Smart Niterói: Como identificar a oportunidade de negócio certa para empreender? Te ensinarei!

oportunidade de negócio

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está tendo dificuldade em identificar a oportunidade de negócio certa para ter sucesso? No texto de hoje, vou trazer uma luz, para ficar mais fácil de identificar a oportunidade de negócio que vai te fazer brilhar. Siga comigo e descubra!

Se você é um empreendedor ou pretende ser, certamente, já se perguntou como identificar a oportunidade de negócio, que vai te fazer ser um empreendedor de sucesso.

Alguns já tem o tipo de negócio que querem atuar de forma clara, em sua mente. Mas será que esse negócio tem potencial de dar certo? Essa reflexão é muito importante, para você saber se está seguindo uma trilha que te levará para bons caminhos (sucesso) ou para caminhos nublados (insucessos).

Então, se você já sabe onde gostaria de empreender ou ainda está decidindo, o texto de hoje é perfeito para você. Nele vou te dar excelentes dicas para identificar a oportunidade de negócio certa para iniciar ou avaliar se a sua escolha tem um grande potencial.

Dicas para identificar a oportunidade de negócio

Existem algumas “regras” para quem busca identificar a oportunidade de negócio certa. Seguindo algumas dicas, será possível ter uma base forte para encontrar o melhor negócio para você. Sem mais delongas, vamos a elas!

Passo 0: defina seu perfil

Considero esse como o passo 0 para identificar a oportunidade de negócio certa. Pois, justamente, será a partir dele que você poderá identificar bons negócios relacionados com o seu perfil de trabalho.

Bons negócios são aqueles regidos por pessoas que estão trabalhando com o que gostam, dessa forma, o empreendedor sempre estará focado. Porque por mais que um negócio seja promissor, ele poderá desmoronar, se quem o comandar perder a vontade de empreender.

Dica: para definir seu perfil recomendo que crie duas listas. Em uma você deve colocar atividades de você sente prazer em fazer e na outra, assuntos que você denomina e gostaria de se aprofundar ainda mais.

Com as listas feitas, você poderá ter ideias de negócios que se relacionam tanto com o que você gosta, quanto com o que possui conhecimento e pretende lapidar ainda mais. Garantindo que irá identificar a oportunidade de negócio que mais combina com seu perfil.

Passo 1: Fique de olho nas tendências de mercado

Quando falamos em identificar a oportunidade de negócio certa, é preciso ficar de olho nas tendências atuais do mercado. Sejam elas de curto prazo (que é realidade hoje) ou de médio a longo prazo (tendências sólidas que devem perdurar por anos e anos).

Se estiver atento às tendências do mercado, será possível identificar onde estão focando os novos investidores e escolher uma segmentação que está a pleno “vapor”. Maximizando as chances de obter sucesso na sua empreitada.

Passo 2: Foco nas ideias

O sucesso está atrelado a grandes ideias, sejam elas suas ou de outros. Isso ocorre com a maioria das grandes empresas. Veja por exemplo, a Ford: Henry Ford criou o conceito de automóvel movido a motor, e foi um verdadeiro sucesso.

Tanto que a sua marca existe até hoje e é uma das maiores nesse segmento. Com o sucesso da Ford, logo surgiram outras empresas voltadas para o mesmo fim. E isso revolucionou a indústria automobilística. Prova disso, é que hoje existem milhares de marcas no mundo todo. 

É claro, que nem toda grande ideia precisa ser tão grandiosa quanto a criação do carro, do computador pessoal, do rádio, do avião, da internet, celular, futebol, entre outras. Usei ela apenas para ilustrar o potencial de boas ideias. Mostrar que boas ideias tem o poder de criar um negócio de sucesso.

Geralmente, empreendedores já possuem a habilidade de ter ideias, o que você precisa é focar em transformar elas em produtos ou serviços e poder ganhar dinheiro com elas.

Por exemplo, você lembra de como era a sua vida antes do WhatsApp ou das redes sociais? Hoje parece impossível viver sem elas, mas a menos de 15 anos a grande maioria delas nem existia. Até saírem da mente de alguém bastante criativo. Esse é o poder das ideias. 

E mesmo que entre em um ramo que já existe, o que acontece com a maioria dos empreendedores, não tem nenhum problema nisso, deve-se focar em ideias para conseguir obter êxito e se destacar frente a concorrência

Passo 3: Não se deixe levar pelo lado emocional

Vai parecer que estou indo contra o que acabei de falar, mas você logo vai entender. Ideias e oportunidades de negócios nem sempre são sinônimos de sucesso, se você levar isso para o lado emocional.

Veja bem: tomados pela vontade de ter um grande negócio, muitos empreendedores acabam supervalorizando demais ideais e as elevando ao nível de genial, sem fazer uma análise detalhada sobre isso.

Isso não significa que você deve abandonar as suas ideias, muito pelo contrário, mas deve deixar a emoção de lado e ser criterioso para entender se a sua ideia é tudo isso, ou está sendo afetado pelo seu emocional inflando seu ego.

Isso é bastante importante, lidar com coisas reais vai te ajudar a ser pé no chão e realmente, elevar ao patamar de grandes ideias, apenas ideias que tenham tudo o que precisam para se desenvolver e crescer. Às vezes, dar um passo para trás vai te ajudar a dar vários para frente no futuro. 

Seja realista e prudente! Muitos empreendedores acabaram sendo levados pelo ego a investir seu tempo e dinheiro em um negócio que logo se mostrou não tão genial assim. Por isso, tome cuidado!

Passo 4: Identifique o problema e as necessidades dos seus (futuros) clientes

Chegamos a um ponto extremamente relevante para quem está buscando identificar a oportunidade de negócio certa: os clientes. A regra é clara, sem clientes sem negócio, não tem para onde fugir.

Então, os empreendedores devem focar nas necessidades e problemas dos clientes, que seus produtos e/ou serviço possam vir para solucionar essas questões dos clientes.

Dessa forma, mesmo que as outras dicas estejam alinhadas e no caminho certo, para garantir que, na prática, tudo ocorra bem é preciso focar nesse ponto.

O fator preço nunca pode ser deixado de lado na hora de identificar a oportunidade de negócio, porque por mais que algo seja revolucionário, se o preço for impraticável, logo ele não sairá de uma boa ideia.

Então, na hora de planejar o seu negócio já comece identificando seu público alvo. Depois que isso for feito, ficará muito mais simples, buscar formas de resolver os problemas dos clientes, lembrando sempre de ter um produto/serviço compatível com a renda do seu público alvo.

Extra: franquias são um bom negócio?

Uma ideia muito comum para quem está buscando identificar a oportunidade de negócio, é apostar em franquias, pela sua “facilidade” na hora de empreender. Mas será que na prática é isso, mesmo?

E a resposta é um grande DEPENDE. Porque em muitos casos, abrir uma franquia estará alinhada com os objetivos do empreendedor e nas características certas, poderá ser um sucesso.

Por outro lado, se o empreendedor achar que estará com uma receita pronta para o sucesso e que não terá que administrar sua franquia como um negócio normal e sem estar com as diretrizes corretas, poderá ser um grande erro. 

O que ocorre, em alguns casos de franquia, é se basear no sucesso de outras dessas empresas. O sucesso é algo que não é simples, não é porque deu certo em uma cidade que dará certo na sua. Nosso país é gigante e cada local tem suas peculiaridades.

Dessa forma, a avaliação precisa ser ampla e rigorosa para entender se essa ideia é uma boa ideia ou apenas uma ilusão. Outro ponto que o empreendedor não deve deixar passar é o endereço que a franquia vai funcionar, porque a localização da sua empresa será essencial para o sucesso do negócio

Conclusão

No artigo de hoje, falei sobre como identificar a oportunidade de negócio certa para buscar o sucesso. Trouxe dicas importantes que vão ajudar empreendedores e futuros empreendedores a entender o jeito certo de empreender.

Para você que está buscando empreender do ZERO: temos um ótimo artigo sobre o assunto: comece seu negócio do zero com esses passos. Ele serve como um complemento para essa leitura, trazendo ainda mais dicas para identificar a oportunidade de negócio e aplicar isso, na prática.

Além disso, o blog da Smart conta com excelentes artigos sobre empreendedorismo. São artigos para quem busca aprender mais sobre o nosso meio. 

Em alguns casos, será possível aprender brincando. Não acredita nisso? Veja esse artigo: O que o jogo Banco Imobiliário pode te ensinar sobre negócios!

Compartilhe esse artigo com seus amigos, nas suas redes sociais. Para que mais empreendedores e futuros empreendedores possam aprender como identificar a oportunidade de negócio certa.

Nos vemos novamente em mais um artigo! 

Até a próxima, forte abraço!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas