Smart Rio: 5 dicas de saúde e bem-estar para turbinar sua produtividade

saúde e bem-estar

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Procurando dicas para ter mais saúde e bem-estar (e com isso ser mais produtivo)? No texto de hoje, vou apresentar 5 dicas que vão te ajudar a alcançar esse objetivo. 

Saúde e bem-estar, são dois fatores que nos tornam muito mais produtivos. Estamos acostumados a dizer que temos preguiça para fazer algumas coisas, mas será que realmente é preguiça ou o nosso corpo e a nossa mente estão cansados?

Quando não seguimos boas práticas, para cuidar da saúde e buscar uma qualidade de vida melhor, certamente, estamos influenciando negativamente em nossa produtividade.

E não é só durante o trabalho, ser produtivo é ter qualidade e vida fora da empresa, para conseguir ter uma vida mais ativa e feliz. Se ficarmos o dia inteiro cansados, não vamos aproveitar o nosso dia. Vamos ficar no modo “zumbi”, apenas.

Então, para não ser um “zumbi”, você deve buscar formas de melhorar a sua saúde e o bem-estar. No artigo de hoje, separei algumas dicas, que certamente te ajudarão a ter mais saúde, qualidade de vida e ser alguém muito mais produtivo (dentro e fora do seu trabalho).

Pilares para turbinar a sua saúde e bem-estar

Ao longo do texto, vou mostrar diferentes dicas, que juntas vão te tornar alguém muito mais ativo e saudável. As dicas a seguir são baseadas em 5 pilares que considero os mais importantes para quem busca uma vida mais equilibrada e com qualidade. Que são eles:

  • O sono;
  • A alimentação;
  • O seu trabalho;
  • O lazer;
  • E as atividades físicas.

Juntando o equilíbrio entre esses cinco fatores, você certamente terá muito mais saúde e qualidade de vida (bem-estar). De forma mais detalhada, vou apresentar dicas sobre esses cinco pilares fundamentais da saúde e bem-estar, com foco na produtividade.

Dicas de saúde e bem-estar: foco na produtividade

Sem mais delongas, vamos para as dicas!

1. Tenha uma rotina de sono

Quando falamos de saúde e bem-estar para nos tornarmos mais produtivos, devemos começar pelo sono. Afinal, é durante o sono que recuperamos nosso corpo e nossa mente.

Com isso, busque dormir entre 7 a 9 horas por dia (alguns indivíduos precisam de mais horas de sono que outros, mesmo que tenham praticamente a mesma rotina) e sempre no mesmo horário.

Dessa forma, seu cérebro vai entender que esse é o horário de dormir e vai te induzindo cada vez mais a dormir nessa janela de tempo. Quando criamos uma rotina de sono, chegamos mais rápido ao sono profundo e liberamos os hormônios certos para nossa total recuperação.

Se a sua rotina for muito puxada, o sono será ainda mais fundamental, porque o estresse causado por uma rotina desgastante aliado à falta de descanso vai te tornar muito mais estressado. O que vai afetar totalmente a sua produtividade, além é claro que prejudica a sua saúde como um todo.

No começo a adaptação da rotina de sono, ainda mais se sua antiga rotina estava toda desregulada, poderá ser um pouco difícil, porém, se insistir nela e conseguir regular seu relógio biológico, os ganhos de saúde e bem-estar serão elevados, te tornando muito mais produtivo durante o período acordado.

Importante: Evite o celular logo antes de dormir

Para conseguir ter um sono de qualidade, especialistas indicam dormir em um local o mais escuro possível. Dessa forma, é aconselhável evitar ambientes muito claros pouco antes da hora de dormir. Porque associamos a luz, com o dia, ao momento de ficarmos ativos.

É costume de muitos ficar no celular até praticamente pegar no sono. Dessa maneira, a luz emitida pelo aparelho vai servir como uma válvula de escape para você ficar mais tempo acordado.

A partir disso, é recomendado deixar o celular de lado e evitar outros dispositivos, como TV e computador, cerca de 30 minutos antes de dormir. Com isso, o sono será induzido muito mais rápido e você vai conseguir descansar bem mais.

Afinal, quem nunca ficou no celular ou vendo filmes e quando viu já era madrugada? Certas atividades costumam causar esse efeito de não ver a hora passar. Celular é um dos campeões nesse quesito, fortemente influenciado pelas redes sociais, com conteúdo praticamente infinito.

Ajude-se a dormir: beba chás, eles ajudam muito a pegar no sono. 

Os chás são usados há milênios como remédios naturais para o corpo e a mente. Muitas culturas ainda hoje utilizam muitos chás para diferentes objetivos. Algumas ervas e folhas tem o poder de nos fazer relaxar e nos induzir mais rápido ao sono.

Valeriana é um excelente exemplo, bem como a Camomila e o Maracujá, porque tem um forte poder relaxante. Dessa maneira, experimente tomar um bom chá sem açúcar antes de deitar.

Importante: evite bebidas com cafeína (estimula seu corpo a ficar ativo) antes de dormir. E diferente do que muitos pensam, não é só o café que possui cafeína, alguns chás, como o chá-verde, por exemplo, e refrigerantes, sabor cola, costumam ter alta concentração de cafeína.

2. Cuide da sua dieta

Saúde e bem-estar, estão diretamente ligados a como nos alimentamos. Dessa forma, somos um reflexo do que comemos. Então, para sermos mais saudáveis e produtivos, é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada.

Se você sempre se sente mal após comer e fica se sentindo sempre cheio, reveja seus hábitos. Alimentos como lanches, pizzas e doces, são muito gostosos, porém, por trás de todo esse sabor temos verdadeiros venenos.

Opte por comer saudável (se possível, procure um nutricionista), porque além de consumir alimentos que te deixarão mais saudável, você vai se sentir muito mais leve para viver. É claro, que comer besteiras de vez em quando não faz mal para ninguém, apenas não torne um hábito.

3. Trabalhe com algo que te motive

É claro, que nem sempre podemos escolher com o que vamos trabalhar, mas vale muito a pena tentar. Dessa forma, você vai buscar a sua saúde e bem-estar, justamente por estar motivado a ser alguém melhor.

Estude e especialize-se em um ramo que combina com você, com isso, você não verá a sua rotina como um castigo, mas sim como algo que você escolheu para si, porque te motiva.

Trabalhar com o que não gosta é o principal motivo de frustração na vida das pessoas. Para não ser mais alguém frustrado com seu trabalho, procure um emprego que combine contigo (mesmo que signifique ganhar um pouco a menos).

4. Divirta-se!

O trabalho é um fator muito importante nas nossas vidas, porém, ele não pode ser tudo. Não se resuma ao seu emprego. Tenha uma vida fora dele!

Busque formas de lazer, divirta-se em seu horário de folga, busque um hobbie novo, tenha uma vida social, tenha amigos com quem conversar, valorize a sua família. 

Essas são práticas que trazem mais longevidade e qualidade de vida para qualquer pessoa. Quando falamos de saúde e bem-estar, estamos falando sobre buscar cada vez mais a felicidade e não ficar a vida inteira atrás de uma mesa fazendo relatórios.

5. Pratique atividades físicas

As atividades físicas têm alto poder de impacto em nossas vidas. Pessoas ativas são muito mais motivadas e saudáveis. E não estou falando apenas de ir até uma academia (ainda mais se você não gosta desse tipo de ambiente).

Existem centenas de esportes, todos eles são excelentes para quem procura melhorar a qualidade de vida. Então, seja jogando futebol, vôlei, basquete, correndo na rua ou em uma sala de musculação, encontre um esporte que combine com você e aposte nele.

A atividade física garante uma vida muito mais completa. Quando ficamos parados sem fazer nada, o nosso corpo entende que assim está bom, porque ele está descansando e se alimentando. Para nosso corpo, sermos sedentários é um alívio, porém terá um alto custo para a saúde.

Por isso, desafia-se a ser alguém melhor, dessa forma, seu corpo vai entender que ele precisa ser mais ativo, para poder dar conta de toda a energia que você demanda. As atividades físicas vão reforçar ainda mais as outras dicas, atuando com sinergia e trazendo muitos benefícios para você. 

Conclusão

No artigo de hoje, apresentei diversas dicas importantes para quem busca saúde e bem-estar. Todas essas dicas fazem parte dos cinco pilares da qualidade de vida:

  • O sono: tenha uma rotina de sono;
  • A alimentação: tenha uma alimentação saudável;
  • O seu trabalho: busque um trabalho que te motive;
  • O lazer: aproveite a vida fora do seu trabalho, a vida não é só isso;
  • E as atividades físicas: seja mais saudável e feliz com os exercícios físicos.

Para mais dicas de saúde e bem-estar (além de dicas de empreendedorismo), continue acompanhando o blog da Smart. Vou listar três textos que tem tudo a ver com o artigo de hoje:

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais, para ajudar mais pessoas a serem mais saudáveis e terem mais qualidade de vida. 

Me despeço agora, mas logo nos vemos, em um outro artigo. 

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas