Sua empresa se adaptou às mudanças recentes do Instagram? Não? Pois, deveria! No texto de hoje, falarei sobre como o marketing das empresas foi afetado pelo Instagram.
Não dá para negar que o Instagram é a rede social do momento. É claro, que existem outras redes de grande sucesso, mas a que concentra o “grosso” dos usuários e que as empresas mais olham é o Instagram.
Dessa maneira, estar em “dia” com as atualizações deste aplicativo gigante do Facebook, é essencial para as empresas que buscam o sucesso, através das redes sociais.
E não é para menos, a quantidade de usuários explica porque é tão importante saber usar essa ferramenta da melhor forma. No artigo de hoje, falarei mais sobre as suas mudanças recentes e como as empresas estão se adaptando a esse novo cenário do marketing das empresas no Insta.
Mudanças no Instagram
Desde sua origem o Instagram passou por grandes mudanças, surgindo como uma espécie de álbum de fotos online, onde era possível postar fotos e ver as de seus amigos. Isso até ser adquirido pelo Facebook, que foi onde começaram as maiores mudanças.
Mas essas mudanças não foram logo de cara. Até então, o Facebook estava querendo tirar um concorrente da “jogada” e ver o que era possível aproveitar. Não sei ao certo, qual foi a ideia inicial do Facebook, mas com certeza, não esperavam por todo esse sucesso.
Hoje, no cenário atual, podemos dizer que o Instagram é possivelmente mais relevante que o Facebook (a rede social).
Com o tempo, algumas atualizações vieram, e nelas era possível postar os storys, que foi basicamente uma resposta após a tentativa frustrada de adquirir o SnapChat, o Facebook resolveu copiar a função de adicionar fotos e vídeos por 24 horas.
E mais recente, veio o Reels, vídeos curtos onde é possível postar diversas coisas, desde dancinhas, fofos e até campanhas de empresas. Uma clara resposta à ascensão do Tik Tok. É claro que houveram outras atualizações, mas as mais relevantes foram essas duas.
E são delas, que vieram as maiores mudanças. O próprio Instagram deixa claro que atualmente é uma rede de entretenimento que vai priorizar os vídeos, deixando de ser apenas o aplicativo de fotos do Facebook.
Então, o marketing das empresas que usavam e usam o Instagram como uma fonte de publicidade, precisam se adequar a essa nova realidade. Afinal, se o próprio aplicativo disse que vai priorizar os vídeos, a melhor resposta que a sua empresa deve ter é priorizar os vídeos no aplicativo.
Instagram: Impacto no marketing das empresas
Como o empreendedorismo é algo amplo e existem milhares de serviços e produtos em milhares de empresas, não vou focar em um ponto específico, pois corre o risco do texto não conversar com a proposta da sua empresa.
Desta maneira, vou focar principalmente no impacto que essas mudanças causaram no marketing das empresas e qual a melhor forma de lidar com esse cenário. Com isso, a sua empresa vai saber como lidar e o que o Instagram espera dela.
A ordem da vez é entretenimento baseado em vídeos, correto? Correto! Então, é a partir disso, que o marketing que vai para o Instagram da sua empresa, deve seguir essa linha de raciocínio. Se o Instagram já avisou qual é o seu novo foco, será contraproducente, nadar contra a maré.
Existem dois textos muito bons nesse blog, que vão ser um complemento para esse. Os dois se baseiam em como realizar o marketing digital e como as redes sociais são ferramentas incríveis para pequenas empresas despontarem. Leia-os após concluir a leitura deste, para ter uma compreensão ainda mais ampla.
Dito isso, vou te ajudar a entender esse novo cenário, caso a sua empresa não tenha tido muitos resultados positivos com essas mudanças no Instagram. E, além disso, vou te mostrar como a sua empresa poderá se beneficiar disso.
Melhore seus resultados
Vou dividir em dois pontos: marketing das empresas que estão começando agora no Instagram e as que passaram pelas mudanças no Instagram:
Iniciando agora: quem está iniciando agora e já sabe as diretrizes: entretenimento em forma de vídeos, vai ser mais simples. Pois, desde já a sua empresa poderá focar nesse tipo de conteúdo (veja como aplicar na prática, logo mais a frente).
Passou pelas mudanças: se a sua empresa já usava o Instagram como ferramenta de marketing e teve um declínio com as mudanças, é bem provável que a sua empresa não se adequou às mudanças ou fez do jeito errado.
Caso a sua empresa ainda esteja trabalhando apenas com fotos no Instagram, já passou do ponto de se atualizar. E caso não esteja tendo sucesso, vou te mostrar, como fazer do jeito certo.
Aplicando o entretenimento, na prática em forma de vídeo
Entenda, que se trata de entretenimento com vídeos. Não é apenas sobre fazer vídeos, é sobre criar entretenimento. As pessoas (público geral) usam o Instagram para se divertir, e é nisso que a sua empresa deve se basear.
As pessoas buscam um entretenimento leve e curto no Instagram, dessa forma, deixe conteúdos mais longos e elaborados para blogs ou para o canal no YouTube da sua empresa, que é onde o público nichado vai buscar conteúdos extras.
Enquanto a sua empresa mostra seus produtos e serviços, deve fazer isso de forma suave, com um conteúdo relevante e/ou engraçado, em um vídeo curto.
Dessa forma, escolha um produto ou serviço para incluir no vídeo, lembre-se o foco principal é o entretenimento e não seu produto ou serviço, ele poderá estar lá, afinal, é para isso que a sua empresa usa o Instagram. Mas o foco deve ser o público.
Então, antes de mais nada entenda sobre o que é a sua empresa, o tema dos vídeos deve ser condizente. Se o seu produto ou serviço trata de algo mais sério, ainda é possível divertir, mas não torne tudo uma piada. Saiba dosar.
Porém, o grande truque é conseguir fazer isso em um vídeo que não passe de 2 minutos para o Reels, e cerca de 50 segundos para os Storys. Então, nada de excesso, o texto do roteiro deve ser curto, relevante e engraçado (no possível).
Dica extra: as fotos não são o foco principal, mas ainda é aconselhável postar fotos no seu feed, sendo um complemento aos vídeos. Afinal, as fotos estão presentes desde sempre. E são nelas, nas suas legendas, que você pode falar mais sobre seus produtos ou serviços e/ou divulgar mais coisas da sua marca.
Conclusão
No texto de hoje, mostrei como as mudanças no aplicativo e na política do Instagram influenciam a sua empresa, caso utilize ele como uma ferramenta de marketing para seu negócio.
Além disso, mostrei quais pontos a sua empresa deve focar para conseguir ter sucesso dentro do Instagram. Para mais textos sobre marketing e empreendedorismo, continue acompanhando o blog da Smart.
E caso, não esteja se sentindo tão produtivo ultimamente e sente que isso tem te atrapalhado, tenho o artigo certo para você:
Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve!