SMART FORTALEZA: Comerciantes pedem que feriados estaduais sejam adiados

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Além do cancelamento do carnaval, Fortaleza pode adiar outros feriados estaduais.

O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou, ainda no começo de janeiro, o cancelamento das festas de Carnaval em 2021 no estado. 

O dirigente ainda anunciou a decisão de cancelar o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval (15 e 16/02, respectivamente).

Com o cancelamento dos dias de folia, o comércio do estado deve funcionar normalmente.

Depois do anúncio do governador, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza) encaminhou ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus uma solicitação para que os feriados estaduais correspondentes ao primeiro semestre de 2021 sejam transferidos para o segundo semestre.

A petição da CDL-Fortaleza inclui os feriados do Dia de São José (19 de março), a Data Magna (25 de março) e a Sexta-feira da Paixão (2 de abril).

feriados estaduais

Assis Cavalcante, presidente da CDL-Fortaleza, comentou à reportagem que o pedido surgiu a partir da preocupação com as possíveis aglomerações que poderiam ocorrer, como é de costume nos feriados.

Segundo o presidente da entidade, as pessoas geralmente aproveitam os feriados para ir à praia ou participar de festas, e esse não é o momento adequado, sendo preciso, sobretudo, a conscientização pelos riscos que a Covid-19 oferece.

O número de contágios continua em aumento, e a Assembleia Legislativa acatou o pedido do Governo Estadual, e aprovou, no dia 11 deste mês, a prorrogação do estado de calamidade pública até 30 de junho.

O presidente da CDL-Fortaleza ainda lembra que não será possível vacinar um grande número de pessoas antes de junho, o que impede a volta de algumas atividades e o retorno a um estilo de vida próximo ao que era antes da pandemia.

feriados estaduais

Consultado, o Governo do Estado informou que está constantemente em contato com os responsáveis pelo comércio e avalia com atenção as sugestões que recebe. Enquanto à possibilidade de acatar a recomendação da CDL-Fortaleza, o Governo disse que avalia o pedido, e que suas decisões são tomadas a partir de critérios científicos.

Ex-CEO da Disney investe em startup que produz leite a partir de fungos e cópias digitais do DNA de vacas

Opções para superar a crise

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza busca alternativas para o momento de crise que a economia da capital vive desde o ano passado.

A ideia da entidade é conseguir que o comércio funcione nos dias que deveriam ser feriados, a fim de conseguir os cerca de 5% de faturamento que corresponde, geralmente, a cada dia de trabalho.

Já no ano passado, dois feriados tiveram as datas modificadas como medidas de reforço ao isolamento social.

A Prefeitura, na época, antecipou os feriados de Nossa Senhora da Assunção e de Corpus Christi. Os dias não laborais foram transferidos para 27 e 28 de maio.

Ainda segundo Assis Cavalcante, adiar os feriados do primeiro semestre, além de possibilitar uma menor circulação de pessoas, serve como uma tentativa a mais de evitar o crescimento na taxa de desempregos.

O presidente da CDL-Fortaleza lembra que, no ano passado, houve a suspensão de alguns contratos e outros trabalhadores tiveram a jornada de trabalho reduzida.

Já os empresários tiveram que pedir empréstimos para fechar as contas durante o período de lockdown.

Agora, segundo Assis, os comerciantes têm que pagar as primeiras parcelas dos empréstimos, e para tal, suas empresas precisam estar funcionando.

Do ponto de vista dos direitos trabalhistas, Assis diz que o adiamento dos feriados não causaria prejuízos para os funcionários, posto que as datas serão repostas no segundo semestre.

Veja os riscos de comparar-se aos demais

Conclusão

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza propôs ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará o adiamento dos feriados previstos para o primeiro semestre de 2021.

Conforme solicitação encaminhada pela entidade representante dos lojistas ao órgão público, os feriados do Dia de São José (19 de março), a Data Magna (25 de março) e a Sexta-feira da Paixão (2 de abril) seriam transferidos para o segundo semestre.

Ainda não há uma resposta por parte do Governo do Estado, que disse que avalia o pedido, e que suas decisões são tomadas a partir de critérios científicos.

A expectativa é que, caso a mudança seja aceita, os comerciantes contem com mais dias laborais disponíveis para recuperar, em parte, os prejuízos que vêm sofrendo desde o ano passado.

Por outro lado, Assis Cavalcante, presidente da CDL-Fortaleza, espera que com o adiamento dos feriados haja uma menor circulação de pessoas durante esses dias, diminuindo assim os riscos de contágios pelo novo coronavírus.

A Assembleia Legislativa do Ceará aceitou a solicitação do Governo Estadual, e aprovou, no dia último dia 11, a prorrogação do estado de calamidade pública até 30 de junho.

Você sabia que o coworking tem uma relação custo/benefício superior aos aluguéis convencionais?

Saiba quais profissionais podem alugar um espaço coworking;

Conheça as opções de coworking para designers.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas