SMART NITERÓI: WhatsApp lança ferramenta de videochamadas para versão de PC

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

As ferramentas de videochamadas possibilitaram o home office e as aulas online durante a pandemia; o WhatsApp também entra na lista das plataformas de reuniões pela internet.

A revolução digital vem sendo desenvolvida há muitos anos. De fato, quem tem entre vinte e trinta anos viu como a tecnologia avançou rapidamente em tão pouco tempo.

Na última década, vimos (e nos surpreendemos) com o  surgimento e aprimoramento de novas tecnologias da comunicação. 

Provavelmente, a chegada dos primeiros smartphones chamaram a atenção de quem, até naquele momento, estava acostumado com as funções elementares de um celular: fazer e receber chamadas e, os quase esquecidos, SMS.

Mas a humanidade não ficou por aí, e passos cada vez mais largos continuaram sendo dados. 

As ferramentas de videochamadas, por exemplo, foram pouco a pouco ganhando espaço.

Hoje, milhões de pessoas no Brasil e no mundo resolvem questões relacionadas a sua vida financeira, se comunicam com familiares e amigos, estudam, e até mesmo trabalham por meios digitais.

Todos já sabíamos que esse era um caminho rumo a um futuro cada vez mais online; contudo,  o que provavelmente ninguém imaginava era que tal desenvolvimento seria ainda mais apressado devido a uma crise sanitária mundial.

ferramenta de videochamadas

Coronavírus 

A pandemia causada pelo novo Coronavírus obrigou pessoas, empresas e países a dar consideráveis passos na aplicação de ferramentas digitais.

Com o começo da implementação das medidas sanitárias ao redor do mundo, no primeiro semestre de 2020, passou a fazer parte do uso cotidiano da nossa linguagem um termo em inglês, até então quase desconhecido para muitos.

O home office foi a opção encontrada por grandes e pequenas empresas e até mesmo por instituições estatais para evitar as viagens de ida e vinda de seus funcionários e a inevitável aglomeração nos escritórios e no transporte público. 

Mas apesar da mudança, o trabalho remoto tem seus prós e contras.

O isolamento social restringiu a possibilidade de circulação de muitas pessoas, e houve quem, embora pudesse trabalhar, optou ou foi obrigado a ficar em casa por ser parte do chamado grupo de risco e/ou portador de alguma comorbidade.

A possibilidade de executar as tarefas diárias na própria casa, sem a necessidade de estar todo o dia em um escritório, surpreendeu milhões de trabalhadores.

Para alguns, o desafio principal era organizar a própria jornada e não cair no risco de procrastinar pelo fato de estar em casa; outros, no entanto, ainda sofrem porque não conseguem distinguir bem o tempo que deve ser dedicado ao trabalho daquele que é pessoal. 

A gestão a distância também é um desafio.

Além disso, teve também quem sofreu para adaptar-se ao uso de algumas tecnologias ainda pouco usadas, embora já antigas.

As ferramentas de videochamadas já eram usadas há alguns anos. 

Pessoas utilizavam, por exemplo, o Skype, da Microsoft, para se comunicar com alguém em outra parte do mundo. 

A ferramenta – uma das mais antigas – já ajudava famílias a se comunicarem, e também já era ferramenta de trabalho para outros.

Contudo, a ferramenta de videochamadas que mais foi utilizada (amada e odiada) durante a pandemia foi, sem dúvidas, o Zoom.

A ferramenta foi criada pelo engenheiro Eric Yuan, em 2011, mas começou a funcionar em janeiro de 2013. A aplicação atingiu aproximadamente um milhão de usuários quatro meses depois.

Mas, o grande sucesso veio mesmo no ano de 2020. Só entre o começo do ano e meados de março, o Zoom teve um crescimento de 67%, graças à demanda surgida pelas aulas online e pelo trabalho remoto.

Com uma procura tão grande, a empresa passou a valer, em março de 2020, 38 bilhões de dólares.

Novas opções

Depois do êxito do Zoom – que também enfrentou problemas de estabilidade e segurança – um gigante da internet se moveu rapidamente para reestruturar sua ferramenta de videochamadas.

ferramenta de videochamadas

O Google já tinha o Hangouts, mas a plataforma da empresa deixava a desejar quando comparada ao Zoom

Em meados de 2020, o serviço foi substituído pelo Google Meet, que trouxe opções anteriormente ausentes no Hangouts, e aumentou o número de participantes nas videochamadas e possibilitou, por exemplo, a função de compartilhar com os participantes de uma reunião a tela do próprio computador.

Outra gigante das comunicações também se aventurou nos serviços de videochamadas em grupo.

Ferramenta de videochamadas do WhatsApp

Aproveitando a popularidade das ferramentas de videochamadas, o WhatsApp começou a disponibilizar para alguns usuários sua própria ferramenta de chamadas de voz e vídeo para desktops e navegadores web. 

O serviço começou a ser liberado gradualmente em dezembro de 2020.

A nova ferramenta do WhatsApp ainda está em fase de testes, mas permite que os usuários – que ainda são relativamente poucos com acesso à função – façam videochamadas por meio do WhatsApp Web.

  • O ícone para ter acesso à novidade aparece no topo da tela, ao lado da lupa de pesquisa.

Com o lançamento, o aplicativo de mensagens instantâneas entra na briga com Zoom, Skype (que agora também permite chamadas em grupo) e Meet.

Conclusão

As ferramentas de videochamadas já eram disponibilizadas por várias plataformas online. Os serviços possibilitam a comunicação usando áudio e vídeo com pessoas em qualquer parte do mundo.

Mas foi a partir da pandemia do novo Coronavírus que essas ferramentas possibilitaram uma verdadeira revolução no âmbito laboral e educacional. 

Os aplicativos de videochamadas facilitaram a realização de aulas e de reuniões nas quais os participantes podem estar em sua própria casa.

Na guerra por atrair usuários, o último a apresentar a sua ferramenta de videochamadas é o WhatsApp que começou a disponibilizar, em dezembro, sua ferramenta de chamadas de áudio e vídeo para desktops. 

O serviço é acessado pelo WhatsApp Web, está em fase de testes e o acesso ainda é restrito a alguns usuários selecionados.

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas