Afinal, existe uma resposta pronta para qual é a melhor rede social para um negócio? Descubra no texto de hoje!
Redes sociais se tornaram uma verdadeira febre assim que surgiram, e isso vem se mantendo, aliás, vem crescendo cada vez mais, com pessoas conectadas no mundo todo.
Seu sucesso é facilmente entendido, pela forma simples que as redes sociais são apresentadas aos seus usuários, unindo pessoas de todas as idades, classes sociais e gêneros diferentes (de qualquer lugar do mundo).
Dessa forma, as empresas não poderiam ficar de fora dessa “brincadeira”, afinal, são milhões (em alguns casos bilhões) de possíveis consumidores que estão diariamente utilizando as redes sociais.
Devido ao grande sucesso, cada vez mais surgem redes sociais e muitas vão sumindo ou sendo substituídas pela concorrência, como o Orkut que foi aos poucos substituído pelo Facebook, até deixar de existir, por exemplo.
Então, é comum que os empreendedores fiquem na dúvida de qual é a melhor rede social para apostar em prol do seu negócio. A resposta não é tão simples, já que varia bastante dependendo do público-alvo de cada empresa.
Tome muito cuidado com textos e vídeos, que colocam uma como a melhor, sem nem ao menos analisar o contexto. No texto de hoje vou analisar as melhores e mais usadas redes sociais e te ajudar a entender qual ou quais, funcionam melhor para o seu negócio.
Redes sociais: as melhores para seu negócio
Vou apresentar as redes sociais mais relevantes para as empresas e mostrar qual o principal público alvo de cada uma delas, para ser mais fácil te ajudar a escolher a ideal.
O Facebook (enquanto rede social e não a empresa) demonstra que anda perdendo força e relevância (pelo menos no Brasil), porém ainda é a mais famosa e utilizada rede social do mundo, e deve continuar por um bom tempo.
A grande vantagem do Facebook são seus bilhões de usuários e o tempo que já está no “mercado”. Por conta disso, praticamente todas as grandes empresas possuem um perfil no Facebook e possivelmente a maioria dos consumidores também (embora muitos perfis fiquem “offline”).
O Facebook pode ser indicado para praticamente todas as empresas, tendo em vista que acaba englobando praticamente todos os tipos de usuários (clientes). Sendo bastante recomendado, tendo em vista que muitas pessoas usam a busca do site para encontrar produtos e serviços.
No primeiro momento parece ser a melhor opção, tendo em vista, que a empresa engloba todos os públicos, porém ultimamente o Facebook tem “podado” perfis empresariais, para que invistam no Facebook Ads (anúncios pagos). Entretanto, o valor não é tão alto e se bem usado é eficiente.
O Facebook tem se mostrado bastante útil para empresas que se dedicam ao público regional, isto é, empresas que atendem o público da sua cidade ou região.
Podemos concluir que vale a pena apostar no Facebook, porém talvez não seja a melhor opção para todos os negócios (ainda mais se pensar a longo prazo). Ainda que seja bastante amplo, pode não funcionar para produtos ou serviços extremamente nichados.
Porém, vale a pena manter um perfil ativo no Facebook, tendo em vista que é possível compartilhar publicações de outros sites e comunicar-se com todos os públicos e receber mensagens de usuários através do bate-papo.
É a rede social que mais cresce no mundo e assim como o WhatsApp, é propriedade do Facebook. Surgiu como um aplicativo de compartilhamento de fotos, mas com o passar do tempo foi ganhando novidades até cair na graça de todos.
Ultimamente, o Instagram tem dado bastante espaço para vídeos e criação de entretenimento e não apenas para as fotos. É um aplicativo moderno, bastante usado por públicos diversos, porém, seu principal público é jovem, ficando abaixo dos 35 anos.
Ele tem bastante alcance e a maioria dos seus usuários é bastante ativo, trazendo bastante engajamento. É uma rede social excelente para trabalhar, desde que seu produto ou serviço converse com a plataforma.
Como sua política atual preza pelo entretenimento, é recomendado que utilize uma linguagem moderna, que converse com os jovens. Funciona muito bem para empresas que conseguem expor seus produtos ou serviços através de fotos.
Embora, tenha o espaço da legenda, textos longos (na maioria das vezes) não são bem aceitos e facilmente podem passar batidos no feed dos usuários. Dessa forma, vão se sobressair empresas que tiverem uma linguagem mais dinâmica e que prenda a atenção dos usuários com vídeos e fotos.
Essa rede social tem grandes destaques entre os profissionais, tendo em vista que funciona como um Facebook de profissionais, onde eles se encontram e conseguem entender uns aos outros.
Dessa forma, fica claro que sua função é ligar empresas com profissionais, profissionais com profissionais e profissionais com empresas. Funcionando extremamente bem para quem presta um serviço específico, e empresas que buscam profissionais capacitados.
Por ser uma rede social bastante nichada, não é recomendada se a sua empresa visa atingir clientes normais, sendo que praticamente todos que estão ali, estão por questões de trabalho e não procurando produtos variados.
O Twitter é uma rede social “mal” entendida pela maioria das empresas, muito por conta da forma que é feita a comunicação (no Twitter tem um limite baixo de caracteres por mensagens, apenas 140) dentro dessa rede e por ser muito usada pelos jovens.
O foco dos seus usuários está em informações, dessa forma, vai casar muito bem com empresas que trabalham com notícias e informações específicas. Facilitando assim, na comunicação direta com quem está interessado no que a sua empresa tem a dizer.
Mas afinal, como escolher a rede social?
Como vimos, cada rede social tem suas características próprias, então é preciso respeitar essas diretrizes na hora de escolher a melhor opção para seu empreendimento. Porque de nada vai adiantar criar conteúdo em uma rede que não converse com seu público.
Dessa forma, vou dar algumas dicas esclarecedoras que vão te ajudar a definitivamente encontrar a melhor opção para sua empresa. Vamos diretamente para elas!
Tenha objetivos claros
O objetivo de qualquer empresa é vender mais, porém, é preciso entender de que forma focar nisso. As redes sociais são ferramentas para se comunicar diretamente com os consumidores, por isso, fique atento à rede social que melhor dialoga com seus consumidores (e que facilite a comunicação).
A partir disso, será possível definir um objetivo claro e trabalhar em cima disso, para conseguir atrair cada vez mais pessoas. Dessa forma, tenha claro que o objetivo é apresentar um produtor, conseguir mais clientes ou estabelecer a sua marca (entre outros).
Identifique seu público-alvo
Essa é a regra de ouro das redes sociais: identificar seu público-alvo. Afinal, a sua empresa existe para cuidar das necessidades de determinadas pessoas. Dessa forma, entenda onde esse público está no mundo das redes sociais.
Com isso, não basta ir atrás de números e quantidades, mas sim do engajamento. Por exemplo, muitas pessoas têm uma conta no Facebook, mas visitam apenas semanalmente o perfil. O foco é entender onde o seu público-alvo está engajado e não onde eles têm perfis, simplesmente.
Dessa forma, será possível chegar até eles através das redes sociais. Uma vez que encontrar seu público, preocupe-se em desenvolver conteúdos que sejam relevantes para essas pessoas.
Conheça os seus limites e as suas possibilidades
Algumas redes sociais demandam de características que são essenciais para o sucesso dentro delas. Por isso, é preciso entender se a sua empresa tem condições de estar nas especificações do aplicativo.
Tendo em vista, que de nada vai adiantar estar falando com centenas de pessoas, se essas pessoas não tiverem interesse nos seus produtos/serviços ou não estiverem “a fim” de ver o que a sua marca tem a dizer.
Fique de olho na concorrência
A concorrência direta da sua empresa tem muito a dizer sobre qual rede social é a mais indicada. Afinal, por contarem com produtos ou serviços semelhantes, vão mostrar onde eles chegam a mais pessoas.
Porém, dê uma olhada mais a fundo para entender se realmente essas outras empresas estão tendo êxito na rede social escolhida, para que não corra o risco de seguir no caminho errado (como elas).
Conclusão
No texto de hoje, mostrei que cada rede social tem seu público específico, dessa forma, é preciso analisar muito bem o seu público-alvo antes de decidir qual é a rede social mais indicada para seu negócio.
Com isso, não é possível eleger a melhor rede social para todos os negócios, tendo em vista que os empreendimentos também variam muito, tornando o leque amplo demais para uma resposta pronta.
Então, nem sempre a rede social do “momento” será a melhor para sua empresa, tendo em vista o nicho que a sua empresa busca alcançar. Por isso, é necessário fazer uma análise ampla para entender e chegar a uma resposta definitiva.
Para mais artigos relevantes, continue acessando o blog da Smart. Vou listar três deles, para que veja na sequência:
- Redes sociais durante o expediente são mesmo as vilãs da produtividade?
- Como ser uma pessoa mais interessante na hora do networking?
- Método Pomodoro: torne-se mais produtivo com pausas.
Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve!