O Marketing Interativo é uma excelente forma de engajar o seu público. Se você ainda não conhece o seu conceito, siga comigo e descubra mais sobre. Além disso, vou te mostrar exemplos práticos de grandes marcas, que se tornaram um verdadeiro sucesso com o Marketing Interativo.
As empresas que estão buscando se destacar frente aos demais, já entenderam a importância do marketing para o sucesso do negócio. Uma forma de aproximar ainda mais os consumidores da sua marca é através do Marketing Interativo.
Esse tipo de marketing, cria uma experiência única do cliente com a marca, o que vai estreitar ainda mais as relações. Além disso, ele pode ser feito de várias formas, desde algo mais simples a campanhas gigantescas (falarei sobre algumas).
Porém, o objetivo é sempre o mesmo, criar uma experiência junto ao cliente fazendo ele desenvolver uma relação com seus produtos ou serviços, ou de forma mais geral, com a marca em si.
O que é marketing interativo?
O conceito de marketing interativo é bastante simples, é basicamente todo tipo de marketing que possibilite ao público interagir no momento com o conteúdo demonstrado. Seja através de um quiz ou outro modo que gere uma experiência pessoal com a marca, como por exemplo:
- Transmissão ao vivo com participação do chat;
- Jogos para celular;
- Realidade Virtual;
- Aplicativos;
- QR Code;
- Vídeos;
- Áudios;
- Slides;
- Entre outros.
Esse tipo de ação pode ou não, gerar algum prêmio (seja em saldo ou cupom de desconto, por exemplo) para quem participar. O que gera maior engajamento dos envolvidos, uma vez que o cliente será recompensado por participar.
Marketing Interativo e Marketing Digital, são a mesma coisa? Porque o Marketing Digital é tão especial?
O marketing interativo faz parte do marketing digital, mas é importante saber que nem todo marketing digital pode ser considerado interativo. Uma vez que pode ser feito sem gerar algum tipo de envolvimento.
Por exemplo: esse texto que você está lendo, faz parte do marketing digital da Smart, para levar informações a empreendedores e entusiastas do assunto. Ele é um texto informativo, onde você lê e absorve o que foi passado. Mas é diferente de um quiz (marketing interativo), onde você participa e escolhe.
Veja bem, um tipo de marketing não anula o outro, os dois podem ser feitos para alavancar e gerar ainda mais valor para a sua marca. Porém, o marketing interativo tem a grande vantagem de gerar uma imersão maior junto ao público. Dessa forma ajudando a conquistar ainda mais espaço junto ao cliente.
Envolver o cliente é uma excelente forma de gerar um público fiel. O marketing interativo, quando bem feito, tem o poder de ficar na memória dos clientes, estreitando ainda mais essa relação com os consumidores.
Ele permite que a sua marca mostre toda a criatividade e crie algo novo, mostrando para o público que se preocupa com a experiência positiva que o cliente vai ter com a sua marca, e não apenas em vender um produto.
De forma resumida: o marketing interativo leva o público a envolver-se com sua empresa/marca em troca de um experiência única que agregue valor (seja financeiro ou desenvolvimento pessoal).
Conheça empresas que usaram o Marketing Interativo com sucesso
Para exemplificar o que foi dito no texto, reuni campanhas de Marketing Interativo de grandes marcas que foram um verdadeiro sucesso. Mostrando ainda mais o poder que o Marketing Interativo possui. Vamos a elas!
Clash Up by Eko: musical interativo
Aqui temos um belo exemplo de como “sair da bolha” e criar algo único. O Clash Up by Eko criou um site interativo, onde era permitido para os usuários criarem suas próprias mixagens, juntando diferentes faixas e artistas em uma única música.
Isso criou um grande engajamento do público, além de trazer reconhecimento extra para os artistas que utilizaram dessa experiência para criar suas músicas.
Santa Sleigh Ride Coca-Cola: Realidade virtual
A realidade virtual é uma divertida e excelente forma de criar uma experiência interativa para os usuários. Pensando nisso, em 2015 (durante o período de férias), a Coca-Cola ofereceu um passeio com um trenó interativo do Papai Noel.
Para acessar essa realidade virtual fascinante o público usava o dispositivo Oculus, um headset onde é possível ter acesso a conteúdos interativos de realidade virtual. Juntando os dois, criam uma experiência única para quem participou da campanha.
Foi um verdadeiro sucesso para ambas as marcas. E certamente, criou uma memória que ficou viva nos corações de quem participou. O que só reforça o poder do marketing interativo de criar experiências para os consumidores.
L’Oréal Mobile Taxi Shops: QR Code
O QR Code é usado em praticamente todos os meios de comunicação visual. O seu objetivo através do escaneamento é levar o usuário para mais informações sobre uma marca, produto ou serviço. Sendo uma excelente forma de introduzir o Marketing Interativo.
Pensando nisso, a L’Oréal criou uma experiência interativa: o Mobile Taxi Shops. Onde QR Codes foram colocados em táxis de algumas cidades.
Assim que o usuário escaneava o QR Code com seu celular, ele era redirecionado para um site para realizar o download de um aplicativo da L’Oréal de e-commerce. Além de criativa, essa campanha trouxe grandes resultados para a marca, justificando seu investimento na campanha.
NBA: Evento virtual (durante o lockdown)
Como grande fã de basquete, pude acompanhar essa campanha de perto. Foi uma utilização do Marketing Interativo para contornar o momento que o COVID estava espelhado pelo mundo todo.
Com as cidades americanas e canadenses (onde ocorrem os jogos da NBA) em lockdown, os jogos de basquete ficariam sem público. O que aconteceu com todos os esportes, quem é fã de algum, sabe do que estou falando.
Mas a NBA foi muito criativa em lidar com esse momento de caos. Junto à plataforma da Microsoft, a Microsoft Teams, eles criaram uma maneira única dos fãs acompanharem os jogos de basquete remotamente.
Enquanto os fãs assistiam aos jogos as suas imagens capturadas pela webcam eram transmitidas para telas que foram colocadas nos lugares onde estariam a torcida, possibilitando para os jogadores a sensação de multidão que estavam acostumados.
Campanhas como essa, que tem um grande público envolvido, além de envolver a paixão das pessoas pelos seus times, são bastante influentes e trazem um excelente retorno.
Alexa: Chatbot
Alexa é uma IA (inteligência artificial) da Amazon que foi criada para ser um chatbot, isto é, uma IA que respondia às dúvidas dos usuários do site. Além disso, ela permite que você efetue compras por simples comandos de voz.
Esse é um exemplo de Marketing Interativo bem aplicado, quando a criação acaba indo mais além do que a própria marca esperava. Hoje ela se tornou referência em como cuidamos de nossas casas, ficamos organizados e lidamos com IA de forma simples, fácil e objetiva.
Como dito, algumas vezes a campanha de Marketing Interativo, acaba indo além da sua proposta, o que é excelente para a marca. Onde tudo que idealizou se realizou, indo muito além e conquistando o público de um jeito bastante completo.
MyHeritage’s Deep Nostalgia: Personalização
O MyHeritage resolveu homenagear os entes queridos que não estão mais presentes nesse plano. Para isso, criaram uma campanha, onde os usuários criavam uma conta e carregavam fotos dos seus entes queridos, tornando essas fotos em fotos animadas (com movimentos).
Sendo uma forma de resgatar a memória dessas pessoas tão queridas. Bastante comovente e emocionante, essa campanha de Marketing Interativo bateu fundo no coração dos seus usuários.
Pokémon Day feat Post Malone: Show interativo
Em homenagem aos 25 anos da aclamada série de jogos e desenhos animados: Pokémon, a sua equipe criou um show incrível com a participação do rapper Post Malone. Isso por si só, já seria um grande evento. Porém, eles foram além.
Além de transmitir ao vivo, o cantor foi transformado em um desenho animado e interagiu com os personagens da série. Sendo um grande show para as crianças, e para seu país também. Dessa forma, foi criado um evento único e que, certamente, marcou quem acompanhou.
Conclusão
No texto de hoje, mostrei o que é o Marketing Interativo e sua importância para as empresas. Além disso, apresentei exemplos famosos de como o Marketing Interativo foi aplicado. Espero que isso inspire empreendedores a investir no Marketing Interativo e ter grande sucesso através dele.
O blog da Smart conta com diversos artigos sobre marketing, vou deixar três deles, para você ter ainda mais ideias para utilizar o marketing em seu empreendimento:
- Ações de marketing que não podem faltar na estratégia das pequenas e médias empresas;
- Dicas para montar uma estratégia de marketing no WhatsApp;
- Método Kanban: Guia detalhado (+ 5 modelos prontos para usar.
Além desses, o blog conta com outros excelentes artigos sobre marketing e empreendedorismo. Compartilhe esse artigo com seus amigos através das suas redes sociais e mostre o poder do Marketing Interativo.
Agradeço a sua leitura e nos vemos breve!