho?

Agora, que já mostrei as 3 principais características na hora de identificar sintomas de estresse no ambiente de trabalho, é hora de dar algumas dicas de como evitar que o ele se torne danoso para todos.

Cuidado com a organização

A organização da empresa é uma excelente forma de evitar o estresse. Quando o ambiente está organizado, as tarefas estão bem distribuídas sem excesso de trabalho para ninguém, as chances do ambiente estar saudável e livre de altos níveis de estresse são bastante altas.

A organização, vai desde um ambiente limpo, com espaço para todos, até na organização das atividades. Um ambiente desorganizado se torna caótico e faz com que as atividades não sigam no fluxo correto.

Além disso, corre o risco das atividades chegarem com atraso, o que vai causar bastante estresse para quem vai executar a atividade com menos tempo.

Respeite o descanso da equipe

Evitando longos períodos de horas extras e respeitando as férias dos colaboradores, a empresa vai contar com colaboradores muito mais motivados e psicologicamente saudáveis.

A sobrecarga de trabalho é uma das principais causas de estresse emocional, porque sem o descanso necessário as atividades cerebrais começam a ficar defasadas, causando um ambiente favorável para que o estresse tome conta.

É claro, que em alguns momentos é possível que o contingente de trabalho se torne elevado, e isso é normal. Porém, tornar isso um hábito é totalmente danoso. É muito diferente uma semana com mais trabalho, de meses e meses de sobrecarga.

Converse com todos os membros da equipe para melhor entendê-los

O gestor deve manter contato diário com seus colaboradores e equipe (ainda mais se a equipe for pequena e ficar no mesmo ambiente que o gestor). Dessa forma, será possível identificar mais facilmente alterações no comportamento, além de mostrar que o gestor está preocupado com o bem-estar de todos.

Um psicólogo também é muito bem-vindo, porque assim a empresa terá um profissional capacitado cuidando do bem-estar psicológico dos colaboradores. Porém, empresas menores não consumam ter a verba necessária para contratar um psicólogo.

Com isso, o gestor precisa desempenhar esse papel da melhor forma. Características importantes do gestor são: empatia e resiliência, para assim poder fazer uma análise humana e digna.

Entender o colaborador é fundamental para saber como lidar com ele em diferentes situações. Quando o gestor conhece bem seus colaboradores, ele é capaz de fazer uma análise muito mais realista sobre como o estresse está ou não afetando o desempenho do mesmo.

Além dessa conversa individual, reuniões com toda a equipe vão ajudar a ter uma base mais ampla sobre como está o andamento dos colaboradores enquanto equipe. Assim o gestor vai conhecer muito melhor (e de forma ampla) o comportamento de seus colaboradores.

Conclusão

No artigo de hoje, falei sobre os principais sintomas para identificar o estresse no trabalho. Além disso, apresentei algumas dicas excelentes para evitar que o estresse dos colaboradores saia do controle.

Para mais artigos sobre comportamento e negócios, continue lendo os artigos do blog da Smart. 

Para quem está com dificuldades em escolher entre empreendedor ou fazer uma faculdade, temos o artigo certo, onde você poderá fazer um teste e descobrir qual caminho escolher para o seu sucesso.    

Também temos um artigo que fala sobre como a meditação ajudará a melhorar diversos aspectos da sua vida pessoal e profissional, além de mostra que é possível fazer meditação mesmo se você não tiver tempo

Se gostou do artigo, não deixe de compartilhar em seus grupos do WhatsApp. 

Agradeço a sua leitura e nos vemos novamente em mais um artigo!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas