Smart São Paulo: Consistência: essa é a palavra que define as pessoas bem-sucedidas

pessoas bem-sucedidas

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Siga o exemplo de pessoas bem-sucedidas e seja consistente! No texto de hoje, falarei sobre consistência e como ela vai te ajudar a ter sucesso.

Existem muitas pessoas bem-sucedidas e existem bilhões de pessoas que não conseguiram alcançar o sucesso. Por mais que muitos tentem criar uma receita para o sucesso, é impossível dizer com 100% de certeza, como alguém faz para “chegar lá”.

Então, não se preocupe, porque não vou tentar te passar isso hoje. Mas sim, usar um fator que está presente em muitas dessas pessoas bem sucedidas para te ajudar a entender o principal ponto de suas trajetórias: a consistência

Assim, você vai entender como ser consistente, o que vai te ajudar muito na hora de correr atrás dos seus objetivos, seja ele profissional ou pessoal. A consistência é um fator que te garante ficar alguns passos a frente dos outros.

Consistência: a palavra do dia

Podemos definir consistência como a habilidade de ser consistente, sendo aplicada em muitos âmbitos. No texto de hoje, vou focar no sentido de objetivos pessoais e profissionais, para facilitar o tema e torná-lo mais simples de entender.

Nesse sentido, podemos definir consistência como a habilidade pessoal de permanecer continuamente em atividades que vão em prol do seu objetivo de forma a tornar o processo todo uma forma de alcançar um resultado final.

Vou dar o exemplo de um atleta de levantamento de peso: ele em seu treinamento busca formas de cada vez mais conseguir levantar peso. Para conseguir progredir ele precisa ser consistente em diversos âmbitos.

Ele precisa ser consistente nos seus treinos, treinando diariamente, na intensidade necessária. Ele também terá que ser consistente na sua dieta para conseguir mais músculos e com isso ter um aumento de força. E por fim, terá que descansar de forma correta, para que seu corpo suporte essa rotina e os músculos se desenvolvam.

Podemos pensar também em um empreendedor: ele começou de baixo, mas sempre trabalhou e estudou, mantendo uma grande consistência em sua rotina. Ele nunca desistiu e por mais difícil que fosse sempre ficou consistente com seus objetivos, buscando formas de “chegar lá”.

Depois de alguns anos, ele conseguiu abrir seu próprio negócio, no começo era uma empresa pequena, com a consistência, ele continuou se profissionalizando e aplicando em seu negócio, que logo foi crescendo até se tornar um verdadeiro sucesso.

Nos dois exemplos, mostrei como a consistência é fundamental para alcançar os objetivos. Justamente para entender, que se você deseja estar entre as pessoas bem-sucedidas, você precisa buscar ser consistente em seus objetivos.

Um outro excelente exemplo, é a história de vida de Rick Chester, um brasileiro que vendia água na praia e se tornou em grande sucesso e um palestrante bastante requisitado. E dentro das suas 5 leis, ele atribuiu uma delas a ser persistente/consistente. Já falei sobre isso em um artigo sobre suas leis, vale a pena a leitura!

Problemas em se manter consistente

Ao mesmo tempo que nosso corpo e mente gostam de seguir padrões, com o tempo nossa mente tende a buscar coisas novas. E quando falamos em consistência, precisamos manter algo a longo prazo.

Consistência (nesse sentido) nada mais é do que criar uma rotina e segui-la à risca. Isso na teoria é bastante simples, mas é na prática que a maioria peca, deixando a consistência totalmente de lado.

Quando desistimos de algo no meio do caminho, nós estamos deixando para trás todo tempo (e possivelmente, dinheiro) investido nesse projeto. E é aqui que as pessoas bem-sucedidas separam-se das pessoas medíocres (medíocre significa estar na média, não é uma ofensa é onde a maioria está).

Potencial é algo que praticamente todos nós temos para algo. Mas é como lidamos com ele e nos tornamos consistentes que será possível converter esse potencial em resultados.

Porém, muitos de nós tem uma grande dificuldade em focar em algo e correr atrás disso, seja por se tornar monótono e repetitivo ou por simplesmente ter novos objetivos. 

Importante: não é porque você dedicou alguns anos da sua vida a algo, que você não pode tentar algo novo. Mesmo as pessoas bem-sucedidas, em vários momentos tiveram que começar do zero. Errar é completamente normal, por isso será melhor focar e perseguir algo novo do que ficar preso ao fracasso.

Dessa maneira, é preciso encontrar algo que realmente te motive e seja seu grande sonho. Assim será muito mais fácil driblar a sua mente e não se auto sabotar. No próximo tópico vou te mostrar alguns passos que podem te ajudar nesse processo.

Como ser mais consistente? 7 passos

Agora, vou te apresentar 7 passos que considero fundamentais para ser mais consistente. Vamos a eles!

Primeiro passo: defina um objetivo

Pode parecer óbvio, mas muitos acabam errando justamente por não definir o que realmente querem e acabam focando em vários caminhos. Porém, dessa forma não será possível ter o máximo de consistência. Para conseguir ser consistente, você deve definir onde focará as suas forças.

Quando falamos de ser bem-sucedido em algo, será preciso focar nisso. Dá para ser bom em algumas áreas, mas será que realmente é possível ser bem-sucedido em tudo? Dessa forma, tenha em mente um objetivo claro.

Se ainda não tem um objetivo, busque algo que faça realmente sentido e seja bom para você. Para garantir a longo prazo, será preciso realmente encontrar algo que combine com seu perfil. 

Segundo passo: alinhar suas ações em prol do objetivo maior

Com o objetivo definido será muito mais fácil traçar metas e objetivos diários para ficar consistente com o objetivo principal. Com isso, você irá potencializar os seus resultados.

Dessa maneira, você deve criar paralelos entre o que você faz e seu objetivo. A consistência nada mais é do que tomar ações sempre em busca de te deixar mais próximo do seu objetivo.

A grande reflexão desse passo, é se você está realmente disposto a fazer o necessário. Se você ficar parado e só de “vez em quando” buscar seus objetivos, você ficará para trás. O que nos leva para o próximo passo.

Terceiro passo: foque no processo

Por mais que seja ótimo ter um objetivo traçado, de nada adiantará se apenas olhar para o futuro. Dessa forma, o objetivo ficará sendo algo até certo ponto fantasioso. O segredo está no processo que vai te levar para o sucesso.

Aprenda a gostar do processo, dessa maneira, a consistência se tornará parte dele. A consistência são os “tijolinhos” que dia após dia vão fazendo o “muro” crescer. Não tem como fazer o muro, sem passar pelo processo de colocar um de cada vez. 

Não tem como chegar ao seu objetivo sem passar pelo processo. Quanto antes entender isso, será mais fácil ser consistente na sua jornada. Afinal, será ele que te levará até onde você almeja chegar.

Quarto passo: erros acontecem durante o processo

É claro que ninguém gosta de errar, e isso não deve ser um hábito, mas não tem como acertar sempre, por mais perfeccionista que você seja. E são às vezes os pequenos erros, que vão te fazer sair do foco e deixar de ser consistente com o seu objetivo.

Muitas pessoas estão indo muito bem rumo aos seus objetivos, trabalhando focado e motivado, porém um erro ocorre e acaba abalando a estrutura dela.

Ser consistente não significa ser perfeito e não errar, mas sim buscar sempre ser melhor. Com isso, não deixe que um erro estrague tudo o que já construiu. Para ser bem-sucedido é preciso ter consistência faça “chuva” ou faça “sol”.

Enquanto os outros passos te mostram como ser consistente, este te mostra que mesmo pessoas bem-sucedidas podem e vão cometer erros. Para chegar ao sucesso, será preciso aprender com seus erros e usar eles em vantagem própria para não voltar a errar no futuro.

Conclusão

No artigo de hoje, mostrei a importância de ser consistente, além de passos importantes que podem te ajudar a ser mais consistente. Para concluir é preciso que você saia do texto com uma certeza sobre as pessoas bem-sucedidas e a consistência.

A de que essas pessoas bem-sucedidas, são pessoas normais que usaram da consistência e persistência para chegar em seus objetivos. Eles foram firmes em seus sonhos e dessa forma, conseguiram chegar onde queriam. 

Seguindo o que mostrei no texto você também poderá se tornar uma delas.

Com isso, vai poder conquistar o sucesso que tanto almeja, independente de qual área você desejar atuar. A consistência, certamente, vai ser o diferencial entre os melhores e os comuns, por isso use ela a seu favor e não caia em armadilhas da sua própria mente.

Para mais artigos sobre empreendedorismo e temas ligados, continue acompanhando o blog da Smart. Vou deixar dois artigos sobre sucesso que vão complementar sua leitura: 

Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas aprendam que a consistência é uma das chaves para o sucesso. 

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve!

Mais artigos

Capa Blog_Novo ano, novas metas

NOVO ANO, NOVAS METAS

Um novo ano quase sempre carrega aquele sentimento de força e recomeço: temos 365 novas chances de agir de maneira assertiva e

LOCAÇÃO DE SALAS

Na SMART Escritórios inteligentes, em nossos ambientes de coworking, temos resultados reais de clientes que já economizam 90% em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Salas Alto Padrão

Contratação online, sem burocracia

Localização Estratégica

Capacidade para até 150 pessoas

Projetor | TV LED

Café, chá e água à vontade

Ar Condicionado

Rede Wi-FI com link dedicado

ENDEREÇO FISCAL

Com o SMART FISCAL, temos resultados reais de clientes que já economizam mais de R$ 4.000,00 por mês em custos para sua empresa.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

Clube de Vantagens

Sem Mais Taxas

COWORKING

Inaugurada em 2014, a SMART Escritórios Inteligentes foi criada com
o propósito de democratizar o acesso a escritórios executivos de alto
padrão, com planos acessíveis e agilidade na contratação.

/ ESCOLHA SMART E TENHA OS MENORES CUSTOS

Adesão 100% Online

Endereço Fiscal/Comercial

Gestão de Correspondências

Descontos de 20%, 40% e 70%

Localização Estratégica

Escritórios de Alto Padrão

App Smart

Sem Mais Taxas