Smart Rio: Conheça o “RIO”, o robô de entregas da MyView que está atuando na zona sul

Você já imaginou fazer um pedido pelo delivery e quando a encomenda chegar se deparar com um robô de entregas? Ficou curioso? Entenda aqui mais dessa nova tecnologia!

É, o mundo está cada vez mais tecnológico e nos deparamos com algumas coisas que só tínhamos uma noção de possível realidade nos filmes de ficção. 

Porém, a ficção está cada vez mais próxima da realidade…

O novo queridinho da tecnologia, o robô de entregas, apelidado carinhosamente como “RIO”, está fazendo sucesso na zona sul e zona oeste da cidade do Rio de Janeiro com suas entregas terrestres – são chamados de drones terrestres -.

Aqui no Brasil ele foi desenvolvido e é operado pela startup MyView Drones. Por enquanto o “RIO” é utilizado apenas para entregas em condomínios por redes de supermercados e farmácias, por exemplo. 

Contudo, já faz sucesso em sua forma de entregar diferente. 

Os robôs de entregas operam a partir de geolocalização, de forma independente, com tecnologia 4G, sensores e inteligência artificial! 

É possível depositar um peso de até 25 kg no “RIO”, por exemplo. 

Dá vontade de fazer um pedido só para ter essa experiência de receber a compra através de um robozinho, não acham?! 

Como é realizada a compra para a entrega do pedido pelo robô de entregas, “RIO”? 

Como em todos os deliveries, através de aplicativos específicos da empresa, seja supermercado, farmácias ou outra empresa que possuir o serviço tanto do drone terrestre quanto do drone aéreo que também está atuando no serviço de entregas. 

Confira o passo a passo para entendermos melhor como se dá o processo tanto no ar quanto na terra do robô de entregas! 

  1. O cliente faz o pedido pelo aplicativo / plataforma do local que quer comprar o produto;
  2. A nota fiscal é entregue para o cliente;
  3. Um SMS é enviado a empresa MyView é acionada e prepara o drone no droneport local;
  4. O drone que estava no droneport leva o produto a outro droneport mais próximo à localização, à casa do cliente;
  5. Quando chega ao ponto mais próximo ele é entregue ao robô de entregas que finaliza a entrega de forma terrestre;
  6. Após a entrega é enviado uma mensagem, tanto para o vendedor, quanto para o comprador que a entrega foi realizada.

A Experiência 

robo-de-entrega

Em tempos de distanciamento a entrega via drones seja ele pelo ar ou terrestre está ganhando força a cada dia e as empresas que trabalham com entregas e ficam monitorando em seus escritórios virtuais que está ganhando um novo conceito com podemos analisar no Blog já estão utilizando esta modalidade de trabalho com o intuito de manter a segurança devido ao COVID-19.

Em um primeiro momento, é estranho receber uma encomenda por uma máquina, um robô de entregas, mas pensando na segurança devido a essa pandemia em não ter contato com o entregador está ganhando adeptos ao novo formato, mas é claro que o carrinho também é higienizado a cada compra com todos os quesitos de segurança para todos.

Quando o produto chega na casa do cliente, ele consegue abrir o robô através de um código para abrir o carrinho, portanto, futuramente a empresa MyView pretende que essa abertura seja realizada através da leitura da face do comprador.  

Com certeza, é uma nova experiência em um momento que não podemos ter muitos experimentos, mas podemos inovar para viver da melhor maneira possível! 

E os entregadores habituais?

Embora se tenha a preocupação com o coronavírus, muitos devem estar pensando… 

Mas os entregadores, futuramente perderão seus empregos por conta deste novo meio de entrega?  A resposta é: não. 

Os robôs entregas são complementos para o serviço de entregas, usados para ter mais mobilidade, reduzir custos, aumentar a segurança no serviço, etc. 

Os entregadores continuarão fazendo parte do processo de delivery, seja através de bikes, motos, carros, eles têm o papel de iniciar ou finalizar o processo de entrega da mercadoria em vários meios de atuação. 

Os robôs de  entregas completam os últimos quilômetros para a entrega, por exemplo, a entrega em um condomínio é realizada pelo entregador habitual na portaria que coloca o pedido no carrinho que leva até a porta do cliente em total segurança e com distanciamento.

Mas não esqueça que ainda existem pessoas reais e disponíveis para ajudar você em situações que só um ser humano é capaz na Case | Home Angels aumenta credibilidade com escritório na Smart – eles atendem pelo home-care com toda segurança e higienização necessária!

Mas será que devido à pandemia e esse novo estilo de vida fará também com que empresas deixem de existir e comecem a considerar o trabalho em home office, se você pensa que os conceitos de escritório estão chegando ao fim precisa ler este artigo O escritório vai morrer? –

Conclusão:

O robô de entregas (drone terrestre) veio para facilitar a vida de quem não pode sair de casa neste momento de pandemia com entrega de forma rápida e assertiva e estão sempre prontos para te atender. 

É uma tecnologia nova que ainda vai dar muito o que falar. É que já está sendo utilizada em vários lugares do mundo e do Brasil. 

A Empresa colombiana Rappi em Medelin já começou a testar esse novo conceito de delivery para entrega de comida em domicílio.

Leia Também