Com o LGPD você pode conquistar a confiança de seus consumidores.
Todo empreendedor já deve ter ouvido falar sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – da qual entrou em vigor em agosto de 2020).
Ele nada mais é do que uma forma de garantir que as empresas protejam todas as informações pessoais de seus clientes, sem que haja risco de vazamento de dados ou até mesmo de outras companhias terem acesso a esses materiais.
Além disso, essa nova lei tem como objetivo garantir que os consumidores tenham conhecimento do uso de seus dados, independente da natureza da ação.
Apenas com essa breve explicação, podemos ver que a LGPD é muito importante para as empresas e para os seus clientes. Mas será que você já sabe tudo sobre o que ela pode oferecer ao negócio?
Como a LGPD funciona?
Basicamente, a Lei Geral de Proteção de Dados permite que qualquer pessoa que seja titular de certas informações, tenha o total controle sobre elas.
Ou seja, nenhuma empresa poderá utilizar os dados de um cliente, sem que o mesmo permita a ação.
Com isso, apenas as companhias com permissão do consumidor, poderão ter acesso às suas informações pessoais.
Essa prática acaba tendo um grande impacto para empresas dos mais diferentes segmentos como marketing, TI e comercial.
Para que uma empresa possa estar de acordo com o LGPD, ela precisa seguir uma série de regras que foram estabelecidas pela lei.
Ou seja, para que um site possa coletar dados como nome, endereço residencial, e-mail, endereço de IP, etc… é preciso que isso seja feito através de uma das dez, bases legais que foram previstas pela norma.
Como o LGPD pode afetar o relacionamento entre empresa e consumidor?
Com o surgimento do LGPD o consumidor passa a ter mais confiança no momento de compartilhar seus dados com uma empresa, pois a mesma não apresentará o risco de vazamento de materiais.
Isso porque antes de a lei entrar em vigor, era muito comum que algumas companhias vendessem ou até mesmo vazassem informações pessoais de seus clientes para o restante do mercado.
Essa prática acabava levando ao consumidor receber e-mails e ligações que não foram solicitadas e até mesmo cadastros em empresas que ele nunca havia consumido.
É preciso alertar o seu público
Como se trata de uma lei nova, muitas pessoas ainda não conhecem como a mesma funciona.
É muito interessante que as empresas passem esse conhecimento para frente, já que isso além de ajudar outras pessoas, também traz uma visão positiva da marca.
Uma boa forma de fazer isso (principalmente em sites de e-commerce) é com o uso de janelas que solicitam a permissão para o uso de certas informações pessoais.
Fazendo isso, o cliente terá total conhecimento sobre o que e como será usado pela empresa em questão.
Seja uma empresa que se destaca em confiança
Quebrar paradigmas é um ponto muito positivo no mundo dos negócios, desde que essa ação seja feita com sabedoria.
Mas o que poucas companhias sabem é que graças à nova Lei de Proteção de Dados é possível conquistar ainda mais clientes e até mesmo dar uma nova visão ao seu negócio.
Isso porque como foi comentado anteriormente, as empresas que respeitam o sigilo entre marca e cliente, terão maior chance de tê-los de volta consumindo do seu negócio.
O que quer dizer que a companhia que se apresentar mais fiel ao LGPD será vista com mais confiança pelos olhos das pessoas.
Apesar de parecer algo óbvio, muitas marcas presentes no mercado acabam exaltando demais as propagandas sobre proteção de dados e deixam a desejar depois.
Esse tipo de postura tende a afastar os clientes e as possíveis compras que poderiam ser feitas futuramente.
Conclusão
A partir de todas as informações presentes no texto sobre LGPD é possível concluir que as empresas que respeitarem as regras estabelecidas por essa lei terão grandes benefícios com os seus clientes.
Apesar de não ser fácil se adaptar a novos hábitos e medidas, as mudanças feitas para respeitar a Lei de Proteção de Dados devem ser consideradas por todas as empresas.
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