SMART RIO: Conheça a loja do Rio de Janeiro que faz sucesso com luminárias personalizadas

As crises exigem que empreendedores repensem sua forma de atuação, e às vezes até mesmo exigem uma mudança de foto.

A  empresa carioca Oficina 021 é exemplo disso.

Há pouco começamos um novo ano; 2021 iniciou de maneira um pouco diferente, isso porque ainda estamos vivendo uma pandemia, e o Brasil continua sendo muito afetado por ela. 

Mas, mesmo com todas as dificuldades, a vida continua.

E o ano novo também é um tempo para pensar em novas formas de investir; e, para isso, cabe saber quais são os negócios que deverão estar em alta este ano.

Como já sabemos, a pandemia não afetou só a saúde de quem teve que enfrentar a COVID-19, mas também trouxe problemas para vários setores da economia.

No entanto, aprender a lidar com crises é uma das chaves do empreendedorismo, e quem não se abre às renovações, fica para trás, e pode até mesmo ter que fechar as portas.

Sobre fechar as portas, é fato que algumas empresas já nem mesmo têm portas, porque optaram por um modelo de comércio 100% digital; outras, no entanto, ainda continuam com seus escritórios e lojas administrados da mesma maneira. 

Mas, o que vem chamando a atenção nos últimos anos é o coworking, que  deve converter-se em uma solução intermediária, entre o trabalho em home-office e os antigos – e muitas vezes ineficientes – escritórios convencionais. 

 luminárias personalizadas

Adaptando-se a novos tempos

Como já mencionamos no começo, a capacidade de adaptar-se é fundamental para qualquer empreendedor, e uma das maneiras de planejar as mudanças que um determinado segmento necessita, é dedicar-se à formação contínua.

Atualmente, existem múltiplos exemplos de empreendedorismo na internet, e entre eles, há especialmente mulheres que não só abriram caminho, como também aprenderam a ensinar.

A leitura també, continua sendo uma aliada; contudo, atualmente também é possível encontrar material de qualidade em serviços online, como Netflix, por exemplo.

Pois bem, como sabemos as crises chegam, e podem ser a causa da quebra de várias empresas; enquanto algumas, por outro lado, conseguem se reposicionar no mercado.

O curioso, é que algumas empresas, para conseguirem manter-se vivas, acabam repensando até mesmo o segmento em que atuam, ou expandem seu leque de serviços e produtos oferecidos.

Mudando os rumos

Um exemplo exitoso de empresa que soube – e teve – que mudar de rumos é a Oficina 021, que foi atingida pela crise econômica no setor imobiliário, em 2016.

A Oficina 021, fundada em 2007, fabricava, desde a fundação, maquetes para empreendimentos imobiliários. A especialidade da empresa eram as famosas miniaturas de prédios, que são, geralmente, expostas nos espaços de vendas de condomínios em construção.

A empresa carioca começou na casa de um dos sócios, Felipe Crivella, mas, com o crescimento, logo tiveram que conseguir um lugar mais amplo.

A decisão, na época, foi um galpão no bairro do Botafogo. Mas os investimentos não pararam por aí.

Os sócios da empresa também tiveram que comprar máquinas de corte a laser, a fim de cortar mais rapidamente as maquetes. Além disso, eles aproveitavam para oferecer serviços de corte para quem precisasse.

No entanto, com a crise no setor imobiliário, em 2016, a empresa não teve mais opção que se adaptar. A partir de então, eles passaram a oferecer itens de decoração para casas, sendo as luminárias o principal produto.

Luminárias especiais

Renata Pereira, outra sócia da empresa, falou ao programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre a mudança de rumo: “Começamos fazendo miniaturas que os clientes podiam montar em casa, mas o divisor de águas foi a produção das luminárias temáticas do Rio de Janeiro”.

As luminárias a que Renata se refere são feitas a partir de um trabalho de modelagem 3D da tipografia das principais montanhas da formosa cidade do Rio de Janeiro. 

 luminárias personalizadas

Os produtos preferidos pelos clientes da empresa seguem as proporções reais de grandes atrativos turísticos cariocas como a Pedra da Gávea, o Pão de Açúcar, Dois Irmãos e o icônico Corcovado.

Mas, para alegria dos sócios, o novo projeto não fez sucesso apenas entre os clientes. Em 2018, eles foram convidados a participar da Feira de Design em Milão e representaram a cidade carioca.

A partir daí, a demanda da empresa não parou de crescer, e surgiram também clientes em busca de luminárias inspiradas em  lugares de outras cidades, como Brasília e São Paulo. 

Desde então vem aumentando a procura por peças personalizadas, e a empresa passou a fabricar também luminárias inspiradas em animais de estimação, carros e até mesmo em temas religiosos. 

Atualmente, a Oficina 021 também produz luminárias a partir de formatos escolhidos e enviados por fotos pelos clientes.

Como podemos notar, a Oficina 021 fez um considerável giro no que diz respeito ao segmento em que operava.

Eles começaram vendendo luminárias em feiras pela cidade, e aproveitavam a proximidade com os clientes para escutar o que eles queriam para coleções futuras.

Depois, também começaram a fazer parcerias com lojas que passaram a revender as luminárias.

Novo desafio

Mas como as mudanças não param – e as crises tampouco -, a Oficina 021 enfrentou novos problemas, em 2020, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, especialmente porque as feiras onde vendiam e as lojas que ofereciam seus produtos estavam fechadas..

Porém,  com a crise veio o desafio de se reinventar uma vez mais. A partir de então, a nova aposta da empresa foi pelas vendas por meios digitais. 

Com investimento em marketing digital, a empresa conseguiu um crescimento de dez vezes nas vendas pelo site a partir de março de 2020. 

Conclusão

A partir do exemplo da empresa carioca, podemos perceber que diante de uma crise, o empreendedor tem duas opções. Ou desiste e se prepara para encerrar as atividades, ou começa a ver quais caminhos seguir – ou até mesmo abrir.

A Oficina 021, do Rio, conseguiu se reposicionar graças à criatividade e às luminárias personalizadas, e sua empresa? Alguma ideia? 

Leia Também